Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2004 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547 |
Resumo: | Orientador: Rubens Jose Souza Brito |
id |
UNICAMP-30_c6f711058ea6f64ddad0b92319e92981 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::325416 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de AbreuAbreu, Luís Alberto de, 1952-Fraternal Companhia de Arte e Malas-ArtesTeatro brasileiro (Comédia)Teatro (Literatura) - TécnicaOrientador: Rubens Jose Souza BritoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: O principal objetivo da presente pesquisa é mostrar como a poética cômica desenvolvida pelo dramaturgo Luís Alberto de Abreu para a Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes é parte de sua continuada contribuição à cena nacional. São objetos de nossa análise: a relação desse autor com o grupo a que se destinam esses textos, a evolução de sua poética cômica e o espaço por ela ocupado na história do teatro brasileiro. Para tanto, analisamos a atualização dos elementos da tradição cômica brasileira feita por Abreu para o projeto Comédia Popular Brasileira. Assim, estudamos a maneira pela qual os princípios da comédia popular são inseridos nos textos montados pela Fraternal Companhia entre 1993 e 2002, e como os tipos fixados no imaginário da Cultura Popular brasileira inserem-se nesse contexto. Debruçamo-nos sobre as referências teóricas que Abreu declara utilizar em seu processo de construção do texto cômico, tais como as idéias de Bakhtin (1987) sobre cultura popular, a teoria do riso de Bergson (2001), a estrutura dramática da commedia dell¿arte e seus referentes na Cultura Brasileira, os arquétipos cômicos dos índios Winnebagos divididos em ciclos heróicos por Paul Radin (1964). Perquirimos ainda a coexistência dos valores aristotélicos e brechtianos através da ¿máscara tripla¿ presente em parte da obra cômica de Abreu (Brito, 1999). Dividimos o repertório do CPB em duas etapas, e apontamos como as peças de Abreu foram do jogo, no primeiro ciclo de quatro textos, para o pensamento das cinco obras do segundo ciclo. Nosso trabalho conclui que, por meio do sentimento do contrário, o conceito de humor encontrado na poética cômica do autor do projeto CPB é o mesmo que o estabelecido por Luigi Pirandello (1999)Abstract: The main objective of the present research is to show how the comic poetical developed by the playwright Luís Alberto de Abreu for the Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes is part of his continued contribution to the national scene. The relation of this author with the group to which his texts are destined, the evolution of his comic poetical and his space in the Brazilian theater history were the object of our analysis. To this end, we analyzed the updating of the Brazilian comic tradition elements made by Abreu to Comédia Popular Brasileira project. Thus, we studied the way through the principles of the popular comedy are inserted in the texts staged by Fraternal Companhia between 1993 and 2002, and how the types fixed in the imaginary of the Brazilian Popular Culture are inserted in this context. We studied the theoretical references that Abreu declares to use in his process of of the comic text construction, such as the ideas of Bakhtin (1987) on popular culture, the theory of the laughter of Bergson (2001), the dramatical structure of the commedia dell¿arte and its references in the Brazilian Culture, the comic archetypes of Winnebagos¿ indians divided in heroic cycles for Paul Radin (1964). We still investigate the coexistence of the aristotelian and brechtnian values through the ¿triple mask¿ present in part of the comic workmanship of Abreu (Brito, 1999). We divided the repertoire of the CPB in two stages, and showed how the plays of Abreu changed from the game, in the first cycle of four texts, to the thought of the five ones of the second cycle. Our work concludes that, by means of the feeling of the the opposite, the concept of humour found in the comic poetical of the author of the CPB project is the same established by Luigi Pirandello (1999)MestradoArtesMestre em Artes[s.n.]Brito, Rubens José Souza, 1951-2008Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCarrico, André20042004-08-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf158 p.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547CARRICO, André. Por conta do Abreu: comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu. 2004. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325416porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-05-18T09:36:42Zoai::325416Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-05-18T09:36:42Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
title |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
spellingShingle |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu Carrico, André Abreu, Luís Alberto de, 1952- Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes Teatro brasileiro (Comédia) Teatro (Literatura) - Técnica |
title_short |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
title_full |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
title_fullStr |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
title_full_unstemmed |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
title_sort |
Por conta do Abreu : comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu |
author |
Carrico, André |
author_facet |
Carrico, André |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Brito, Rubens José Souza, 1951-2008 Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carrico, André |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Abreu, Luís Alberto de, 1952- Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes Teatro brasileiro (Comédia) Teatro (Literatura) - Técnica |
topic |
Abreu, Luís Alberto de, 1952- Fraternal Companhia de Arte e Malas-Artes Teatro brasileiro (Comédia) Teatro (Literatura) - Técnica |
description |
Orientador: Rubens Jose Souza Brito |
publishDate |
2004 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2004 2004-08-23T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547 CARRICO, André. Por conta do Abreu: comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu. 2004. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547 |
identifier_str_mv |
CARRICO, André. Por conta do Abreu: comedia popular na obra de Luis Alberto de Abreu. 2004. 158 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1598547. Acesso em: 2 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/325416 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 158 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188912382345216 |