Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cavalcanti, Paula Arcoverde
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443
Resumo: Orientador: Jose Roberto Rus Perez
id UNICAMP-30_c41db43fc16ea3aa2caf977ab464e7c8
oai_identifier_str oai::407117
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacionalSitematizing and comparing the evaluation focus and analysis of public policy: a contribution for the educationPolíticas públicas - AnálisePolíticas públicas - AvaliaçãoEducação e EstadoAvaliação das políticas educacionaisMetodologia - AvaliaçãoPublic policy - AnalysisPublic policy - EvaluationEducational policiesEvaluation of educational policiesMethodology - EvaluationOrientador: Jose Roberto Rus PerezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo : Esta Tese é o resultado de uma pesquisa cuja motivação é a melhoria das políticas públicas; tema que preocupa sociedades que anseiam consolidar a sua democracia num momento em que é intenso o debate acerca de qual modelo de Estado é o mais adequado para tanto. Mas, dado que qualquer que seja o modelo que emergir desse debate, a sociedade e o próprio Estado terão que prestar crescente atenção a como se formulam, implementam e avaliam as políticas públicas, foi este o foco da pesquisa. E não o Estado em si ou o debate em curso; assuntos que, diga-se de passagem, estão sendo bem explorados em nosso ambiente acadêmico. Já no início da pesquisa, ficou claro que, embora muitos dos autores que tratam o tema das políticas públicas e muitos dos pesquisadores que sobre elas pesquisam não explicitem, foram identificadas duas maneiras de estudá-las. Classificar os dois enfoques ¿ da avaliação e da análise de política pública ¿ de maneira a possibilitar aos interessados no tema um painel das contribuições dos autores que se alinham com cada um deles, foi o objetivo perseguido ao longo de boa parte da pesquisa. O que exigiu um considerável esforço de 'ida-evinda¿ entre enfoques e respectivos conceitos, marcos de referência, autores etc., até que um nível de sistematização adequado fosse alcançado. À medida que era satisfeito esse compromisso descritivo, que se exige de qualquer pesquisa acadêmica, iam se acumulando constatações e apreciações que permitiam passar a um outro, de natureza prescritiva. Ele remetia, finalmente, à motivação da pesquisa ¿ a melhoria das políticas públicas num contexto de democratização e de construção de um novo modelo de relação entre Estado e sociedade ¿, e demandava a comparação entre os dois enfoques. Ao fazê-la, novamente buscou-se atender aos interessados em se iniciar no estudo das políticas públicas. Por isso, para deixar claro as diferenças entre os enfoques, a comparação oferece um panorama baseado numa grande quantidade de referências bibliográficas. Por fim, e coerentemente com a motivação da pesquisa, se argumenta porque o enfoque da análise de políticas públicas é o que a ela melhor de ajustaAbstract : This dissertation is a result of a research motivated by the intention to collaborate with the improvement of public policies; a subject that is in the agenda of societies that are building their democratization scenario in a situation marked by an intense debate about which model of State is more adherent to this scenario. But, since that whatever the model that will emerge from that debate, society and its State will have to pay growing attention to how public policies are elaborated, this process was the focus of the research. And not the State in itself, or the debate in course, subjects that are being well explored in our academic milieu. Since the beginning of the research, although the current view do not mention it, it became clear that there are two ways ¿ policy evaluation and policy analysis ¿ to study public policy. To classify these two approaches and to offer a consistent panorama of the available literature on each one of them was the objective pursued along good part of the research. Which demanded a considerable departure-and-arrival effort between the approaches and their concepts, frameworks, authors etc, until that an appropriate systemization level was reached. As this descriptive objective, which is a commitment to be fulfilled by any academic research, was satisfied, some reflection and insights had been accumulated. They permitted to accomplish another objective, of prescriptive nature: the improvement of public policy along a democratization process which favors the construction of a new relationship model between State and society. That is, the comparison between the two approaches. Again the intention was to offer to beginners suitable elements for the study of public policy. To make clear the differences among the approaches, a comparison based on a huge amount of bibliography were presented. In accordance to the motivation of the research, it is finally pointed out why the policy analysis approach is more adequate to accomplish itDoutoradoPoliticas de Educação e Sistemas EducativosDoutor em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Menezes, Ana Maria FerreiraPortela, Romualdo OliveiraCosta, GreinerAguilar, Luis EnriqueUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCavalcanti, Paula Arcoverde20072007-12-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443CAVALCANTI, Paula Arcoverde. Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas: uma contribuição para a area educacional. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407117porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:57:13Zoai::407117Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:57:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
Sitematizing and comparing the evaluation focus and analysis of public policy: a contribution for the education
title Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
spellingShingle Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
Cavalcanti, Paula Arcoverde
Políticas públicas - Análise
Políticas públicas - Avaliação
Educação e Estado
Avaliação das políticas educacionais
Metodologia - Avaliação
Public policy - Analysis
Public policy - Evaluation
Educational policies
Evaluation of educational policies
Methodology - Evaluation
title_short Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
title_full Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
title_fullStr Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
title_full_unstemmed Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
title_sort Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas : uma contribuição para a area educacional
author Cavalcanti, Paula Arcoverde
author_facet Cavalcanti, Paula Arcoverde
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rus Perez, José Roberto, 1956-
Menezes, Ana Maria Ferreira
Portela, Romualdo Oliveira
Costa, Greiner
Aguilar, Luis Enrique
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Cavalcanti, Paula Arcoverde
dc.subject.por.fl_str_mv Políticas públicas - Análise
Políticas públicas - Avaliação
Educação e Estado
Avaliação das políticas educacionais
Metodologia - Avaliação
Public policy - Analysis
Public policy - Evaluation
Educational policies
Evaluation of educational policies
Methodology - Evaluation
topic Políticas públicas - Análise
Políticas públicas - Avaliação
Educação e Estado
Avaliação das políticas educacionais
Metodologia - Avaliação
Public policy - Analysis
Public policy - Evaluation
Educational policies
Evaluation of educational policies
Methodology - Evaluation
description Orientador: Jose Roberto Rus Perez
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-12-14T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443
CAVALCANTI, Paula Arcoverde. Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas: uma contribuição para a area educacional. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CAVALCANTI, Paula Arcoverde. Sistematizando e comparando os enfoques de avaliação e de analise de politicas publicas: uma contribuição para a area educacional. 2007. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605443
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/407117
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188970183000064