Amar, fazer, destruir : Mário Faustino e a poesia concreta
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/10859 |
Resumo: | Orientador: Antonio Alcir Bernardez Pécora |
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Amar, fazer, destruir : Mário Faustino e a poesia concretaTo love, to do, to destroy : Mário Faustino and concrete poetryFaustino, Mario, 1930-1962 - Crítica e interpretaçãoPoesia - História e críticaPoesia concretaPoesia brasileiraPoesia - Séc. XXFaustino, Mario - Criticism and interpretationPoetry - History and criticismConcrete poetryBrazilian poetryPoetry - 20th centuryOrientador: Antonio Alcir Bernardez PécoraTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da LinguagemResumo: Esta tese se concentra no tema do "nó mallarmaico", suscitado por Augusto de Campos no artigo "Mário Faustino, o último ‘verse maker’", e seus desdobramentos para a poesia de Mário Faustino. No centro desta tensão está a diversidade de perspectivas sobre a "crise do verso", tendo no pressuposto do encerramento do ciclo histórico do verso o principal ponto de discordância entre ambas as poesias, concreta e faustiniana. O trabalho se estrutura em torno do próprio desenvolvimento da obra literária de Mário Faustino, incluindo poemas, prosas, textos e edições crítico-pedagógicas, traduções e cartas, publicados ou não, e acompanha a formação teórico-metodológica que a constitui. São abordados conceitos como "ideograma", preconizado por Ezra Pound, e "duração" no sentido bergsoniano. Também dedicamos uma parte deste estudo às confluências com a poesia concreta, sobretudo nas Galáxias, de Haroldo de Campos. A atitude existencial norteada pela aproximação entre linguagem e vida gerou na escrita de Mário Faustino uma postura existencialista inundada por um amor fati, centrado na relação com a morte dentro de uma poesia sustentada pelo verso. Por outro lado, para os principais teóricos da poesia concreta, os irmãos Augusto e Haroldo de Campos, essa práxis representa uma contradição estrutural da obra. A escritura faustiniana se desenvolveu erraticamente, detendo-se em configurações generalizantes efêmeras concomitantemente a manifestações criativas esparsas, que trazem em comum o vínculo com o verso em poesia e a construção contínua de uma linguagem intrinsecamente relacionada ao seu estar-no-mundo. Para chegar a esta formatação, foi necessário superar as conjecturas do concretismo a respeito da sintaxe discursiva na poesia no século XXAbstract: This thesis focuses on the theme of the "mallarmaic knot", brought up by Augusto de Campos in the article "Mário Faustino, the last 'verse maker'", and its unfoldings for Mário Faustino's poetry. At the center of this tension is the diversity of perspectives on the "crisis of verse", with the premise of the conclusion of the historical cycle of verse as the main point of disagreement between both poetry, concrete and Faustino. The work is structured around the development of Mário Faustino's literary work itself, including poems, prose, texts and critical-pedagogical editions, translations and letters, published or not, and follows the theoretical-methodological formation that constitutes it. Concepts such as "ideogram", as preconized by Ezra Pound, and "duration" in the Bergsonian meaning are addressed. We also dedicate part of this study to the confluences with concrete poetry, especially in Haroldo de Campos’ Galáxias. The existential attitude guided by the approximation between language and life produced in Mário Faustino's writing an existentialist stance immersed in amor fati centered on the relationship with death within a poetry sustained by verse. On the other hand, for the main theorists of concrete poetry, the brothers Augusto and Haroldo de Campos, this praxis represents a structural contradiction of the work. Faustinian writing has developed erratically, detaining itself in ephemeral generalizing configurations concomitant with sparse creative manifestations, which have in common the attachment to the verse in poetry and the continuous construction of a language intrinsically related to his life. To reach this format, it was necessary to overcome concretism's conjectures about discursive syntax in poetry in the 20th centuryDoutoradoTeoria e História LiteráriaDoutor em Teoria e História Literária[s.n.]Pécora, Alcir, 1954-Boaventura, Maria EugeniaScudeller, GustavoChaves, Lilia SilvestreManzoni-de-Almeida, DanielUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Estudos da LinguagemPrograma de Pós-Graduação em Teoria e História LiteráriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRiggi, Fabio Leonardo de, 1982-20232023-05-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (348 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/10859RIGGI, Fabio Leonardo de. Amar, fazer, destruir: Mário Faustino e a poesia concreta. 2023. 1 recurso online (348 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Estudos da Linguagem, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/10859. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1342236Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-11T10:49:03Zoai::1342236Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2023-07-11T10:49:03Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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