Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alves, Tarso Ferreira, 1970-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566
Resumo: Orientador: Roberto Akira Goto
id UNICAMP-30_c1efb9211c4b664db318ce97ddceaa09
oai_identifier_str oai::1090432
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônicoFor an Education for self-knowledge : a reading from the socratic-platonic thoughtSócratesPlatãoEducaçãoFilosofia antigaAutoconhecimentoSócratesPlatoEducationAncient philosophySelf-knowledgeOrientador: Roberto Akira GotoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Esta tese tem como propósito discutir a ideia de uma educação para o autoconhecimento a partir de uma apropriação e interpretação da inscrição feita no pórtico do Oráculo de Delfos ¿ conhece-te a ti mesmo ¿ expressa pelo pensamento Socrático-Platônico. A trajetória estabelecida para o desenvolvimento desse assunto inicia-se com uma investigação sobre as origens de uma cultura do saber, para então se pensar os modos pelos quais a ideia de uma cultura do autoconhecimento aparece nos diálogos O Primeiro Alcibíades, Apologia, República, Protágoras, Fédon, Fedro, Górgias, Mênon e Teeteto e em alguns relatos de Xenofonte em As Memoráveis que corroboram a perspectiva dos diálogos. Procura-se, então, pensar sobre a constituição de uma cultura do saber e do autoconhecimento baseado nas seguintes questões: Como uma cultura do saber e do autoconhecimento surge e se desenvolve?; quais são os significados e desdobramentos que ela pode assumir no pensamento socrático-platônico?; qual é a sua importância para a educação? Este trabalho objetiva, portanto, apresentar a razão (ou as razões) que justifica(m) a importância e a necessidade de uma educação para o autoconhecimento. Tal razão está relacionada às condições que fazem de uma cultura do autoconhecimento um elemento central da educação, de modo a circunscrever os princípios e as bases que levam à ideia de uma autoeducação. Neste sentido, toda a discussão aponta para uma direção na qual o autoconhecimento ¿ como visão de si mesmo, autodomínio, cuidado da alma, exercício de vida, processo de autodescoberta pela maiêutica e reminiscência ¿ se apresenta como uma propedêutica à educação à medida que desperta no homem o dever de aprender a ser um aprendiz de si mesmo. Uma cultura do autoconhecimento ¿ de acordo com os significados que esta ideia pode assumir ¿ contribui para a educação ao tomar o homem como princípio e finalidade da aprendizagemAbstract: This thesis intends to discuss the idea of education for self-knowledge from an appropriation and interpretation of the inscription made on the forecourt of the Oracle of Delphi - Know Thyself ¿ expressed by the Socratic-Platonic thinking. The trajectory established for the development of this subject begins with an investigation into the origins of a culture of knowledge, to think about the ways in which the idea of a self-knowledge culture appears in the dialogues The First Alcibiades, Apology, Republic, Protagoras, Phaedo, Phaedrus, Gorgias, Mênon and Theaetetus, and in some of Xenophon's reports in Memorabilia which corroborate dialogues perspective. Thus, this thesis tries to think about the knowledge and self-knowledge culture constitution based on de following questions: How does a knowledge and self-knowledge culture emerge and develop?; What are the meanings and deployments it can assume in Socratic-Platonic thinking?; What is its importance for education? This work aims, therefore, to show the reason (or reasons) that justify the importance and necessity of education for self-knowledge. Such reason is related to the conditions that make a self-knowledge culture an education central element so that the principles and bases that lead to the idea of self-education are really circumscribed. In this sense, the whole discussion points to a direction in which self-knowledge - as a view of oneself, self-mastery, care of the soul, exercise of life, a process of self-discovery by maieutics and reminiscence - presents itself as a propaedeutic to education as it awakens in the man the duty of learning to be a learner of himself. A self-knowledge culture - according to the meanings that this idea can imply - contributes to education by taking the man as the principle and the purpose of learningDoutoradoEducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goto, Roberto Akira, 1954-Bolzani Filho, RobertoSilveira, Renê José TrentinZuben, Newton Aquiles vonEusebio, Marcos Sidnei PagottoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAlves, Tarso Ferreira, 1970-20192019-02-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (105 p.) : digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566ALVES, Tarso Ferreira. Por uma educação para o autoconhecimento: uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico. 2019. 1 recurso online (105 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090432Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-07-30T12:02:15Zoai::1090432Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-07-30T12:02:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
For an Education for self-knowledge : a reading from the socratic-platonic thought
title Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
spellingShingle Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
Alves, Tarso Ferreira, 1970-
Sócrates
Platão
Educação
Filosofia antiga
Autoconhecimento
Sócrates
Plato
Education
Ancient philosophy
Self-knowledge
title_short Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
title_full Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
title_fullStr Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
title_full_unstemmed Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
title_sort Por uma educação para o autoconhecimento : uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico
author Alves, Tarso Ferreira, 1970-
author_facet Alves, Tarso Ferreira, 1970-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goto, Roberto Akira, 1954-
Bolzani Filho, Roberto
Silveira, Renê José Trentin
Zuben, Newton Aquiles von
Eusebio, Marcos Sidnei Pagotto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Alves, Tarso Ferreira, 1970-
dc.subject.por.fl_str_mv Sócrates
Platão
Educação
Filosofia antiga
Autoconhecimento
Sócrates
Plato
Education
Ancient philosophy
Self-knowledge
topic Sócrates
Platão
Educação
Filosofia antiga
Autoconhecimento
Sócrates
Plato
Education
Ancient philosophy
Self-knowledge
description Orientador: Roberto Akira Goto
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-02-21T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566
ALVES, Tarso Ferreira. Por uma educação para o autoconhecimento: uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico. 2019. 1 recurso online (105 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566
identifier_str_mv ALVES, Tarso Ferreira. Por uma educação para o autoconhecimento: uma leitura a partir do pensamento socrático-platônico. 2019. 1 recurso online (105 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636566. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1090432
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (105 p.) : digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189145862471680