As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cassio Alberto Dias da
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826
Resumo: Orientador: Dirceu da Silva
id UNICAMP-30_c3e84d2657042c40eaa58865de5a342d
oai_identifier_str oai::422651
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemasThe competence to teach physics by problematic situations of high schoolEnsinoFísicaConstrutivismo (Educação)Competencia docenteEnsino médioTeachingPhysicsConstructivist educationTeacher's competencesHigh schoolOrientador: Dirceu da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Nesta pesquisa, buscamos identificar competências docentes que se manifestam durante uma estratégia de ensino orientada por situações-problema. Para isso, elaboramos um conjunto de aulas sobre o tópico Movimento Circular Uniforme, dentro da perspectiva mencionada, e o aplicamos a treze alunos do ensino médio. Essas aulas foram gravadas em vídeo e posteriormente analisadas. Com isso identificamos três competências que se mostraram relevantes para o desenvolvimento da prática de um professor que busca promover um ensino baseado em situações-problema: 1) capacidade de mediar debates; 2) capacidade de articular a Física e a Matemática; 3) capacidade de promover a participação dos alunosAbstract: In this work, we look for competences for teach Physics in a strategy supported by problematic situations. For this, we have elaborated some lessons about the theme ¿Uniform Circular Movement¿ that were applied to thirteen high school level pupils. These lessons were recorded in video and analyzed after that. Thus three competences were identified: 1) capability of mediate debates; 2) capability of articulate Physics and Mathematics; 3) capability to promote student¿s participationDoutoradoEducação, Ciência e TecnologiaDoutor em Educação[s.n.]Silva, Dirceu da, 1957-Barros Filho, JomarAlmeida, Norton deMegid Neto, JorgeBianchini, DavidUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Cassio Alberto Dias da20082008-06-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf184p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422651porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:09:14Zoai::422651Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:09:14Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
The competence to teach physics by problematic situations of high school
title As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
spellingShingle As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
Silva, Cassio Alberto Dias da
Ensino
Física
Construtivismo (Educação)
Competencia docente
Ensino médio
Teaching
Physics
Constructivist education
Teacher's competences
High school
title_short As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
title_full As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
title_fullStr As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
title_full_unstemmed As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
title_sort As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas
author Silva, Cassio Alberto Dias da
author_facet Silva, Cassio Alberto Dias da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Dirceu da, 1957-
Barros Filho, Jomar
Almeida, Norton de
Megid Neto, Jorge
Bianchini, David
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cassio Alberto Dias da
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino
Física
Construtivismo (Educação)
Competencia docente
Ensino médio
Teaching
Physics
Constructivist education
Teacher's competences
High school
topic Ensino
Física
Construtivismo (Educação)
Competencia docente
Ensino médio
Teaching
Physics
Constructivist education
Teacher's competences
High school
description Orientador: Dirceu da Silva
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008
2008-06-26T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826
SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
SILVA, Cassio Alberto Dias da. As competencias docentes para o ensino de fisica por meio de situações-problemas. 2008. 184p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606826
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/422651
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
184p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188982410444800