Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ruiz, Luciana Garcia
Data de Publicação: 2001
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881
Resumo: Orientador: Edson Françoso
id UNICAMP-30_bf5ef912d968bf0c5d636eb25432e23f
oai_identifier_str oai::218210
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesaPsicolinguísticaProcessamento de palavrasMorfologiaOrientador: Edson FrançosoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: O propósito desta dissertação é estudar, por via de um enfoque experimental, o acesso lexical de palavras morfologicamente complexas, apresentadas visualmente. A questão de interesse central relaciona-se a como as palavras morfologicamente complexas ¿ em especial, os verbos prefixados - estão representadas: as unidades de processamento correspondem à palavra integral, ou elas correspondem às unidades morfológicas constituintes (base e afixos)? Inicialmente procedeu-se a uma revisão bibliográfica, e em seguida uma série de experimentos foi planejada. Esse programa experimental foi parcialmente implementado, constituindo-se de dois experimentos (ao que se sabe, inéditos em Língua Portuguesa). No primeiro deles, replicou-se resultados tradicionais na literatura relativos à existência de efeito de priming semântico entre pares de palavras morfologicamente simples. Já no segundo experimento, trabalhamos o efeito de priming semântico com duas classes de verbos prefixados, os verbos prefixados transparentes e os pseudo-prefixados. No caso destas últimas, existe uma aparente prefixação formal, mas de fato esta palavra é uma outra unidade lexical semanticamente distante desta unidade analisada (por exemplo, requebrar nada tem a ver com quebrar). A comparação do comportamento dos sujeitos experimentais, numa tarefa de decisão lexical, frente a essas duas condições, permite estabelecer uma distinção no processamento de palavras que pode refletir diferenças de representação. Assim, conclui-se que as informações morfológicas têm um papel importante no acesso lexicalAbstract: The aim of this dissertation is to experimentally study the lexical access of morphologically complex words, presented visually. The main question relates to how morphologically complex words ¿ especially prefixed verbs - are represented: are processing units in correspondence to a whole-word representation, or are they in correspondence to morphological constituents (base and affixes)? Firstly, a literature review was conducted, and next a series of experiments was designed. Such an experimental program was partially implemented, and two experiments were run (to the best of our knowledge, none of them has ever been carried out in Portuguese). In the first, it was shown that semantic priming obtains between morphologically simple pairs; this is a common result in the psycholinguistic literature. In the second, semantic priming was employed to study the processing of two classes of morphologically complex verbs: those that are derivationally transparent, and those that are pseudo-prefixed. The latter are apparently the result of prefixation, but in fact form semantically different words (for instance, reserve cannot be put in correspondence with serve). The comparison of the subjects' responses on these two conditions, in a lexical decision task, allows one to determine processing differences related to differences in access representation. Thus, morphological information is shown to play a most important role in lexical accessMestradoMestre em Linguística[s.n.]Françoso, EdsonRossi, Aglael Juliana Aparecida GamaScarpa, Ester MirianUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em LinguísticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRuiz, Luciana Garcia20012001-02-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf138 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881RUIZ, Luciana Garcia. Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar?: um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa. 2001. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218210porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:26:27Zoai::218210Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:26:27Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
title Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
spellingShingle Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
Ruiz, Luciana Garcia
Psicolinguística
Processamento de palavras
Morfologia
title_short Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
title_full Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
title_fullStr Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
title_full_unstemmed Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
title_sort Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar? : um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa
author Ruiz, Luciana Garcia
author_facet Ruiz, Luciana Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Françoso, Edson
Rossi, Aglael Juliana Aparecida Gama
Scarpa, Ester Mirian
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem
Programa de Pós-Graduação em Linguística
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ruiz, Luciana Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Psicolinguística
Processamento de palavras
Morfologia
topic Psicolinguística
Processamento de palavras
Morfologia
description Orientador: Edson Françoso
publishDate 2001
dc.date.none.fl_str_mv 2001
2001-02-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881
RUIZ, Luciana Garcia. Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar?: um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa. 2001. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
RUIZ, Luciana Garcia. Rebolar e requebrar, algo a mais do que dançar?: um estudo experimental sobre o acesso visual de verbos prefixados e pseudo-prefixados na lingua portuguesa. 2001. 138 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1590881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/218210
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
138 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188856878071808