A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Duarte, Tatiana Carvalho, 1985-
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129
Resumo: Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
id UNICAMP-30_c18f5c5d80d57bfc5f0089b794bea32e
oai_identifier_str oai::913143
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucionalThe reformulation of the Licentiateship of Unicamp in 2003 : an institutional overviewLicenciaturaFormação de professoresReformulaçãoLicentiateshipTeacher TrainingReformulationOrientador: Maria Márcia Sigrist MalavasiDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Essa pesquisa analisa a alteração na redação do artigo 8º do Regimento Geral da UNICAMP (Deliberação Consu-A-35/2003) que ocorreu no ano de 2003, em que os Institutos e Faculdades assumiram a responsabilidade acadêmica e administrativa de suas respectivas Licenciaturas, retirando assim aqueles cursos da responsabilidade exclusiva da Faculdade de Educação (FE). O objetivo central é analisar o processo de reformulação identificando as implicações dessa mudança nos cursos de formação de professores da UNICAMP. Na busca de alcançar os objetivos propostos por este estudo utilizou-se da metodologia qualitativa de pesquisa e optou pela análise de documentos legais e elaborados naquele período e entrevistas semiestruturadas. No total foram realizadas (28) vinte e oito entrevistas, no ano de 2012, com professores, ex-Coordenadores de Curso, atuais Coordenadores de Curso, representantes da Faculdade de Educação, da Subcomissão Permanente de Formação de Professores (SPFP) e da Pró-Reitoria de Graduação (PRG). Os resultados da pesquisa indicam que tímidos avanços foram alcançados, entretanto, alguns problemas surgiram e outros persistiram nos cursos de formação de professores após a reformulação. As melhorias mais significativas remetem-se às novas configurações curriculares. O fato de os Institutos/Faculdades terem assumido algumas disciplinas e, sobretudo, disciplinas de estágio escolar, componente curricular ministrado, anteriormente, apenas pela Faculdade de Educação, foi considerado um avanço. Dentre as dificuldades, após a reformulação de 2003, os cursos de Licenciatura se depararam com um novo problema: a falta de professores ligados ao ensino. Há necessidade de contratação de professores ligados à Educação para atuarem nas Licenciaturas. A análise dos dados permite afirmar que a maioria dos docentes que lecionam nos cursos de formação de professores da UNICAMP vem de áreas específicas e não possuem nenhuma formação na área de Educação. Mesmo reconhecendo o importante papel da universidade no desenvolvimento da sociedade e especialmente na melhoria da qualidade da educação, há pouca atenção dedicada aos cursos formadores de professores na UNICAMP. Somado a essas problemáticas, o cenário dos cursos de Licenciatura traz grandes discussões que ultrapassam as dificuldades institucionais. Nesse quadro da formação de professores como profissão, há uma latente insatisfação e desinteresse por uma carreira profissional de baixo prestígio no mercado de trabalho, com aviltante remuneração e muitas vezes, péssimas condições de trabalho.Abstract: This research analyzes the change in the wording of Article 8 of the General Rules of UNICAMP (Deliberation Consu-A-35/2003) that occurred in 2003, in which the Institutes and Faculties took the academic and administrative responsibility of their respective Licentiateship, withdrawing so those courses the responsibility of the Faculty of Education (FE).The main objective is to analyze the reshaping process identifying the implications of this change in training courses for teachers of UNICAMP. Seeking to achieve the objectives proposed by this study it was used qualitative methods of research and opted for analysis of drafted and legal documents that period and semistructured interviews. In total were performed (28) twenty-eight interviews, in the year 2012, with teachers, former Course Coordinators, current Course Coordinators, representatives of the Faculty of Education, the Permanent Subcommittee for Teacher Training (PSTT) and Pro Rector of Graduation (PRG). The survey results indicate that timid advances have been achieved, however, some problems arose and persisted in others training courses for teachers after the makeover. Significant enhancements refer to the new curricular settings. The fact Institutes / Faculties have taken some courses, and especially, disciplines of stage school, curriculum component taught, previously, only for the Faculty of Education, was considered a breakthrough. Among the difficulties after the 2003 redesign, the Licentiateship faced with a new problem: a lack of teachers involved in teaching. There is need to hire teachers linked to Education to act at Licentiateship. Data analysis allows us to affirm that the majority of teachers who teach courses in teacher training UNICAMP comes from specific areas and have no training in the area of Education. While recognizing the important duty of the university in the development of society and especially in improving the quality of education, there is little attention paid to teacher training courses at UNICAMP. Added to these problems, the scenario of Licentiateship courses brings great discussions that go beyond the institutional difficulties. In the context of teacher education as a profession, there is a latent dissatisfaction and disinterest in a career of low status in the labor market, with demeaning pay and often poor working conditions.MestradoEnsino e Práticas CulturaisMestra em Educação[s.n.]Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-Freitas, Luiz Carlos deVarani, AdrianaUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASDuarte, Tatiana Carvalho, 1985-20132013-03-07T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf133 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129DUARTE, Tatiana Carvalho. A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003: uma visão institucional. 2013. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913143porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:06:32Zoai::913143Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:06:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
The reformulation of the Licentiateship of Unicamp in 2003 : an institutional overview
title A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
spellingShingle A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
Duarte, Tatiana Carvalho, 1985-
Licenciatura
Formação de professores
Reformulação
Licentiateship
Teacher Training
Reformulation
title_short A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
title_full A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
title_fullStr A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
title_full_unstemmed A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
title_sort A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003 : uma visão institucional
author Duarte, Tatiana Carvalho, 1985-
author_facet Duarte, Tatiana Carvalho, 1985-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Malavasi, Maria Marcia Sigrist, 1957-
Freitas, Luiz Carlos de
Varani, Adriana
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Duarte, Tatiana Carvalho, 1985-
dc.subject.por.fl_str_mv Licenciatura
Formação de professores
Reformulação
Licentiateship
Teacher Training
Reformulation
topic Licenciatura
Formação de professores
Reformulação
Licentiateship
Teacher Training
Reformulation
description Orientador: Maria Márcia Sigrist Malavasi
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013
2013-03-07T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129
DUARTE, Tatiana Carvalho. A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003: uma visão institucional. 2013. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129
identifier_str_mv DUARTE, Tatiana Carvalho. A reformulação das Licenciaturas da Unicamp no ano de 2003: uma visão institucional. 2013. 133 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621129. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/913143
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
133 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138514120474624