Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Garagnani, Aracelis
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645
Resumo: Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira
id UNICAMP-30_c73c7db3ce1fd1a5cdfd3644f37b30db
oai_identifier_str oai::135470
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e praticaCreches - PlanejamentoEducação pré-escolarOrientador: Maria Beatriz Rocha FerreiraDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: Esta dissertação apresenta sugestões de um conteúdo curricular para crianças de creche de 02 a 03 anos propondo-se organizar, implantar, desenvolver e avaliar esses conteúdos. Baseia-se no conhecimento estruturado da área interdisciplinar da Educação Física, Antropologia e Educação. Adota, como marco teórico o Construtivismo Interacionista baseado na Teoria Genética de Jean Piaget e na Teoria de Origem Sócio-Cultural dos Processos Psicológicos Superiores de L. S. Vygotsky. O estudo foi implantado em duas creches públicas da cidade de São Paulo, que atende uma população de ambiente sócio-econômico pobre. Supõe a creche como local privilegiado no desencadear de uma ação educacional dirigida. Considera que o processo educativo de qualidade, é um direito a ser exercido desde o nascimento e que o aprendizado humano tem uma natureza social, através do qual as crianças adquirem os conhecimentos daqueles que a cercam. O presente trabalho apoia-se nos seguintes eixos: Jogos Corporais para Linguagem, Conhecimento Lógico-Matemático e Desenvolvimento Sócio-afetivoAbstract: The purpose of this dissertation is to present a suggested curriculum for 02 to 03 year old children enrolled in day-care centers, and proposals for the organization, implementation, development, and evaluation of said curriculum. The dissertation is based on structured knowledge in the interdisciplinary fieId comprising physical education, anthropology, and education. The theoretical foundation adopted was that of interactionist constructivism based on Jean Piaget' s genetic theory and on L. S. Vygotsky' s theory of the sociocultural origins of higher psychological processes. The suggested curriculum was implemented in two public day-care centers in the City of São Paulo that cater for children from a very low income bracket environment. The study' s basic assumptions are that day-care centers constitute a privileged site for triggering directed educational efforts; that children are entitled to quality education as of birth; and that human learning is a social activity by means of which children acquire knowledge ttom the people surrounding them. This paper' s main themes are: body games for the development of language skilIs; logico-mathematical knowledge, and socioaffective developmentMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-Saviani, DermevalPérez Gallardo, Jorge SergioUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGaragnani, Aracelis1996info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf142f. : il.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135470porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:32Zoai::135470Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:32Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
title Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
spellingShingle Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
Garagnani, Aracelis
Creches - Planejamento
Educação pré-escolar
title_short Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
title_full Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
title_fullStr Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
title_full_unstemmed Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
title_sort Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos : teoria e pratica
author Garagnani, Aracelis
author_facet Garagnani, Aracelis
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Ferreira, Maria Beatriz Rocha, 1950-
Saviani, Dermeval
Pérez Gallardo, Jorge Sergio
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física
Programa de Pós-Graduação em Educação Física
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Garagnani, Aracelis
dc.subject.por.fl_str_mv Creches - Planejamento
Educação pré-escolar
topic Creches - Planejamento
Educação pré-escolar
description Orientador: Maria Beatriz Rocha Ferreira
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Enc.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645
GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Enc.)
GARAGNANI, Aracelis. Conteudo curricular para crianças de creche de dois a tres anos: teoria e pratica. 1996. 142f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586645
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135470
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
142f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188816348512256