Moral e funções executivas em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17015 |
Resumo: | Orientador: Eloisa Helena Rubello Valler Celeri |
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Moral e funções executivas em crianças com transtornos do neurodesenvolvimentoMoral and executive functions in clindren with neurodevelopmental disordersTranstornos do neurodesenvolvimentoFunção executivaDesenvolvimento moralNeurodevelopmental disordersExecutive functionMoral developmentalOrientador: Eloisa Helena Rubello Valler CeleriTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Introdução: Entre os transtornos do neurodesenvolvimento, o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e o Transtorno do Espectro Autista (TEA), tem sido amplamente estudado em suas patologias e funcionamento cognitivo, mas pouco se sabe sobre o raciocínio e emoções morais de crianças que apresentam essas condições. Objetivo: Avaliar as funções executivas e a moralidade em termos de julgamento, resolução e emoções morais em crianças com diagnóstico de TDAH e TEA com comorbidade com TDAH. Método: Trata-se de um estudo analítico, transversal, quantitativo e qualitativo. Participaram da pesquisa 88 crianças de ambos os sexos, com idades entre 6 e 12 anos, sendo 29 do grupo clínico, com diagnóstico de TDAH e TEA com comorbidade, e 59 do grupo controle, sem queixas comportamentais. Para avaliação do funcionamento cognitivo foi utilizado o WISC-IV, Wisconsin, Figuras Complexas de Rey, Teste das Trilhas Coloridas, Torre de Londres, IGT-Br. Para avaliação da moralidade foi utilizada a MacArthur Story Stem Battery – MSSB, e para avaliação dos aspectos sintomatológicos, foi utilizado o CBCL e o SDQ versão para pais. Utilizou-se o teste t de Student para análise de comparação das médias, análises de correlação bivariada de Spearman e Qui-quadrado para investigar as relações e associações entre as funções executivas e níveis de moralidade, e Análise de Regressão Bivariada para investigar a influência de uma variável em detrimento da outra. Resultados: Os resultados mostraram que o desempenho das crianças do grupo clínico foi inferior na avaliação do funcionamento cognitivo, e nos níveis de respostas morais. As análises de odds ratio demonstraram que as respostas em níveis inferiores de emoções morais e resolução de conflitos, tinham mais chances de ser do grupo clínico. E as análises de correlação, demonstraram que o bom desempenho em tarefas cognitivas, estavam relacionadas a níveis mais elevados de resolução e emoções morais, enquanto o baixo desempenho estava relacionado a níveis mais baixos de resolução e emoções morais. Conclusão: Crianças com TDAH e TEA com comorbidade com TDAH, apresentam prejuízo no funcionamento cognitivo quando comparadas com crianças do grupo controle. O desempenho nas funções executivas parece estar correlacionado aos níveis de respostas morais. Esses resultados sugerem a importância de ampliar o direcionamento para novas investigações além da cognição nessa população, a fim de direcionar para a dimensão afetiva e moral de crianças que apresentam os transtornosAbstract: Introduction: Among neurodevelopmental disorders, Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD) and Autism Spectrum Disorder (ASD) have been extensively studied in terms of their pathologies and cognitive functioning. However, there is limited knowledge regarding the moral reasoning and emotions of children with these conditions. Objective: The objective of this study is to evaluate executive functions and morality in children diagnosed with ADHD and ASD comorbid with ADHD, specifically focusing on judgment, resolution, and moral emotions. Methodology: This is an analytical, cross-sectional study that utilizes both quantitative and qualitative methods. A total of 88 children, both boys and girls, between the ages of 6 and 12 years, participated in the study. Of these, 29 children were in the clinical group and were diagnosed with ADHD and ASD with comorbidity, while 59 children were in the control group and did not present any behavioral complaints. Various cognitive assessment tools were employed, including the WISC-IV, Wisconsin, Rey's Complex Figures, Colored Trail Test, Tower of London, and IGT-Br. For the assessment of morality, the MacArthur Story Stem Battery - MSSB was used, and the CBCL and SDQ versions for parents were used to assess symptomatological aspects. To compare means, the Student's t-test was utilized, while Spearman and Chi-square bivariate correlation analyses were employed to investigate the relationships and associations between executive functions and levels of morality. Bivariate Regression Analysis was also conducted to investigate the influence of one variable on the other. Results: The findings indicated that children in the clinical group had lower scores in cognitive functioning and moral responses assessments. Odds ratio analyses showed that responses at lower levels of moral emotions and conflict resolution were more common in the clinical group. Furthermore, correlation analyses revealed that better cognitive task performance was associated with higher levels of resolution and moral emotions, whereas poorer performance was linked to lower levels of resolution and moral emotions. Conclusion: Children with comorbid ADHD and ASD exhibit cognitive impairments compared to children in the control group. The ability to perform executive functions seems to be linked to levels of moral response. These findings underscore the need for further research on affective and moral aspects in this population, moving beyond cognition, to better address the needs of children with these disordersAbertoDoutoradoSaúde da Criança e do AdolescenteDoutora em Ciências[s.n.]Celeri, Eloisa Helena Rubello Valler, 1959-Dalgalarrondo, PauloOliveira, Karina DinizRocca, Cristiana Castanho de AlmeidaZanini, Rachel SchlindweinUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Camila de Fátima, 1989-20232023-11-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (164 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17015PEREIRA, Camila de Fátima. Moral e funções executivas em crianças com transtornos do neurodesenvolvimento. 2023. 1 recurso online (164 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17015. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1380210porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-04-30T10:00:16Zoai::1380210Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-04-30T10:00:16Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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