Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2001 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881 |
Resumo: | Orientador: Edson Françoso |
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Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesaPsicolinguísticaProcessamento de palavrasMorfologiaOrientador: Edson FrançosoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O propósito desta dissertação é estudar, por via de um enfoque experimental, o acesso lexical de palavras morfologicamente complexas, apresentadas visualmente. A questão de interesse central relaciona-se a como as palavras morfologicamente complexas ¿ em especial, os verbos prefixados - estão representadas: as unidades de processamento correspondem à palavra integral, ou elas correspondem às unidades morfológicas constituintes (base e afixos)? Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica, e em seguida uma série de experimentos foi planejada. Esse programa experimental foi parcialmente implementado, constituindo-se de dois experimentos (ao que se sabe, inéditos em Língua Portuguesa). No primeiro deles, replicou-se resultados tradicionais na literatura relativos à existência de efeito de priming semântico entre pares de palavras morfologicamente simples. Já no segundo experimento, trabalhamos o efeito de priming semântico com duas classes de verbos prefixados, os verbos prefixados transparentes e os pseudo-prefixados. No caso destas últimas, existe uma aparente prefixação formal, mas de fato esta palavra é uma outra unidade lexical semanticamente distante desta unidade analisada (por exemplo, requebrar nada tem a ver com quebrar). A comparação do comportamento dos sujeitos experimentais, numa tarefa de decisão lexical, frente a essas duas condições, permite estabelecer uma distinção no processamento de palavras que pode refletir diferenças de representação. Assim, conclui-se que as informações morfológicas têm um papel importante no acesso lexicalAbstract: The aim of this dissertation is to experimentally study the lexical access of morphologically complex words, presented visually. The main question relates to how morphologically complex words ¿ especially prefixed verbs - are represented: are processing units in correspondence to a whole-word representation, or are they in correspondence to morphological constituents (base and affixes)? Firstly, a literature review was conducted, and next a series of experiments was designed. Such an experimental program was partially implemented, and two experiments were run (to the best of our knowledge, none of them has ever been carried out in Portuguese). In the first, it was shown that semantic priming obtains between morphologically simple pairs; this is a common result in the psycholinguistic literature. In the second, semantic priming was employed to study the processing of two classes of morphologically complex verbs: those that are derivationally transparent, and those that are pseudo-prefixed. The latter are apparently the result of prefixation, but in fact form semantically different words (for instance, reserve cannot be put in correspondence with serve). The comparison of the subjects' responses on these two conditions, in a lexical decision task, allows one to determine processing differences related to differences in access representation. Thus, morphological information is shown to play a most important role in lexical accessMestradoMestre em Linguística[s.n.]Françoso, EdsonRossi, Aglael Juliana Aparecida GamaScarpa, Ester MirianUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRuiz, Luciana Garcia20012001-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881RUIZ, Luciana Garcia. Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar?: um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa. 2001. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218210porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:27Zoai::218210Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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