Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069
Resumo: Orientador: Adilson Ruiz
id UNICAMP-30_c60fe4ff058a83b81e8fb0b2e3eef5ae
oai_identifier_str oai::303572
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São PauloPropaganda - BrasilArte - BrasilComunicação visual - BrasilPublicidadeOrientador: Adilson RuizTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese objetiva evidenciar as técnicas de elaboração de anúncios de revistas considerados de qualidade, analisando os trabalhos publicados nos Anuários do Clube de Criação de São Paulo no período de 1975 a 1984, selecionados por diversos júris, constituídos durante a década. Classificá-los, primeiramente, por grupos definidos pela composição plástica, levando em conta os elementos visuais e estruturais das peças, avaliando as influências possíveis das experiências simultâneas ocorridas no campo das artes visuais. A escolha dos Anuários do Clube de Criação de São Paulo deveu-se à singularidade da publicação no período, tratando-se de empreendimento meritório dos profissionais de propaganda, especialistas nessa área da Comunicação. Com os resultados aferidos, apresenta os comentários das variações constatadas, especificando os processos técnicos utilizados na produção gráfica de peças publicitárias, no período anterior à informatização geral do mercado; os elementos estruturais da composição compartilhados com obras das artes plásticas convencionais - pinturas, gravuras -, obras catalogadas desde o começo do século passado; a classificação, em grupos dos anúncios, observando a composição plástica, o enquadramento das imagens e a diversidade de produtos; a interface publicidade/artes plásticas demonstrada pela influência da Pop Art e da Minimal Art onde a intertextualidade, as figuras de retórica presentes no discurso gráfico aparecem como fator de persuasão na apresentação das mensagens publicitáriasRésumé: L'objectif de ce travail est celui de mettre en évidence le techniques d'élaboration des annonces des magazines, considerés comme des annonces publicitaires de qualité. n a utilisé comme corpus le matériel qui est dans les "Anuários do Clube de Criação de S. Paulo - 1975/1984" les materiaux ont été selectionnés par des divers jurys qui ont été constitués pendant toute la décennie. D'abord, on les a classés, par la composition plastique, en tennant compte des éléments visuels et structuraux des pieces et en même temps essayant de trouver les influences subies par les arts visuels. Apres l'analyse du materiel, les variations se présentent, et on passe à détailler les processus techniques; les éléments structuraux de leur composition qui sont les mêmes dans les oeuvres d'art conventionnels; des oeuvres cataloguées des le début du siecle dernier; les classements des annonces en observant la composition plastique, l'encadrement des images et la diversité des produits; l'interface publicité/arts plastiques demontrés par l'influence de la Pop Art et la Minimal Art ou I'intertextualité, les images rhétoriques presentées par le discours se manifestent comme moyen de persuasionDoutoradoDoutor em Multimeios[s.n.]Ruiz, Adilson José, 1958-Bastos Filho, Heliodoro TeixeiraDuarte Filho, João-FranciscoGeraldi, João WanderleyValle, Marco Antonio Alves doUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MultimeiosUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandes, Carlos Roberto, 1949-20042004-02-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf367p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069FERNANDES, Carlos Roberto. Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo. 2004. 367p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303572porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:55:10Zoai::303572Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:55:10Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
title Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
spellingShingle Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
Propaganda - Brasil
Arte - Brasil
Comunicação visual - Brasil
Publicidade
title_short Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
title_full Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
title_fullStr Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
title_full_unstemmed Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
title_sort Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo
author Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
author_facet Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ruiz, Adilson José, 1958-
Bastos Filho, Heliodoro Teixeira
Duarte Filho, João-Francisco
Geraldi, João Wanderley
Valle, Marco Antonio Alves do
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Multimeios
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Carlos Roberto, 1949-
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda - Brasil
Arte - Brasil
Comunicação visual - Brasil
Publicidade
topic Propaganda - Brasil
Arte - Brasil
Comunicação visual - Brasil
Publicidade
description Orientador: Adilson Ruiz
publishDate 2004
dc.date.none.fl_str_mv 2004
2004-02-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069
FERNANDES, Carlos Roberto. Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo. 2004. 367p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERNANDES, Carlos Roberto. Interface arte/propaganda no Brasil (1975-1984) a partir da analise de anuncios em revistas, nos anuarios do Clube de Criação de São Paulo. 2004. 367p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1597069
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/303572
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
367p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188902998638592