Caracterização das descontinuidades na soldagem por atrito do aço API X70 com pino não consumível
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637616 |
Resumo: | Orientador: Sergio Tonini Button |
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Caracterização das descontinuidades na soldagem por atrito do aço API X70 com pino não consumívelCharacterization of discontinuities in friction stir welding of API X70 steelTestes não-destrutivosEstimativa de parâmetroNon-destructive testingSet of parameterOrientador: Sergio Tonini ButtonDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecânicaResumo: Este trabalho visa o estudo da influência dos parâmetros de soldagem por atrito com pino não consumível (SAPNC) do aço API 5L X70 na formação de descontinuidades e no reparo de juntas soldadas. Como propõe-se aplicar a metodologia apresentada neste trabalho na soldagem em gasodutos e oleodutos, tem-se como objetivo principal obter-se a janela de parâmetros de soldagem do aço API-5L-X70, tais como as velocidades de avanço e de rotação da ferramenta, para os quais não surjam descontinuidades. Com as fronteiras da janela obtida foi possível identificar, caracterizar e analisar as descontinuidades e os defeitos presentes nas juntas para cada extrapolação de parâmetros pré-estabelecidos. Ao realizar soldagens com diferentes velocidades de rotação, de avanço e força axial, foi determinada a influência desses parâmetros na microestrutura em termos de defeitos e descontinuidades, bem como avaliados os possíveis ensaios não destrutivos que podem ser aplicados e realizados para análises mais detalhadas desses defeitos. Desta forma, foram determinados os limites de detecção das diversas técnicas de ensaios não destrutivos empregadas e, por fim, foram estudadas as possíveis técnicas de reparo a serem aplicadas para a correção dos defeitos de forma prática, sendo que o reprocessamento com parâmetros otimizados de soldagem foi a técnica de reparo que se mostrou mais promissoraAbstract: This work aims the study the influence of welding parameters in friction stir welding with API 5L X70 steel in generating discontinuities and in the repair of welded joints. In order to apply the methodology proposed in this work in oil and pipelines, the main objective is to obtain a window of parameters, being the rotational and advancing speed of the tool the main variables to be analyzed for obtaining joints without defects. With the windows limits defined, it was possible to identify, characterize and analyze the discontinuities and defects within the joints for each extrapolated combination of parameters. By welding with different advancing, rotational speed and axial force, it was possible to determine the influence on these parameters in the microstructure in terms of defects and discontinuities and evaluate the more accurate non-destructive test to analyze those defects. Therefore, it was determined the boundaries for accurate detection of the many non-destructive tests applied. Finally, it was studied the possible repair techniques in order to eliminate these defects in a practical way, and the most promising technique showed to be the reprocessing with the optimized welding parametersMestradoMateriais e Processos de FabricaçãoMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Button, Sérgio Tonini, 1958-Ramírez Londoño, Antonio JoséDiaz Avila, Julian ArnaldoUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia MecânicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPeres, Gustavo Garcia, 1992-20192019-09-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (94 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637616PERES, Gustavo Garcia. Caracterização das descontinuidades na soldagem por atrito do aço API X70 com pino não consumível. 2019. 1 recurso online (94 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecânica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637616. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1095387Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-11-27T14:40:19Zoai::1095387Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-11-27T14:40:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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