As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826 |
Resumo: | Orientador: Dirceu da Silva |
id |
UNICAMP-30_c3e84d2657042c40eaa58865de5a342d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::422651 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemasThe competence to teach physics by problematic situations of high schoolEnsinoFísicaConstrutivismo (Educação)Competencia docenteEnsino médioTeachingPhysicsConstructivist educationTeacher's competencesHigh schoolOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, buscamos identificar competências docentes que se manifestam durante uma estratégia de ensino orientada por situações-problema. Para isso, elaboramos um conjunto de aulas sobre o tópico Movimento Circular Uniforme, dentro da perspectiva mencionada, e o aplicamos a treze alunos do ensino médio. Essas aulas foram gravadas em vídeo e posteriormente analisadas. Com isso identificamos três competências que se mostraram relevantes para o desenvolvimento da prática de um professor que busca promover um ensino baseado em situações-problema: 1) capacidade de mediar debates; 2) capacidade de articular a Física e a Matemática; 3) capacidade de promover a participação dos alunosAbstract: In this work, we look for competences for teach Physics in a strategy supported by problematic situations. For this, we have elaborated some lessons about the theme ¿Uniform Circular Movement¿ that were applied to thirteen high school level pupils. These lessons were recorded in video and analyzed after that. Thus three competences were identified: 1) capability of mediate debates; 2) capability of articulate Physics and Mathematics; 3) capability to promote student¿s participationDoutoradoEducação, Ciência e TecnologiaDoutor em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Barros Filho, JomarAlmeida, Norton deMegid Neto, JorgeBianchini, DavidUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Cassio Alberto Dias da20082008-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf184p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422651porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:14Zoai::422651Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas The competence to teach physics by problematic situations of high school |
title |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
spellingShingle |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas Silva, Cassio Alberto Dias da Ensino Física Construtivismo (Educação) Competencia docente Ensino médio Teaching Physics Constructivist education Teacher's competences High school |
title_short |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
title_full |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
title_fullStr |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
title_full_unstemmed |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
title_sort |
As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas |
author |
Silva, Cassio Alberto Dias da |
author_facet |
Silva, Cassio Alberto Dias da |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Silva, Dirceu da, 1957- Barros Filho, Jomar Almeida, Norton de Megid Neto, Jorge Bianchini, David Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cassio Alberto Dias da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino Física Construtivismo (Educação) Competencia docente Ensino médio Teaching Physics Constructivist education Teacher's competences High school |
topic |
Ensino Física Construtivismo (Educação) Competencia docente Ensino médio Teaching Physics Constructivist education Teacher's competences High school |
description |
Orientador: Dirceu da Silva |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-06-26T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826 SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422651 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 184p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188982410444800 |