Capacitação obrigatoria em primeiros socorros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pergola-Marconato, Aline Maino, 1984-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610149
Resumo: Orientador: Izilda Esmenia Muglia Araujo
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spelling Capacitação obrigatoria em primeiros socorrosObligatory first aid trainingParada cardíacaPrimeiros socorrosRessurreição cardiopulmonarHeart arrestFirst aidCardiopulmonary ressuscitationOrientador: Izilda Esmenia Muglia AraujoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: Dois aspectos são fundamentais e estão relacionados à sobrevivência em situações de emergência fora do ambiente hospitalar: a rápida ativação do serviço especializado e o desempenho dos socorristas leigos. A capacitação do leigo para atendimento em emergência é fundamental. O treinamento em primeiros socorros deve permitir a retenção e a aplicação do conhecimento. Conforme previsto no Código de Trânsito Brasileiro é obrigatório a todos os cidadãos que queiram obter a sua primeira habilitação ou tenham sua carteira de habilitação suspensa, freqüentar um curso teórico de 30 horas/aulas, o Curso de Formação de Condutores (CFC). Entre os temas abordados neste curso estão os primeiros socorros com carga horária total de seis horas/aulas. Os objetivos deste estudo foram: verificar a contribuição dos CFC na capacitação da população para o atendimento de primeiros socorros; avaliar o perfil e o preparo dos instrutores; verificar como são desenvolvidas as aulas; verificar quais os conteúdos oferecidos e identificar o nível de retenção do conteúdo adquirido. Os instrutores (sujeitos-1) foram caracterizados por entrevista e, as aulas assistidas para conhecimento do conteúdo, seguindo um guia de observação. Aplicou-se o mesmo questionário em três etapas aos candidatos à habilitação/renovação (sujeitos-2): pré (Etapa I), pós (Etapa II) e três meses após o CFC (Etapa III). Foram assistidas aulas de três instrutores nos períodos disponíveis e dos cursos de primeira habilitação e renovação. A amostra dos sujeitos-1 foi constituída de 2/3 (66,7%) do sexo feminino; idade entre 30 a 38 anos; 1/3 (33,4%) cursou o ensino superior e os outros dois concluíram o ensino médio; atuam há mais de cinco anos e, 2/3 (66,7%) trabalharam em mais de uma auto-escola; apenas 1/3 (33,4%) tem preparação pedagógica (magistério); 1/3 (33,4%) participou de curso de primeiros socorros oferecido pelo Corpo de Bombeiros. Observou-se semelhanças nas aulas, havendo distinção na didática do instrutor. Os conteúdos oferecidos estão baseados na cartilha veiculada pela Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) e contém sete tópicos principais: introdução, omissão de socorro, seqüência das ações de primeiros socorros, acionamento de recursos em caso de acidente, verificação das condições gerais da vítima, cuidados com a vítima e exercícios. A amostra foi constituída por 100 sujeitos-2, sendo 71% masculina, idade média de 39,9 (±13,87) anos e 41,8% concluíram o ensino médio. Quanto ao desempenho dos sujeitos-2, observou-se que a nota média na Etapa I foi de 6,2, na II de 7,1 e na III de 6,4 com diferenças entre as Etapas I e II, II e III (p<0,0001). Não houve diferença significativa ao considerar as variáveis primeira habilitação/renovação, período ou instrutor. Ocorreu assimilação temporária do conteúdo sem retenção do conhecimento. O curso de primeiros socorros, de caráter obrigatório, parece não atender aos propósitos, visto que os candidatos à habilitação/renovação não retém o conhecimento adquirido. Sugere-se atenção ao risco do despreparo para atuar de maneira adequada em situação de emergênciaAbstract: Two aspects are basic and are related to survival in out of the hospital emergency situations: first call to specialized services and the layperson's action. The layperson's qualification for attendance in emergency is fundamental. The training in first aid must allow to the retention and the application of the knowledge. As foreseen in the Code of Brazilian Transit it is required all the citizens who want to get their driver's license or have it suspense, to frequent the theoric course with 30 hours/lessons, the Courses of Formation of Conductors (CFC). Among the boarded subjects in this course there is the first aid with a total schedule six hours/lessons. The objectives of this study have been: to verify the CFC contribution in the qualification of the population for the first aid answer; evaluate the profile and the formation of instructors; to verify how the classes are developed; to verify which contents are offered and to identify the level of retention of the acquired content. The instructors (subjects-1) had been caracterized by interview and the classes attended for the knowledge of the contents, following a comment guide. The same questionnaire was applied in three stages to the candidates (subjects-1): pre (Stage I), post (Stage II) and after three months CFC (Stage III). It was attended classes of three instructors in the available periods. The sample of the subjects-1 constituted of 2/3 (66,7%) female, age among 30/ years, 1/3 (33,4%) attended a superior course and the other two had concluded high school, they have acted for more than five years and 2/3 (66,7%) have worked more than one driving school, only 1/3 (33,4%) have a pedagogical preparation, 1/3 (33,4%) have participated of the first aid course offered by the rescuers. It was observed semilanties in the classes, having distinction in the didactic of the instructors. The offered contents are based on the books propagated by the Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) and it contains seven main topics: introduction, aid omission, sequence of the first aid actions, drive of resources in accident case, verification of the general conditions of the victim, cares with the victim and exercises. The sample of subjects-2 was constituted by 100, 71% male, average age of 39,9(±13,87) years and 41,8% had concluded high school. As the performance of the subjevts-2, it was observed that the average grade in Stage I was of 6,2, in the II of 7,1 and in the III of 6,4 with differences among Stages I and II, II and III (p<0,001). There wasn't a significant differences if considering the variable first qualification/ reneuval, period or instructor. Temporary assimilation of the content without retention of the knowledge. The required first aid course seems not to reach the intentions, since the licenses' driver doesn't hold back the acquired knowledge. So it's suggested to pay attention to the risk of the unpreparedness act in emergency situationMestradoEnfermagem e TrabalhoMestre em Enfermagem[s.n.]Araujo, Izilda Esmenia Muglia, 1955-Dalri, Maria Celia BarcellosAlexandre, Neusa Maria CostaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em EnfermagemUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPergola-Marconato, Aline Maino, 1984-2009info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153p : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610149PERGOLA-MARCONATO, Aline Maino. Capacitação obrigatoria em primeiros socorros. 2009. 153p Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1610149. 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