Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130 |
Resumo: | Orientador: Aparecida Neri de Souza |
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Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do ParanáOrganization, relations and teaching work conditions at state public universities of ParanáTrabalho docenteSetor públicoUniversidades e faculdades estaduais - ParanáEducação públicaRelações de trabalhoCondições de trabalhoTeaching WorkPublic SegmenState universities and colleges - Paraná (PR)Public EducationWork relationshipsWork conditionsOrientador: Aparecida Neri de SouzaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nas últimas décadas, no Brasil e no Paraná, a educação superior pública e o trabalho docente nas universidades passaram por transformações com as políticas colocadas em prática por diferentes governos sob a lógica neoliberal. Ao mesmo tempo que teve expansão considerável na educação superior pública, estudos sobre trabalho apontam os reflexos das políticas neoliberais na organização, relações e condições do trabalho docente nas universidades públicas. Deste cenário emergem algumas questões de pesquisa: As políticas neoliberais produzem quais mudanças na organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades estaduais no Paraná? Em que condições os docentes das universidades públicas estaduais no Paraná realizam seu trabalho? O objetivo desta pesquisa é analisar o trabalho docente nas universidades estaduais do estado do Paraná, evidenciando a organização da educação superior pública, organização, relações e condições de trabalho docente entre 1996 a 2019. Para apreender as condições de trabalho dos professores e professoras das universidades estaduais, tomou-se como abordagem metodológica a pesquisa qualitativa e quantitativa, articulada à pesquisa bibliográfica, documental, estatística e empírica – visitas e observações nos campi da reitoria das sete universidades, aplicação de questionários aos docentes e realização entrevistas com dirigentes sindicais de dez sindicatos que representam os docentes das universidades estaduais. O aporte teórico procede de estudos da sociologia do trabalho e educação superior pública, elencando algumas categorias de análise, dentre elas: trabalho, trabalho docente, flexibilização, intensificação, precarização, consciência política e relações sociais de gênero. A tese defendida é de que há flexibilização do trabalho na universidade pública, a flexibilidade reflete em condições de trabalho, e ela se insere pelas políticas para a educação superior e trabalhista. Por sua vez, as universidades estaduais do Paraná vivenciam no cotidiano as orientações que predominam no mundo do trabalho pela égide de flexibilidade. No bojo das políticas neoliberais ocorrem uma maior precarização, com cortes de recursos públicos e investimentos para as universidades públicas estaduais do Paraná. O resultado da pesquisa é de que no estado do Paraná, no período estudado, a organização do ensino superior público estadual, as relações e condições de trabalho docente passaram por transformações. Os docentes em direção sindicais afirmam que embora a carreira docente seja atrativa, as condições de trabalho docente mudaram, trabalham mais, estão sobrecarregados e perdem direitos conquistados. Conclui-se que, os professores e professoras das universidades públicas paranaenses sofrem com as mudanças de lógica neoliberal, que é vivida e percebida por eles, mediante políticas implementadas pelos governos estaduais, que enxuga recursos e investimentos, reduz o quadro de trabalhadores efetivos e aumenta os docentes temporários, ancorada na flexibilidade, aprofundando a precarização e intensificação do trabalho. Diante o cenário, há a resistência mobilizada pelo movimento sindical docente que busca reverter essa lógica e garantir condições de trabalho dignasAbstract: In the last decades in Brazil and in the state of Paraná, public higher education and the teaching work at universities have undergone transformations with some policies deployed by different administrations under a neoliberal logic. While we have seen considerable expansion in the public higher education segment, studies about work present the reflections of neoliberal policies in the organization, relations, and teaching work conditions at public universities. Our research questions emerge from this scenario: What changes do neoliberal policies make in the organization, relations, and teaching work conditions at the state universities of Paraná? What are the conditions of state public university professors of Paraná for conducting their work? Our doctoral dissertation aims to analyze the teaching work at state universities of Paraná, showing the organization of public higher education, organization, relations, and teaching work conditions between 1996 and 2019. To apprehend the teaching work conditions at the state universities, we conducted a qualitative and quantitative investigation, articulated to a literature, document, statistical, and empirical study – visits and observations at the campuses of seven universities, applying forms to professors and conducting interviews with union leaders of the ten unions representing the faculties of Paraná state universities. Our theoretical framework proceeds from studies of sociology of work and public higher education, eliciting some analytical categories, such as work, teaching work, flexibilization, intensification, precariousness, political awareness, and social gender relations. Our thesis is that there is a flexibilization of work at public universities, that such flexibility reflects on the work conditions, and it is influenced by higher education and workerist policies. On the other hand, the state universities of Paraná experience on a daily basis the guidelines that prevail in the world of work under the guise of flexibility. In the set of neoliberal policies, a wider precariousness takes place with cuts in public resources and investments for state public universities of Paraná. We have found that in the state of Paraná, during the period studied, the organization of state public higher education, relations, and conditions of teaching work underwent transformations. Professors in union leadership positions state that, although a teaching career is attractive, the work conditions have changed. They work more, are overwhelmed, and have lost some rights. We find that the Paraná public university professors are affected by the transformations elicited by neoliberal policies, which are experienced by them through bills implemented by state governments. These administrations have drained resources and investments, cut the number of professionals, and hired an increasing number of temporary workers, anchored in flexibility, deepening the work precariousness and intensification. In this sense, there is some resistance mobilized by the teacher union movement that aims to reverse this way of thinking and to ensure decent work conditionsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Souza, Aparecida Neri de, 1952-Portelinha, Ângela Maria SilveiraProtetti, Fernando HenriqueMinto, Lalo WatanabeBridi, Maria AparecidaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJuraszek, Berenice Borssoi, 1981-20232023-03-06T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (344 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130JURASZEK, Berenice Borssoi. Organização, relações e condições de trabalho docente nas universidades públicas estaduais do Paraná. 2023. 1 recurso online (344 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/11130. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1343211porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-24T14:02:06Zoai::1343211Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-24T14:02:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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