Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Juraszek, Berenice Borssoi, 1981-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130
Resumo: Orientador: Aparecida Neri de Souza
id UNICAMP-30_c2a3ef3a8915065a80c1e566b81c5ede
oai_identifier_str oai::1343211
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do ParanáOrganization, relations and teaching work conditions at state public universities of ParanáTrabalho docenteSetor públicoUniversidades e faculdades estaduais - ParanáEducação públicaRelações de trabalhoCondições de trabalhoTeaching WorkPublic SegmenState universities and colleges - Paraná (PR)Public EducationWork relationshipsWork conditionsOrientador: Aparecida Neri de SouzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nas últimas décadas, no Brasil e no Paraná, a educação superior pública e o trabalho docente nas universidades passaram por transformações com as políticas colocadas em prática por diferentes governos sob a lógica neoliberal. Ao mesmo tempo que teve expansão considerável na educação superior pública, estudos sobre trabalho apontam os reflexos das políticas neoliberais na organização, relações e condições do trabalho docente nas universidades públicas. Deste cenário emergem algumas questões de pesquisa: As políticas neoliberais produzem quais mudanças na organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades estaduais no Paraná? Em que condições os docentes das universidades públicas estaduais no Paraná realizam seu trabalho? O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho docente nas universidades estaduais do estado do Paraná, evidenciando a organização da educação superior pública, organização, relações e condições de trabalho docente entre 1996 a 2019. Para apreender as condições de trabalho dos professores e professoras das universidades estaduais, tomou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quantitativa, articulada à pesquisa bibliográfica, documental, estatística e empírica – visitas e observações nos campi da reitoria das sete universidades, aplicação de questionários aos docentes e realização entrevistas com dirigentes sindicais de dez sindicatos que representam os docentes das universidades estaduais. O aporte teórico procede de estudos da sociologia do trabalho e educação superior pública, elencando algumas categorias de análise, dentre elas: trabalho, trabalho docente, flexibilização, intensificação, precarização, consciência política e relações sociais de gênero. A tese defendida é de que há flexibilização do trabalho na universidade pública, a flexibilidade reflete em condições de trabalho, e ela se insere pelas políticas para a educação superior e trabalhista. Por sua vez, as universidades estaduais do Paraná vivenciam no cotidiano as orientações que predominam no mundo do trabalho pela égide de flexibilidade. No bojo das políticas neoliberais ocorrem uma maior precarização, com cortes de recursos públicos e investimentos para as universidades públicas estaduais do Paraná. O resultado da pesquisa é de que no estado do Paraná, no período estudado, a organização do ensino superior público estadual, as relações e condições de trabalho docente passaram por transformações. Os docentes em direção sindicais afirmam que embora a carreira docente seja atrativa, as condições de trabalho docente mudaram, trabalham mais, estão sobrecarregados e perdem direitos conquistados. Conclui-se que, os professores e professoras das universidades públicas paranaenses sofrem com as mudanças de lógica neoliberal, que é vivida e percebida por eles, mediante políticas implementadas pelos governos estaduais, que enxuga recursos e investimentos, reduz o quadro de trabalhadores efetivos e aumenta os docentes temporários, ancorada na flexibilidade, aprofundando a precarização e intensificação do trabalho. Diante o cenário, há a resistência mobilizada pelo movimento sindical docente que busca reverter essa lógica e garantir condições de trabalho dignasAbstract: In the last decades in Brazil and in the state of Paraná, public higher education and the teaching work at universities have undergone transformations with some policies deployed by different administrations under a neoliberal logic. While we have seen considerable expansion in the public higher education segment, studies about work present the reflections of neoliberal policies in the organization, relations, and teaching work conditions at public universities. Our research questions emerge from this scenario: What changes do neoliberal policies make in the organization, relations, and teaching work conditions at the state universities of Paraná? What are the conditions of state public university professors of Paraná for conducting their work? Our doctoral dissertation aims to analyze the teaching work at state universities of Paraná, showing the organization of public higher education, organization, relations, and teaching work conditions between 1996 and 2019. To apprehend the teaching work conditions at the state universities, we conducted a qualitative and quantitative investigation, articulated to a literature, document, statistical, and empirical study – visits and observations at the campuses of seven universities, applying forms to professors and conducting interviews with union leaders of the ten unions representing the faculties of Paraná state universities. Our theoretical framework proceeds from studies of sociology of work and public higher education, eliciting some analytical categories, such as work, teaching work, flexibilization, intensification, precariousness, political awareness, and social gender relations. Our thesis is that there is a flexibilization of work at public universities, that such flexibility reflects on the work conditions, and it is influenced by higher education and workerist policies. On the other hand, the state universities of Paraná experience on a daily basis the guidelines that prevail in the world of work under the guise of flexibility. In the set of neoliberal policies, a wider precariousness takes place with cuts in public resources and investments for state public universities of Paraná. We have found that in the state of Paraná, during the period studied, the organization of state public higher education, relations, and conditions of teaching work underwent transformations. Professors in union leadership positions state that, although a teaching career is attractive, the work conditions have changed. They work more, are overwhelmed, and have lost some rights. We find that the Paraná public university professors are affected by the transformations elicited by neoliberal policies, which are experienced by them through bills implemented by state governments. These administrations have drained resources and investments, cut the number of professionals, and hired an increasing number of temporary workers, anchored in flexibility, deepening the work precariousness and intensification. In this sense, there is some resistance mobilized by the teacher union movement that aims to reverse this way of thinking and to ensure decent work conditionsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Souza, Aparecida Neri de, 1952-Portelinha, Ângela Maria SilveiraProtetti, Fernando HenriqueMinto, Lalo WatanabeBridi, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJuraszek, Berenice Borssoi, 1981-20232023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130JURASZEK, Berenice Borssoi. Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná. 2023. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343211porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-24T14:02:06Zoai::1343211Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-24T14:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
Organization, relations and teaching work conditions at state public universities of Paraná
title Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
spellingShingle Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
Juraszek, Berenice Borssoi, 1981-
Trabalho docente
Setor público
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
Educação pública
Relações de trabalho
Condições de trabalho
Teaching Work
Public Segmen
State universities and colleges - Paraná (PR)
Public Education
Work relationships
Work conditions
title_short Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
title_full Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
title_fullStr Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
title_full_unstemmed Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
title_sort Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
author Juraszek, Berenice Borssoi, 1981-
author_facet Juraszek, Berenice Borssoi, 1981-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Souza, Aparecida Neri de, 1952-
Portelinha, Ângela Maria Silveira
Protetti, Fernando Henrique
Minto, Lalo Watanabe
Bridi, Maria Aparecida
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Juraszek, Berenice Borssoi, 1981-
dc.subject.por.fl_str_mv Trabalho docente
Setor público
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
Educação pública
Relações de trabalho
Condições de trabalho
Teaching Work
Public Segmen
State universities and colleges - Paraná (PR)
Public Education
Work relationships
Work conditions
topic Trabalho docente
Setor público
Universidades e faculdades estaduais - Paraná
Educação pública
Relações de trabalho
Condições de trabalho
Teaching Work
Public Segmen
State universities and colleges - Paraná (PR)
Public Education
Work relationships
Work conditions
description Orientador: Aparecida Neri de Souza
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-03-06T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130
JURASZEK, Berenice Borssoi. Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná. 2023. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130
identifier_str_mv JURASZEK, Berenice Borssoi. Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná. 2023. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343211
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189191285735424