Morfologia de aglomerados rurais : caso PA-150, trecho Moju-PA
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636890 |
Resumo: | Orientadores: Evandro Ziggiatti Monteiro, Silvia Aparecida Mikami Gonçalves Pina |
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Morfologia de aglomerados rurais : caso PA-150, trecho Moju-PAMorphology of rural settlements : case PA-150, leg Moju-PAPlanejamento urbano - AmazôniaAssentamentos humanos - Zona rural - ParáUrbanização - ParáTerritorialidade humana - ParáSolo rural - Uso - ParáUrban Planning - AmazôniaHuman settlements - Rural zone - Pará (State)Urbanisation - Pará (State)Human territoriality - Pará (State)Rural soil - Use - Pará (State)Orientadores: Evandro Ziggiatti Monteiro, Silvia Aparecida Mikami Gonçalves PinaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Três bases teóricas distintas (rede dendrítica, urbanidade nas relações urbano-rurais e urbanismo rural) servem de base para a teoria sobre a existência de uma rede de assentamentos rurais na Amazônia. Esta pesquisa tem por hipótese que a rede de assentamentos rurais ao longo da Rodovia Estadual PA-150 é um simulacro espontâneo do Urbanismo Rural, em que a ruralidade se apropria de simulacros urbanos para gerar condições de permanência na área rural. Portanto, esta tese visa investigar a referida rede considerando apenas o trecho da rodovia que corta o Município de Moju-PA. A pesquisa foi realizada por meio de um estudo de caso, no qual foi utilizada uma adaptação da Metodologia Morpho como parâmetro de coleta e análise de dados, com foco nos conceitos da Escola Inglesa de Morfologia Urbana. Os aglomerados ao longo da Rodovia Estadual foram identificados e, com os dados coletados, foi possível determinar um grau de urbanidade, a tipologia morfológica e a relevância de cada assentamento na organização espacial da rede. Entre os resultados identificados, observou-se, por exemplo, que o traçado dos aglomerados se desenvolveram em torno de pontos centrais, ou marcados por um conjunto de pontos comerciais, ou por equipamentos urbanos. Esses traçados sempre favoreceram a escala dos pedestres em tecidos compactos devido às limitações físicas, que são as grandes propriedades rurais (fazendas de dendê ou de gado) ou até mesmo áreas de proteção ambiental. Outro resultado importante aponta que a existência de equipamentos urbanos, a diversidade e o tamanho de pontos comerciais impactaram fortemente no grau de urbanidade, revelando um espaço polarizado principalmente pelos equipamentos de saúde. Outro exemplo de achados aponta para a existência de sete tipos morfológicos - definidas a partir de um conjunto de características físicas (como o tipo de traçado), estrutural (como a localização de serviços públicos e equipamentos urbanos) e comercial (como o tipo e o tamanho dos pontos comerciais) - que representam um ou dois graus de urbanidade, e estes, quando articulados na rede, geram condições de permanência na área rural, confirmando a hipóteseAbstract: Three distinct theoretical basis (dendritic network, urbanity in urban-rural linkages and rural urbanism) serve as a foundation for a theory concerning the existence of a network of rural settlements in Amazonia. This research hypothesizes that the rural settlement network along the State Highway PA-150 is a spontaneous simulacrum of Rural Urbanism in which rurality appropriates urban simulacra [urbanity] to generate conditions of permanence in the rural area. Therefore this thesis aims to investigate the said network considering only the section of the highway that cuts through the Moju Municipality. The research was carried out through a case study in which an adaptation of the Morpho Methodology was used as a parameter for data collection and analysis, focusing on the concepts of the English School of Urban Morphology. The settlements along the State Highway were identified and with the collected data it was possible to determine an urbanity degree, morphological typology and the relevance of each settlement in the spatial organization of the network. Among the results identified, it was observed, for example, that the settlement layouts developed around central points either marked by a set of commercial points, or by urban equipment. These layouts always favored the pedestrian scale in compact patterns due to the physical limitations that are the great rural properties (palm tree or catering farms) or even areas of environmental protection. Another important result points that the existence of urban equipment and the diversity and size of the commercial joints strongly impacted the urbanity degree, revealing a space polarized mainly by health equipment. Another example of findings points to the existence of seven morphological types - defined from a set of physical characteristics (such as road layout); structural (such as the location of public services and urban equipment); and commercial (such as the type and size of commercial joints) - which represent one or two urbanity degrees, and those when articulated in the network, generates conditions of permanence in the rural area, confirming the hypothesisDoutoradoArquitetura, Tecnologia e CidadeDoutora em Arquitetura, Tecnologia e Cidade[s.n.]Monteiro, Evandro Ziggiatti, 1967-Pina, Silvia Aparecida Mikami Gonçalves, 1960-Carmo, Roberto Luiz doRego, Renato LeãoRutkowski, Emília WandaOliveira, Vítor Manuel Araújo deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Arquitetura, Tecnologia e CidadeUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPinho, Giselle Fernandes de, 1987-20192019-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (503 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636890PINHO, Giselle Fernandes de. Morfologia de aglomerados rurais: caso PA-150, trecho Moju-PA. 2019. 1 recurso online (503 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1636890. 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