De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020 |
Resumo: | Orientador: Nima Imaculada Spigolon |
id |
UNICAMP-30_c0d88edaeb7d382e02d136c9a67f4ab2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1166903 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontrosFrom student, teacher and researcher : autobiographic narrative experience about my professional master's course, between meeting and mismatchesEducação infantilFormação continuadaNarrativasAutobiografiaChild educationContinuing educationNarrativesAutobiographyOrientador: Nima Imaculada SpigolonDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta pesquisa faz parte do processo de formação continuada, no qual a pesquisadora assumiu-se como professora–pesquisadora através da proposição de um diálogo entre os registros das suas memórias e experiências vivenciadas, com pensadores e teóricos que fundamentam a conversa de "vida – formação" da professora de educação infantil, que ingressou no Mestrado Profissional de Educação Escolar. O arcabouço teórico escolhido corrobora com práticas educativas e experiências democráticas, como os pensamentos de Célestin Freinet, aspectos da pedagogia defendida por Loris Malaguzzi, e obras de Paulo Freire. Assim, esta pesquisa defende o ensino público, laico e de qualidade social, através de experiências de aprendizagens que humanizam os sujeitos envolvidos. Por isso, sua escrita transparece a humanidade do ser professora e pesquisadora que constituem a autora. A metodologia é a narrativa autobiográfica, visto que possibilita relacionar teoria e prática com todo rigor necessário ao Mestrado Profissional. A questão que norteia é: Como a experiência no Mestrado Profissional em Educação Escolar, dialoga com minha prática cotidiana como professora de educação infantil? A partir disso, o objetivo geral ficou definido: Compreender o movimento entre a formação continuada, focada no Mestrado Profissional, e a cotidianidade da ação da professora que se assume pesquisadora da sua prática. Para tanto o texto percorre caminhos específicos que abordam a importância de: 1. Reconhecer a relevância social, política e pedagógica do Mestrado Profissional em Educação Escolar; 2. Identificar algumas características das legislações da Secretaria Municipal de Educação de Campinas que fundamentam a educação infantil e a atuação dos professores dessa modalidade de ensino e por fim 3. Explanar sobre a interlocução entre a formação continuada e a atuação do professor. Ressalta-se que a proposta não é encontrar respostas, porém instigar leitores a novas perguntas reflexivas. Como o maior objetivo desta pesquisa é instigar novas reflexões no âmbito da educação infantil e da formação continuada, ela não será considerado como finita, pois a pesquisadora defende a inconclusão, uma vez que se reconhece sujeito em constante formação, e por isso, novos caminhos e outras perguntas continuarão a movimentar sua ação pedagógica e de pesquisaAbstract: This research is part of the continuing education process, in which the researcher assumed herself as a teacher-researcher through the proposition of a dialogue between the records of her memories and lived experiences, with thinkers and theorists who support the conversation of "life – training " of the early childhood education teacher, who joined the Professional Masters in School Education. The chosen theoretical framework corroborates educational practices and democratic experiences, such as the thoughts of Célestin Freinet, aspects of the pedagogy defended by Loris Malaguzzi, and works by Paulo Freire. Thus, this research defends public, secular and social quality education, through learning experiences that humanize the subjects involved. Therefore, her writing reveals the humanity of being a teacher and researcher who constitute the author. The methodology is the autobiographical narrative, as it makes it possible to relate theory and practice with all the rigor necessary for the Professional Master's Degree. The guiding question is: How does the experience in the Professional Masters in School Education dialogue with my daily practice as a teacher of early childhood education? From this, the general objective was defined: To understand the movement between continuing education, focused on the Professional Masters, and the daily action of the teacher who assumes herself as a researcher of her practice. Therefore, the text follows specific paths that address the importance of: 1. Recognizing the social, political and pedagogical relevance of the Professional Master's Degree in School Education; 2. Identify some characteristics of the legislation of the Municipal Department of Education of Campinas that underlie early childhood education and the role of teachers in this type of education, and finally 3. Explain the dialogue between continuing education and the role of the teacher. It is noteworthy that the proposal is not to find answers, but to instigate readers to new reflective questions. As the main objective of this research is to instigate new reflections in the scope of early childhood education and continuing education, it will not be considered as finite, as the researcher defends the inconclusiveness, since it recognizes a subject in constant formation, and therefore, new paths and other questions will continue to move your pedagogical and research actionMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Spigolon, Nima Imaculada, 1971-Monção, Maria Aparecida GuedesAffonso, Suselei Aparecida BedinUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Helena Cristina Velardi dos, 1987-20212021-05-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166903Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-15T21:53:50Zoai::1166903Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-15T21:53:50Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros From student, teacher and researcher : autobiographic narrative experience about my professional master's course, between meeting and mismatches |
title |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
spellingShingle |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987- Educação infantil Formação continuada Narrativas Autobiografia Child education Continuing education Narratives Autobiography |
title_short |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
title_full |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
title_fullStr |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
title_full_unstemmed |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
title_sort |
De aluna, a professora e pesquisadora : experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros |
author |
Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987- |
author_facet |
Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Spigolon, Nima Imaculada, 1971- Monção, Maria Aparecida Guedes Affonso, Suselei Aparecida Bedin Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Helena Cristina Velardi dos, 1987- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação infantil Formação continuada Narrativas Autobiografia Child education Continuing education Narratives Autobiography |
topic |
Educação infantil Formação continuada Narrativas Autobiografia Child education Continuing education Narratives Autobiography |
description |
Orientador: Nima Imaculada Spigolon |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021 2021-05-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020 SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Helena Cristina Velardi dos. De aluna, a professora e pesquisadora: experiência narrativa autobiográfica sobre minha trajetória no mestrado profissional, entre encontros e desencontros. 2021. 1 recurso online (189 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1642020. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166903 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (189 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189176065654784 |