Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Conde, Narriman Rodrigues
Data de Publicação: 1996
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249
Resumo: Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
id UNICAMP-30_c746b9e8e8e3dbc3d94ecea28463fb80
oai_identifier_str oai::102482
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de criançasContos de fadaTextos infantisEnsino de primeiro grauLiteratura infantojuvenilOrientador: Ezequiel Theodoro da SilvaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O presente trabalho, fruto da inquietação e do questionamento da experiência docente da autora, é o relato da prática pedagógica no ensino de leitura/escrita, realizada com uma turma de 23 série da Escola de 10 grau - Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte - MG, no ano de 1992. Esta prática visava à formação do sujeito/ escritor iniciante, cujo espaço da sala de aula era constituído de núcleos de atividades, que privilegiavam a leitura, como a Hora do Conto, a Biblioteca de Classe e, por extensão, a Biblioteca Escolar. A Hora do Conto configurou-se no eixo fundamental do trabalho de leitura/escrita nessa turma, quando, além de outras leituras, os contos de fadas tinham o seu lugar de destaque. A ênfase dada a essa literatura reside na sua linguagem reveladora de um conteúdo e forma peculiares às crianças do Ciclo Básico. Os contos de fadas mostraram-se matéria-prima valiosa, no sentido de auxiliar as crianças na construção de textos com unidade significativa global, ou seja, suas produções escritas apresentaram conhecimento textual, unidade temática e discursiva. Um outro aspecto também evidenciado neste estudo é a possibilidade da revelação do sujeito pela escrita, ou seja, nos seus textos as crianças revelaram seus desejos, medos, angústias, etc. A dissertação contém, basicamente, dois momentos que se completam. No pnmeuo momento, a professora/pesquisadora descreve as "pegadas" de sua prática pedagógica como alfabetizadora da instituição acima referida e sobre elas reflete. No segundo momento, promove um diálogo com as produções escritas dos seus alunos, evidenciando, no conjunto de textos analisados, como os mesmos foram tecidos - um verdadeiro mosaico textual - em que cada trecho colorido e dinâmico se funde ao outro dando corpo ao texto, legitimando-o como uma obra original, singular e únicaAbstract: The present paper is a result of the restlessness and questioning of the author about his own teaching experience. It is a report of an educational practice on the teaching of reading/writing, accomplished with a group of 2nd grade of the "Escola de 10 grau - Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais" at Belo Horizonte City, in the year of 1992. The practice aimed the formation of the beginner reader/writer subject, whose space in the classroom was constituted of nuclei of activities that give privilege to reading, as in the "Hora do Conto" (hour of tales), in the Classroom Library, and by extension, in the School Library. The "Hora do Conto" became the fundamental axis of the work in reading/writing to this group, when besides other kinds of reading, the fairy tales had an outstanding place. The emphasis given to this kind of literature resides on its style, disclosing contents and manners, characteristics of the children attending to the basic classes. Another aspect also shown on this study is the possibility of the subject being revealed by his piece of writing, that means, on their texts the children show and hide at the same time, their wishes, fears, anxieties. The Fairy Tales appeared as a worthful primary matter, to help the children in the construction of texts with global meaning unity, that means their written productions presented textual knowledge, thematic and discourse unity. The dissertation basically contains two moments that complete each other. At the first moment the teacher/researcher describes and reflects upon the "foot steps" of her pedagogic practice as an alphabetizer teacher of the institution cited above. At the second moment she promotes a dialogue with the written productions of her pupils, clarifying on the whole of the analysed texts, how they were woven: a truly textual mosaic, where each colourful and dynamic passage fuses to each other, giving shape to the texts, legitimizing them as original, singular and unique piecesMestradoMetodologia do EnsinoMestre em Educação[s.n.]Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASConde, Narriman Rodrigues19961996-02-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf272f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249CONDE, Narriman Rodrigues. Os contos de fadas na sala de aula: um dialogo com textos de crianças. 1996. 272f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102482porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T07:51:35Zoai::102482Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T07:51:35Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
title Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
spellingShingle Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
Conde, Narriman Rodrigues
Contos de fada
Textos infantis
Ensino de primeiro grau
Literatura infantojuvenil
title_short Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
title_full Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
title_fullStr Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
title_full_unstemmed Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
title_sort Os contos de fadas na sala de aula : um dialogo com textos de crianças
author Conde, Narriman Rodrigues
author_facet Conde, Narriman Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ezequiel Theodoro da, 1948-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Conde, Narriman Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Contos de fada
Textos infantis
Ensino de primeiro grau
Literatura infantojuvenil
topic Contos de fada
Textos infantis
Ensino de primeiro grau
Literatura infantojuvenil
description Orientador: Ezequiel Theodoro da Silva
publishDate 1996
dc.date.none.fl_str_mv 1996
1996-02-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249
CONDE, Narriman Rodrigues. Os contos de fadas na sala de aula: um dialogo com textos de crianças. 1996. 272f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
CONDE, Narriman Rodrigues. Os contos de fadas na sala de aula: um dialogo com textos de crianças. 1996. 272f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1583249
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/102482
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
272f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188783782887424