Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223 |
Resumo: | Orientador: Rosley Anholon |
id |
UNICAMP-30_bfeef45edaeba07a0a0ea4ac558a785f |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1266095 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de EngenhariaAnalysis of sustainability insertion in materials selection courses of Engineering undergraduate programmesSustentabilidadeEngenharia - Estudo e ensinoSustainabilityEngineering - Study and teachingOrientador: Rosley AnholonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este estudo tem como objetivo analisar como as disciplinas de seleção de materiais dos cursos de graduação em engenharia, no Brasil, podem estar mais alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas. A pesquisa possui caráter exploratório, pois o tema citado ainda é pouco explorado. Inicialmente o estudo foi realizado com base na coleta das matrizes curriculares dos cursos de engenharia, de instituições públicas de ensino do Brasil, para identificação das ementas da disciplina de Seleção de Materiais. Foi realizada uma análise de conteúdo de 39 ementas da disciplina de seleção de materiais de 40 cursos de graduação em engenharia. Também foram realizados procedimentos do Método Delphi por meio do envio de questionários a professores que lecionam ou lecionaram (últimos 10 anos) a disciplina de Seleção de Materiais, promovendo um debate sobre como as disciplinas de seleção de Materiais podem se ajustar para se alinharem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. O método Delphi é um processo realizado por meio de uma estrutura sistemática de comunicação controlada pelo pesquisador, para que os especialistas possam receber feedback sobre as opiniões expressas, substituir suas opiniões e responder às opiniões de outros participantes, para que seja alcançado um consenso ao final de cada rodada. Nesse estudo, o Delphi contou com 3 rodadas: a primeira consistiu em um questionário com perguntas abertas onde o foco principal dessa rodada foi entender a opinião dos participantes sobre como as disciplinas de Seleção de Materiais podem ser ajustadas para se alinharem aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, onde teve a participação de 18 respondentes. Para a segunda rodada foi elaborado um novo questionário com base nas respostas do primeiro, onde foi realizada a análise de conteúdo; a terceira foi baseada na resposta da etapa anterior, onde a análise dos dados é de acordo com o mesmo procedimento da segunda rodada. Como ficará evidenciado, 3 respondentes não responderam em todas as rodadas. Na terceira e última rodada, participaram 15 respondentes. Considerando as descrições dos cursos analisados, evidenciou-se que a maioria das disciplinas de seleção de materiais não considera ou apresenta pouca ênfase nos aspectos de sustentabilidade. Em relação ao método Delphi, evidenciaram-se oito itens para considerar aspectos de sustentabilidade nos cursos analisados. Este estudo contribui para os debates sobre a inserção da sustentabilidade nos cursos de graduação em engenharia. Mais especificamente, esse estudo apresentou informações consolidadas que professores e coordenadores podem utilizar para alinhar melhor os cursos de seleção de materiais com os ODSAbstract: This study aims to analyze how the material selection disciplines of undergraduate engineering courses in Brazil can be more aligned with the United Nations Sustainable Development Goals (SDGs). The study has an exploratory character, since the theme mentioned is still little explored. Initially, the study was carried out based on the collection of curricular matrices of engineering courses, from public educational institutions in Brazil, to identify the resume of the Material Selection discipline. A content analysis was carried out on 39 syllabuses of the material selection discipline of 40 undergraduate engineering courses. Delphi Method procedures were also carried out by sending questionnaires to professors who teach or have taught (last 10 years) the Materials Selection discipline, promoting a debate on how Materials selection disciplines can be adjusted to align with the 17 Objectives of Sustainable Development. The Delphi method is a process carried out through a systematic structure of communication controlled by the researcher, so that the experts can receive feedback on the opinions expressed, replace their opinions and respond to the opinions of other participants, so that a consensus is reached in the end of each round. In this study, Delphi had 3 rounds, the first consisted of a questionnaire with open questions where the main focus of this round was to understand the participants' opinion on how Material Selection disciplines can be adjusted to align with the 17 Sustainable Development Goals of the UN, which had the participation of 18 respondents. For the second round, a new questionnaire was elaborated based on the answers of the first one, where the content analysis was carried out; the third was based on the response from the previous stage, where data analysis follows the same procedure as in the second round. As will be evident, 3 respondents did not respond in all rounds. In the third and final round, 15 respondents participated.. Considering the descriptions of the analyzed courses, it was evident that most of the materials selection disciplines do not consider or have little emphasis on sustainability aspects. Regarding the Delphi method, eight items were highlighted to consider aspects of sustainability in the analyzed courses. This study contributes to debates about the inclusion of sustainability in undergraduate engineering courses. More specifically, the study presented consolidated information that professors and coordinators can use to better align material selection courses with the SDGsMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestra em Engenharia Mecânica[s.n.]Anholon, Rosley, 1979-Pinto, Jefferson de SouzaMoraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASZanitt, Jeniffer Fonseca, 1994-20232023-02-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266095Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T15:56:32Zoai::1266095Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-04-04T15:56:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia Analysis of sustainability insertion in materials selection courses of Engineering undergraduate programmes |
title |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
spellingShingle |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994- Sustentabilidade Engenharia - Estudo e ensino Sustainability Engineering - Study and teaching |
title_short |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
title_full |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
title_fullStr |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
title_full_unstemmed |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
title_sort |
Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia |
author |
Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994- |
author_facet |
Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Anholon, Rosley, 1979- Pinto, Jefferson de Souza Moraes, Gustavo Hermínio Salati Marcondes de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecânica UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Zanitt, Jeniffer Fonseca, 1994- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sustentabilidade Engenharia - Estudo e ensino Sustainability Engineering - Study and teaching |
topic |
Sustentabilidade Engenharia - Estudo e ensino Sustainability Engineering - Study and teaching |
description |
Orientador: Rosley Anholon |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-02-06T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223 ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223 |
identifier_str_mv |
ZANITT, Jeniffer Fonseca. Análise da inserção da sustentabilidade na disciplina de seleção de materiais nos programas de graduação de Engenharia. 2023. 1 recurso online (82 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/8223. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1266095 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (82 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189188129521664 |