Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Rogerio Cruz de
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020
Resumo: Orientador: Jocimar Daolio
id UNICAMP-30_c4c815f2567aeaa1cf4f5ff183264424
oai_identifier_str oai::362615
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferençasEducação física escolarCulturaPluralismo culturalOrientador: Jocimar DaolioDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo tem como objetivo compreender como as diferenças são significadas e representadas pelos "atores sociais" que compõem o universo simbólico das aulas de educação física. Os personagens deste "enredo" constituem uma turma de 8° série de uma escola da rede pública do município de Campinas, São Paulo. O trabalho está delineado como uma etnografia, no sentido de uma "descrição densa", conforme Clifford Geertz (1989). Durante I (um) bimestre letivo estive imerso nesse cotidiano escolar, no intuito de ler as "entrelinhas" e filtrar o dito e o não dito no que se refere ao objetivo deste estudo. Tal incurso levou-me à possível compreensão de que as diferenças - entre os sexos, físicas, de comportamento, de habilidade, cor de pele e maneiras de se vestir - apresentadas pelos alunos nas aulas de educação física serviram de parâmetros definidores de desigualdade de oportunidades, preconceitos e sectarismos pautados por estereótipos. Nesse sentido, pude compreender que o entendimento das diferenças pelos "atores sociais" esteve permeado por um certo reducionismo, que tende a enxergar o "outro" somente por suas características mais visíveis, obscurecendo a complexidade da dinâmica cultural. Assim, subsidiado por uma perspectiva intercultural de educação e educação física, compreendi que as diferenças necessitam ser consideradas na ótica da alteridade que, pressupondo o "outro", possibilitaria o encenar das diferenças com outro enredo. Este proporcionaria a todos o acesso à aula, não como mero direito, mas na direção de um diálogo profícuo com o "outro"; seria palco de aprendizado com o diferente; seria, enfim, um enredo que, ao invés de estabelecer sectarismos, proporcionaria um compartilhar democrático de saberes e experiências. Pois, se o "outro" constitui-se em não mais do que um possível "eu", não faz sentido compreendê-lo como inferiorAbstract: The purpose of this study is to understand how the differences are seen and represented by the "social actors" that comprise the symbolic universe of the physical education classes. The characters in this "plot" are 8th grade students of a public school in the city of Campinas, São Paulo, Brazil. The work is designed as ethnography, in the sense of a "dense description" according to Clifford Geertz (1989). I was immersed in this school's daily activities during one bimester, in order to "read between the lines" and filter what is said and what is not said regarding the purpose of this study. Such immersion led me to the possible understanding that the differences - between sexes, physical, behavioral, skilllevels, skin color and dressing habits - showed by the students in physical education classes served as parameters defining differences in opportunities, prejudices and sectarianism regulated by stereotypes. In this sense, I was able to understand that differences are seen by the "social actors" in a way permeated by a certain reductionism, tending to see the "other" only through his or hers most visible characteristics, thus dimming the complexity of cultural dynamics. Then, supported by an inter-cultural perspective of education and physical education, I understood that the differences must be considered under the point of view of alterity that, presupposing the "other", would make possible to stage the differences with another plot. This would give everyone access to the classes, not as a mere right but in the direction of a proficuous dialogue with the "other", it would be the stage for learning with the different; in short, it would be a plot that, instead of establishing sectarianism, provided a democratic sharing of knowledges and experiences. Because, ifthe "other" is no more than a possible "me", there is no sense in seeing him/her as an inferior personMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Daolio, Jocimar, 1958-Gusmão, Neusa Maria Mendes deAyoub, ElianaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASOliveira, Rogerio Cruz de20062006-01-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020OLIVEIRA, Rogerio Cruz de. Educação fisica, escola e cultura: o enredo das diferenças. 2006. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362615porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:46Zoai::362615Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
title Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
spellingShingle Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
Oliveira, Rogerio Cruz de
Educação física escolar
Cultura
Pluralismo cultural
title_short Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
title_full Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
title_fullStr Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
title_full_unstemmed Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
title_sort Educação fisica, escola e cultura : o enredo das diferenças
author Oliveira, Rogerio Cruz de
author_facet Oliveira, Rogerio Cruz de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Daolio, Jocimar, 1958-
Gusmão, Neusa Maria Mendes de
Ayoub, Eliana
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Oliveira, Rogerio Cruz de
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física escolar
Cultura
Pluralismo cultural
topic Educação física escolar
Cultura
Pluralismo cultural
description Orientador: Jocimar Daolio
publishDate 2006
dc.date.none.fl_str_mv 2006
2006-01-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020
OLIVEIRA, Rogerio Cruz de. Educação fisica, escola e cultura: o enredo das diferenças. 2006. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
OLIVEIRA, Rogerio Cruz de. Educação fisica, escola e cultura: o enredo das diferenças. 2006. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602020
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362615
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188938659659776