Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268 |
Resumo: | Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
id |
UNICAMP-30_c3597682e8f0ffb095d07a1e1e2bcaf4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::344116 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionaisTrabalho pedagogico em equipeFormação de professoresPolítica e educaçãoResistênciaTrabalho docenteCollective workTeaching educationEducation politicsEducation resistanceTeaching workOrientador: Corinta Maria Grisolia GeraldiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoResumo: A presente pesquisa tem como tema a compreensão da organização do trabalho docente coletivo instaurado de forma não obrigatória no interior da escola e sua relação com as políticas educacionais. Para tanto, foi narrado e analisado o movimento da experiência de um grupo de professores na escola pública do Estado de São Paulo, realizada no período do final da década de 80 até 1995, momento da Reorganização da Rede Estadual de Ensino, utilizandose dos recursos metodológicos da história oral (Brioschi e Trigo) ¿ entrevistas não diretivas e suas textualizações que constam do volume II. Foram usados alguns princípios da análise do cotidiano (Certeau) escolar, da micro estrutura e da linguagem (Bakhtin), que possibilitaram a construção dos seguintes indicadores: a configuração de um grupo de professores que estabeleceu vínculos de comunidade (Heller); a compreensão do conceito de trabalho coletivo (Marx) entre professores a partir de suas relações de não artificialidade (Hargreaves); o movimento de construção de táticas (Certeau) para efetivação do projeto pedagógico escolar; e como estas táticas se instalam nos espaços intersticiais (Larossa) provocando a criação dos espaços instituinte e instituído (Lourau) para organização do projeto. A análise destes indicadores demonstrou a importância do grupo enquanto espaço de resistência docente, à medida que professores tomam para si a autoria de suas vidas e, portanto, há re-existência docente frente, inclusive, às políticas de descontinuidade (Collares, Geraldi e Moyses). Das descontinuidades e da re-existência, rupturas são estabelecidas e vestígios deixados na continuidade de suas ações. O projeto de pesquisa foi desenvolvido no GEPEC ¿ Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ e contou com financiamento da FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloAbstract: This research has like a theme the comprehension of the teacher's collective work established in way non obligatory inside the school and your relationship with the educational politics. For this, it was narrated and analysed the experience of a group of teachers in the public school of São Paulo State, accomplished in the period of the end of the decade of 80 up to 1995, moment of the Reorganization of the Oficial Teaching. The methodological resources used was the oral history (Brioschi and Trigo) ¿ the non directive interviews and yours translations to text, that are in volume II . It was used some principles of the daily school (Certeau), and analysis of micro structures and of the language (Bakhtin), that made possible the construction of the following indicators: the configuration of a group of teachers that established community's entails (Heller); the understanding of the collective work's concept (Marx) among teachers in yours non artificiality relationships (Hargreaves); the movement of construction of tactics (Certeau) to effect the school pedagogic project; and how these tactics settle themselves in the intersticials spaces (Larossa) provoking the creation of the "instituinte" spaces and institutional (Lourau) in the organization of a pedagogic project. The analysis of these indicators demonstrated the importance of the group while space of educational resistance, as teachers take for itself the authorship of your lives and, therefore, there is reexistence educational front, besides, to the discontinuous politics (Collares, Geraldi and Moyses). Of the discontinuous and of the re-existence, ruptures are established and vestiges left in the continuity of your actions. The research project was developed in GEPEC - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Continuada da Faculdade de Educação da Unicamp ¿ and was financed by FAPESP ¿ Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São PauloDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952-Alves, Nilda GuimarãesFiorentini, DarioPrado, Guilherme do Val ToledoCamargo, Dulce Maria Pompêo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVarani, Adriana, 1972-20052005-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf2v. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344116porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:13:41Zoai::344116Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:13:41Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
title |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
spellingShingle |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais Varani, Adriana, 1972- Trabalho pedagogico em equipe Formação de professores Política e educação Resistência Trabalho docente Collective work Teaching education Education politics Education resistance Teaching work |
title_short |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
title_full |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
title_fullStr |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
title_full_unstemmed |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
title_sort |
Da constituição do trabalho docente coletivo : re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais |
author |
Varani, Adriana, 1972- |
author_facet |
Varani, Adriana, 1972- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Geraldi, Corinta Maria Grisolia, 1952- Alves, Nilda Guimarães Fiorentini, Dario Prado, Guilherme do Val Toledo Camargo, Dulce Maria Pompêo de Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varani, Adriana, 1972- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Trabalho pedagogico em equipe Formação de professores Política e educação Resistência Trabalho docente Collective work Teaching education Education politics Education resistance Teaching work |
topic |
Trabalho pedagogico em equipe Formação de professores Política e educação Resistência Trabalho docente Collective work Teaching education Education politics Education resistance Teaching work |
description |
Orientador: Corinta Maria Grisolia Geraldi |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-03-31T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268 VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VARANI, Adriana. Da constituição do trabalho docente coletivo: re-existencia docente na descontinuidade das politicas educacionais. 2005. 2v. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1600268 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/344116 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 2v. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188925398319104 |