Da pluralidade dos corpos : educação, diversão e doença na comarca de Vila Rica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rosa, Maria Cristina
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601599
Resumo: Orientador: Carmen Lucia Soares
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spelling Da pluralidade dos corpos : educação, diversão e doença na comarca de Vila RicaCorpo humano - HistóriaEscravidãoEspaços publicos - Minas Gerais - Séc. XVIIIBrasil - História - Período colonial, 1500-1822Vila Rica (MG) - HistóriaMariana (MG) - HistóriaHuman body, historySlaveryBrazil, history, colonial periodUrban space, Minas Gerais, century XVIIIOrientador: Carmen Lucia SoaresTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Sendo as Minas Gerais uma sociedade na qual se operam múltiplas trocas, mudanças, trânsitos, esta pesquisa busca compreender processos de educação dos corpos a partir dos divertimentos, e circunscreve, como seu objeto, modos de educar, de se divertir, de adoecer e de curar. Numa sociedade que se configura pela aparência, que considera importante ter, mas fundamental ser, em que a vida exemplar é norma, o corpo destaca-se. Estado e Igreja, principais instâncias de poder, estabelecem uma política moralizadora e civilizadora que almeja ordenar o bem comum, estabelecer um modelo de civilidade. Atuam, pois, na busca do controle de práticas em que a vigilância impera. Tendo como pressuposto básico a idéia de que o universo cultural que se configura não se restringe ao modelo europeu e de que nem sempre se prende aos valores, gestos e costumes de africanos, indígenas e europeus, caracterizando-se por hibridações, permeabilidades e permanências, esta pesquisa procura compreender a dinamicidade dos corpos na comarca de Vila Rica. Apoiada em fontes, como iconografia, literatura e documentos, explora o terreno das normas em que o controle e direcionamento da vida diária estabelecem maneiras e modos de proceder, formas de educação dos corpos. Além disso, destaca o âmbito das contravenções, por transgressões, delitos e desvios. Tensionando esses dois pólos, a pesquisa tenta compreender como as pessoas se aproximam ou afastam dos padrões e ainda como os reinventam: caminhos e descaminhos. Para isso, desenvolve o entendimento de educação que, no seu sentido pleno, remete ao governo dos costumes, na época marcados pela desproporção entre brancos e negros, sendo estes a maioria. Buscou-se, assim, compreender a idéia de educar o outro, no sentido polissêmico que o termo abarca, lidando com bons e maus tratos, com o homem branco e com o escravo e seus descendentes. Daí a razão de serem considerados processos educativos da Igreja, de pais e senhores, entre outros, como também de investigar mudanças no espaço físico, uma vez que ambos, corpo e espaço, neste tempo e local, sofrem significativas intervenções de reestruturação que almejam ordenamento e limpeza, mediante alterações em sua superfície, nos invólucros. No âmbito da diversão, destacam-se os descaminhos, embora o princípio da racionalização das práticas predomine e o econômico reja a vida cultural e norteie ações, como descanso, ciência, divertimento e tratos dos corpos. Esse enfoque da diversão traz, entre suas conseqüências, a tentativa de institucionalização de práticas, principalmente de negros e descendentes, ação que reclama intervenções e estratégias múltiplas, controle e disciplina dos corpos. No entanto, lícitos ou não, locais e formas de diversão que se manifestam em práticas culturais, como jogos, festas, danças, batizados e batuques, realizados em ruas, igrejas, vendas e casas de alcouce, traduzem tempo e espaço de trânsito, sociabilidade, permissividade, publicidade, desordem e banimento, pronunciam-se, especialmente, pelos desvios. Portanto prazeres, regalos, deleites, ainda que lícitos, devem ser vigiados. Para além das normas, transgressões e tentativas de controle, depara-se com as doenças. Extremamente atreladas, diversão e doenças manifestam-se em diferentes práticas e discursos, em que são também associadas ao vício e ao pecadoAbstract: Being Minas Gerais a society that carries out numerous exchanges, changes, circulation, this research tries to understand the proceedings of education of the bodies from the amusement on and circumscribes as its object, ways of educating amusing, falling ill and curing. In a society represented by the appearance that it considers important having, but fundamental being, in which the exemplary life is rule, the body stands out. State and the Church, the most important resorts of power, established a moralizing and civilizing politic that longs for arranging the common well-being establishing a civility model. They act, then, looking for the control of habits in which reigns vigilance. Being the basic presupposition the idea that the cultural universe presented is not limited to the European one and that it is not always caught to the values, gests and the African habits, native and European, characterized by hibridation, permeabilities and staying, this research tries to understand the bodies¿ dynamism in Vila Rica. Supported in sources such as iconography, literature and documents, it explores the rule¿s area where the control of daily¿s life establishes manners and ways to proceed, ways to educate the bodies. In addition, it stands out the contraventions through transgressions, crimes and deviations. Having this two subjects in mind, the research tries to understand how people get closer to or distant from the standards and how they reinvent them: ways and deways. It develops the understanding of education that appeals to the government of the habits, at that time marked by disproportion between white and black people, where the black ones were the majority. This way, the research tempted to understand the idea of educating the others, including good and ill treatment, with the white man and the black slaves and their descendants. That¿s why not only educational procedures of the church, parents and landlords should be considered, but also the investigation of the changes in the physical space, because body and space, at that time and at that space, suffer significant interventions of restructuration that longs for order and cleanliness through suface¿s alterations, in the wrappers. Having the amusement as the scope, the deways stand out even though the rationing of these practices were predominant and the economic aspect directed cultural life and guided actions like relaxation, science, amusement and bodies traits. This view of amusement brings, as a consequence, the effort to institute practices, especially between black people and their descendants, an action that calls for interventions and numerous strategies, control and bodies discipline. Nevertheless, permitted or not, places and ways of amusement showed in cultural practices, such as games, parties, dances, baptisms and throbs, held in the streets, churches, stores and prostitution houses translates time and space, sociability, permissivity, publicity, disorder and banishment are showed especially by deviation. Then, pleasure, entertainment and delights, even being permitted, should be watched. Further on rules, transgressions and control tries, illnesses are present. Extremely linked, amusement and diseases are showed in different practices and speeches, in which are also associated to vice and sinDoutoradoEducação, Conhecimento, Linguagem e ArteDoutor em Educação[s.n.]Soares, Carmen Lúcia, 1956-Miranda, Carlos Eduardo AlbuquerqueSant'Anna, Denise Bernuzzi deRago, Luzia MargarethVago, Tarcísio MauroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRosa, Maria Cristina20052005-08-17T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf271p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601599ROSA, Maria Cristina. Da pluralidade dos corpos: educação, diversão e doença na comarca de Vila Rica. 2005. 271p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601599. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/360364porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:22:52Zoai::360364Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:22:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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