Educação e identidade no Quilombo Brotas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339 |
Resumo: | Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão |
id |
UNICAMP-30_bf617a9840016419b2f6dd39282b659e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::477138 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação e identidade no Quilombo BrotasEducation and identity in the Quilombo BrotasEducaçãoCulturaQuilombos - São Paulo (Estado)EducationCultureIdentityQuilombosOrientador: Neusa Maria Mendes de GusmãoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Neste trabalho, investigamos os processos envolvidos na construção da identidade quilombola na comunidade remanescente de quilombo Brotas, situada na cidade de Itatiba, estado de São Paulo. Analisamos como o reconhecimento da comunidade enquanto remanescente de quilombo instaurou novas dinâmicas de identificação nos moradores, considerando os processos educativos formais, informais e não-formais envolvidos. A partir de um diálogo entre antropologia e educação, apresentamos o percurso metodológico de construção do objeto de pesquisa e de inserção no campo, que possibilitaram a obtenção dos dados para a análise. Concluímos que a participação no movimento social quilombola, que instaura espaços e tempos de educação não-formal e informal, influencia na construção da identidade quilombola do grupo, contribuindo para o fortalecimento da identidade negra dos moradores e a valorização de sua trajetória até os dias atuais. Por outro lado, a educação formal e escolar tem colocado os moradores diante de situações que lhes inferiorizam, por meio do preconceito e da discriminação racial, demonstrando a dificuldade que esta instituição possui na abordagem da diversidade cultural.Abstract: In this study, we investigate the processes involved in the construction of quilombola identity in community remaining of quilombo Brotas, located in the city of Itatiba, São Paulo state. We analyzed the recognition of the community while remaining a runaway introduced new dynamics of identification in residents, whereas educational processes formal, informal and non-formal involved. From a dialogue between anthropology and education, we present the methodological approach of constructing the research object and insert the field that made it possible to obtain data for analysis. We conclude that participation in social movement quilombola introducing spaces and times of non-formal education and informal influence in the construction of quilombola identity group, contributing to strengthening the identity of black residents and the appreciation of its history to the present day. On the other hand, formal education and school has put the residents in situations that detract from them by means of racial prejudice and discrimination, demonstrating the difficulty that this institution has in approach to cultural diversity.MestradoEducação, Sociedade, Politica e CulturaMestre em Educação[s.n.]Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948-Fonseca, Dagoberto JoséSimson, Olga Rodrigues de Moraes VonUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSouza, Márcia Lúcia Anacleto de, 1981-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf197 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. Educação e identidade no Quilombo Brotas. 2009. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477138porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:46:54Zoai::477138Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:46:54Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação e identidade no Quilombo Brotas Education and identity in the Quilombo Brotas |
title |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
spellingShingle |
Educação e identidade no Quilombo Brotas Souza, Márcia Lúcia Anacleto de, 1981- Educação Cultura Quilombos - São Paulo (Estado) Education Culture Identity Quilombos |
title_short |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
title_full |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
title_fullStr |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
title_full_unstemmed |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
title_sort |
Educação e identidade no Quilombo Brotas |
author |
Souza, Márcia Lúcia Anacleto de, 1981- |
author_facet |
Souza, Márcia Lúcia Anacleto de, 1981- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Gusmão, Neusa Maria Mendes de, 1948- Fonseca, Dagoberto José Simson, Olga Rodrigues de Moraes Von Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souza, Márcia Lúcia Anacleto de, 1981- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Cultura Quilombos - São Paulo (Estado) Education Culture Identity Quilombos |
topic |
Educação Cultura Quilombos - São Paulo (Estado) Education Culture Identity Quilombos |
description |
Orientador: Neusa Maria Mendes de Gusmão |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339 SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. Educação e identidade no Quilombo Brotas. 2009. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339 |
identifier_str_mv |
SOUZA, Márcia Lúcia Anacleto de. Educação e identidade no Quilombo Brotas. 2009. 197 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1611339. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/477138 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 197 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189024441565184 |