Análise da equipe de basquete a partir do tratamento integrado de variáveis cinemáticas associadas à demanda de esforço dos jogadores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Calderani Junior, Anderson, 1991-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641811
Resumo: Orientadores: Milton Shoiti Misuta, Luciano Allegretti Mercadante
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spelling Análise da equipe de basquete a partir do tratamento integrado de variáveis cinemáticas associadas à demanda de esforço dos jogadoresBasketball team analysis based on the integrated treatment of kinematic variables associated with player's effort demandBiomecânicaCinemáticaTreinamentoEsportes coletivosEsportesVelocidadeBiomechanicsKinematicsTrainingTeam sportSportsVelocityOrientadores: Milton Shoiti Misuta, Luciano Allegretti MercadanteTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FísicaResumo: Introdução: A quantificação da demanda de esforços durante a atividade competitiva é um dos focos mais adotados por pesquisadores e membros das comissões técnicas nos últimos anos. Nesse sentido, quantificar ações de baixa, média e alta intensidade viabiliza a obtenção de informações a respeito da variação de carga durante o jogo. Sendo o basquetebol uma modalidade que exige dos jogadores a execução de múltiplas acelerações e que estas acontecem de maneira mais significativa em certas situações de jogo, é provável que estas exigências possam influenciar a eficiência da execução de movimentações táticas e, consequentemente, a eficácia nas finalizações. Objetivo: Propor e aplicar dois métodos de análise de movimentação conjunta de equipes de basquetebol a partir de duas propostas de tratamento integrado de variáveis cinemáticas associadas a demanda de esforços. Métodos: A distância percorrida pelo jogador foi calculada a partir da soma das distâncias percorrida pelo jogador a cada mudança de frame no vídeo, assim como o cálculo da velocidade instantânea para a determinação da intensidade. A aceleração foi obtida por derivada da velocidade. Considerando as posições de cada jogador da equipe (J1t, J2t, J3t, J4t, J5t), para cada instante medido, foram somados os cinco valores dos jogadores de cada equipe, atacante e defensora, obtendo a distância percorrida da equipe (DPequipe), a velocidade da equipe (Vequipe) e a aceleração da equipe (Aequipe), referente a equipe toda (atacantes e defensores). Para a norma de Frobenius, estruturou-se uma matriz de dados para o cálculo proposto, onde para cada frame do trecho do ataque posicionado foi construída uma matriz A5x3. Nesta matriz, as variáveis cinemáticas velocidade, aceleração e distância percorrida estão colocadas nas linhas, referente a cada jogador nas colunas. A norma de Frobenius é calculada baseado nesta matriz. Resultados: Para atacantes ataques sem 1x1, as diferenças entre velocidades de equipe se deram entre a finalização errada (10,3 ± 4,2 m/s) e turnovers (8,6 ± 2,0 m/s). Para defensores, os turnovers (7,1 ± 1,9 m/s) se diferenciaram em relação as finalizações erradas e certas. Para as situações com 1x1 não se apresentam diferença significativa, com exceção da aceleração de equipe dos atacantes nas finalizações certas (4,7 ± 0,9 m/s²), maior do que turnovers (4,4 ± 0,8 m/s²), e a aceleração relativa, com médias maiores nos ataques com finalizações certas (0,9 ± 0,8 m/s²) do que erradas (0,9 ± 0,8 m/s²) e turnover (0,5 ± 0,4 m/s²). Conclusão: Os métodos de análise integrada de variáveis cinemáticas se mostraram promissor para a obtenção de indicadores sobre a movimentação conjunta de equipes de basquetebol. Porém a norma de Frobenius, ainda não necessários mais estudos para entender os indicadores de sucesso nas diferentes situações de ataque, dado que o valor é resultado da interação de três variáveis cinemáticas de 5 jogadores de uma mesma equipe, não sendo, portanto, possível estabelecer se os maiores valores da norma são associados à maiores valores de velocidade e/ou aceleração nas movimentações conjuntas ou uma interação diferente dessas variáveis quando comparadas a um valor de norma menorAbstract: Introduction: The quantification of effort demand during competitive activity is one of the focuses most adopted by researchers and members of technical commissions in recent years. Therefore, quantifying low, medium and high intensity efforts allows to obtain information about the load variation during the game. Since basketball is a modality that requires players to perform multiple accelerations and that it happens more significantly in certain game situations, it is likely that these requirements may influence the efficiency of the execution of tactical movements and, consequently, the effectiveness in finalization. Objective: To propose and apply two methods to analyze the collective movement of basketball teams from two proposals for the integrated treatment of kinematic variables associated with effort demand. Methods: The distance covered by the player was calculated by summing the distances covered by the player at each frame change in the video, as also the calculated instantaneous velocity to determine the intensity. Acceleration was obtained by the velocity derivation. Considering the positions of each team player (J1t, J2t, J3t, J4t, J5t), for each instant time measured, the five values of the players of each offensive and defensive teams, were gathered, obtaining the team’s distance covered (DPteam), team’s velocitiy (Vteam) and team’s acceleration (Ateam), which was referred to the whole team (offensive and defensive). For the Frobenius’s norm, a data matrix was structured for the proposed calculation, where for each frame of the positioned attack situation an A5x3 matrix was built. In this matrix, the kinematic variables speed, acceleration and distance covered were placed in the lines, referring to each player, that were organized by columns. The Frobenius’s norm is calculated based at this matrix. Results: For offensive players in the positioning attacks without 1v1 situation, the differences between team’ s velocity were found between failed shots (10.3 ± 4.2 m/s) and turnovers (8.6 ± 2.0 m/s). For defenders, turnovers (7.1 ± 1.9 m/s) differed in relation to the failed and successful shots. For positional attacks with 1x1 situation there were no significant difference, with the exception of the attackers' acceleration in the successful shots (4.7 ± 0.9 m/s²), greater than turnovers (4.4 ± 0.8 m/s²), and relative acceleration, and means in attacks with successful shots (0.9 ± 0.8 m/s²) which were higher than failed shots (0.9 ± 0.8 m/s²) and turnovers (0.5 ± 0.4 m/s²). Conclusion: The methods of integrated analysis of kinematic variables proved to be promising in order to obtain indicators on the collective movement of basketball teams. However, for the Frobenius’s norm, further studies are needed to understand the indicators of success in different attack situations, since the value is the result of three kinematic variables interaction from 5 players in a same team, being not possible, for a while, to establish whether a higher norm values are associated to higher velocity and/or acceleration values in collective movement or to different interactions of these variables when compared to a lower norm valueDoutoradoBiodinâmica do Movimento e EsporteDoutor em Educação FísicaCAPES001[s.n.]Misuta, Milton Shoiti, 1970-Mercadante, Luciano Allegretti, 1958-Santiago, Paulo Roberto PereiraDaniel, José FranciscoMoura, Felipe ArrudaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCalderani Junior, Anderson, 1991-20212021-04-29T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (116 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641811CALDERANI JUNIOR, Anderson. Análise da equipe de basquete a partir do tratamento integrado de variáveis cinemáticas associadas à demanda de esforço dos jogadores. 2021. 1 recurso online (116 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Física, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641811. 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