Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1996 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645 |
Resumo: | Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira |
id |
UNICAMP-30_c73c7db3ce1fd1a5cdfd3644f37b30db |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::135470 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e praticaCreches - PlanejamentoEducação pré-escolarOrientador: Maria Beatriz Rocha FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta dissertação apresenta sugestões de um conteúdo curricular para crianças de creche de 02 a 03 anos propondo-se organizar, implantar, desenvolver e avaliar esses conteúdos. Baseia-se no conhecimento estruturado da área interdisciplinar da Educação Física, Antropologia e Educação. Adota, como marco teórico o Construtivismo Interacionista baseado na Teoria Genética de Jean Piaget e na Teoria de Origem Sócio-Cultural dos Processos Psicológicos Superiores de L. S. Vygotsky. O estudo foi implantado em duas creches públicas da cidade de São Paulo, que atende uma população de ambiente sócio-econômico pobre. Supõe a creche como local privilegiado no desencadear de uma ação educacional dirigida. Considera que o processo educativo de qualidade, é um direito a ser exercido desde o nascimento e que o aprendizado humano tem uma natureza social, através do qual as crianças adquirem os conhecimentos daqueles que a cercam. O presente trabalho apoia-se nos seguintes eixos: Jogos Corporais para Linguagem, Conhecimento Lógico-Matemático e Desenvolvimento Sócio-afetivoAbstract: The purpose of this dissertation is to present a suggested curriculum for 02 to 03 year old children enrolled in day-care centers, and proposals for the organization, implementation, development, and evaluation of said curriculum. The dissertation is based on structured knowledge in the interdisciplinary fieId comprising physical education, anthropology, and education. The theoretical foundation adopted was that of interactionist constructivism based on Jean Piaget' s genetic theory and on L. S. Vygotsky' s theory of the sociocultural origins of higher psychological processes. The suggested curriculum was implemented in two public day-care centers in the City of São Paulo that cater for children from a very low income bracket environment. The study' s basic assumptions are that day-care centers constitute a privileged site for triggering directed educational efforts; that children are entitled to quality education as of birth; and that human learning is a social activity by means of which children acquire knowledge ttom the people surrounding them. This paper' s main themes are: body games for the development of language skilIs; logico-mathematical knowledge, and socioaffective developmentMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-Saviani, DermevalPérez Gallardo, Jorge SergioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGaragnani, Aracelis1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135470porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:32Zoai::135470Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
title |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
spellingShingle |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica Garagnani, Aracelis Creches - Planejamento Educação pré-escolar |
title_short |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
title_full |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
title_fullStr |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
title_full_unstemmed |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
title_sort |
Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica |
author |
Garagnani, Aracelis |
author_facet |
Garagnani, Aracelis |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950- Saviani, Dermeval Pérez Gallardo, Jorge Sergio Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Garagnani, Aracelis |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Creches - Planejamento Educação pré-escolar |
topic |
Creches - Planejamento Educação pré-escolar |
description |
Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira |
publishDate |
1996 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1996 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Enc.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645 GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Enc.) GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135470 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 142f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188816348512256 |