Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294 |
Resumo: | Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
id |
UNICAMP-30_c1f44f199e0e979201f9abbca4058112 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::914626 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São PauloMultiliteracies : an analysis of the jornal of portuguese language teacher of ensino fundamental II of secretary of education of São PauloMultiletramentosCurrículosMulticulturalismoMultimodalidade (Linguística)MultiliteraciesCurriculumMulticulturalismMultimodalityOrientador: Roxane Helena Rodrigues RojoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Essa dissertação de mestrado discute a questão da pedagogia dos multiletramentos na nova Proposta Curricular do Estado de São Paulo, implantada em 2008, e investiga como se dá a concretização dessa nos Cadernos do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental/Ciclo II. Com base na teoria da pedagogia dos multiletramentos e diante dos novos desafios da contemporaneidade dos textos que apresentam uma multiplicidade de linguagens, semioses e mídias; perguntamo-nos se (e como) a Proposta Curricular do Estado de São Paulo abordaria essa questão e se essa também estaria presente nos Cadernos do Professor. Temos como corpus dessa pesquisa, então, os 16 Cadernos do Professor de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II produzidos pela Secretaria de Educação do Estado de São Paulo e publicados em 2009. Olhamos também neste trabalho para a questão da diversidade cultural, como e se é abordada nesta Proposta Curricular, também sob a ótica dos multiletramentosAbstract: This dissertation discusses the pedagogy of multiliteracies in the new Curriculum Proposal of the State of São Paulo, deployed in 2008, and investigates how it works in the textbooks for Portuguese Language Teacher of Elementary Education / Cycle II. Based on the theory of multiliteracies pedagogy and facing the new challenges of contemporary texts that present a multiplicity of languages, semioses and media, we wonder if (and how) the Curricular Proposal of the State of São Paulo would address this issue and if this would also be present in the teacher's textbooks. We have a corpus of this research, then, the 16 books of the Portuguese Language Teacher of Elementary Education II produced by the Education Department of the State of São Paulo and published in 2009. In this dissertation, we also look at the question of cultural diversity, and how it is addressed in this Curriculum Proposal, also from the perspective of multiliteraciesMestradoLíngua MaternaMestra em Linguística Aplicada[s.n.]Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952-Maher, Terezinha de Jesus MachadoBarbosa, Jacqueline PeixotoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Linguística AplicadaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSantos, Francine Eloisa, 1985-2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf145 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294SANTOS, Francine Eloisa. Multiletramentos: uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2013. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914626porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:07:57Zoai::914626Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:07:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Multiliteracies : an analysis of the jornal of portuguese language teacher of ensino fundamental II of secretary of education of São Paulo |
title |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
spellingShingle |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo Santos, Francine Eloisa, 1985- Multiletramentos Currículos Multiculturalismo Multimodalidade (Linguística) Multiliteracies Curriculum Multiculturalism Multimodality |
title_short |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
title_full |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
title_fullStr |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
title_full_unstemmed |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
title_sort |
Multiletramentos : uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo |
author |
Santos, Francine Eloisa, 1985- |
author_facet |
Santos, Francine Eloisa, 1985- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rojo, Roxane Helena Rodrigues, 1952- Maher, Terezinha de Jesus Machado Barbosa, Jacqueline Peixoto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da Linguagem Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Santos, Francine Eloisa, 1985- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Multiletramentos Currículos Multiculturalismo Multimodalidade (Linguística) Multiliteracies Curriculum Multiculturalism Multimodality |
topic |
Multiletramentos Currículos Multiculturalismo Multimodalidade (Linguística) Multiliteracies Curriculum Multiculturalism Multimodality |
description |
Orientador: Roxane Helena Rodrigues Rojo |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294 SANTOS, Francine Eloisa. Multiletramentos: uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2013. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294 |
identifier_str_mv |
SANTOS, Francine Eloisa. Multiletramentos: uma análise dos cadernos do professor de língua portuguesa do ensino fundamental II da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo. 2013. 145 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1621294. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/914626 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 145 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189105890754560 |