Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Luciana Haddad, 1980-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644
Resumo: Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
id UNICAMP-30_c782826fe85b028d6c7ae9a8a6ceb32e
oai_identifier_str oai::943140
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formaçãoAesthetic education and teacher practice : sensitivity and training exerciseEducação estéticaFormação de professoresPercepçãoExperiência estéticaAesthetic educationTeacher trainingPerceptionAesthetic experienceOrientador: Ana Maria Falcão de AragãoTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Ao dialogar com presente texto, o leitor irá se deparar com uma investigação desenvolvida a partir das experiências de um grupo de formação continuada, para o qual foram convidados abertamente professores de Educação Básica que manifestassem interesse em participar de atividades em Educação Estética. A pesquisa analisa o impacto das experiências estéticas vivenciadas pelos participantes a partir das situações cotidianas e das reflexões ocasionadas pela própria prática profissional, colocadas em relação às propostas desenvolvidas nos encontros de formação. Foram produzidos e avaliados dados referentes às percepções das professoras diante das experiências que participam. Para tanto, diversas estratégias de criação e fruição em Arte foram contempladas no processo formativo das docentes, contribuindo também para o estabelecimento de diálogo e a ampliação de seu repertório cultural. Contando com referencial teórico pautado na abordagem Histórico-Cultural, articulo tais pressupostos com contribuições do campo da Filosofia da Educação e de autores que abordam temas referentes à Formação Docente, Reflexividade e Educação Estética. Com o intuito de fazer o entrelaçamento entre tais conceitos e as experiências vividas nos grupos de formação, pautei-me na abordagem qualitativa com utilização de diferentes instrumentos metodológicos, que oferecem múltiplas imagens dos saberes e das experiências dos docentes. Os eixos de análise dos dados dialogam entre si e mostram-se interdependentes, ainda que carreguem características distintas das descobertas e avanços das professoras ao longo da trajetória vivida. Foram analisados especificamente os aspectos referentes aos conhecimentos sensíveis, às construções narrativas, à experiência artística e aos processos reflexivos suscitados, elementos ressaltados pelas próprias professoras como potencialmente formativos. Finalizo o trabalho com as lições perceptíveis no recorte feito, transferindo para o chão da escola as principais constatações observadas ao longo da pesquisa. Sinalizo, assim, ser indispensável o exercício formativo de sensibilização que permitirá ao professor perceber sua potencialidade de atuação cotidiana, produzindo contextos que propiciem a criação e a formação sensível dos alunos.Abstracr: To fully understand the context of this work, the reader is going to come across a research developed from the experiences of a group of continuing education, to which were invited openly Basic Education teachers who manifest an interest in participating in activities in Aesthetic Education. The research analyzes the impact of aesthetic experiences experienced by participants from daily situations and reflections caused by their professional practice, placed on the proposals developed in training meetings. We've produced and evaluated data regarding the perceptions of teachers on the experiences involved. In order to accomplish my objectives, various strategies of creation and enjoyment in art were covered in the training process of teachers, also contributing to the establishment of dialogue and the expansion of their cultural repertoire. Relying on theoretical framework grounded in a historical-cultural approach, articulate these assumptions with contributions from the field of philosophy of education and authors covering topics related to Teacher Training, Reflexivity and Aesthetic Education. In order to make the entanglement between these concepts and experiences in training groups I guided my work in the qualitative approach using different methodological tools, which provide multiple images of knowledge and experience of teachers. The parameters of analysis are related to each other and are also interdependent, even though they have distinct characteristics of discoveries and advances of the teachers along the trajectory. Specific aspects relating to sensitive knowledge, the narrative constructions, artistic experience and raised reflective processes, elements highlighted by teachers themselves as potentially formative were analyzed. I finish the work with the lessons in noticeable clipping done, by transferring to the school context the main findings observed during the research. I emphasize thus be indispensable formative exercise of awareness that enable the teacher to realize its potential for daily performance, producing contexts conducive to the creation and sensitive training of studentsDoutoradoPsicologia EducacionalDoutora em Educação[s.n.]Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-Silva, Silvia Maria CintraMattar, SumayaDuarte Junior, João FranciscoPrado, Guilherme do Val ToledoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFerreira, Luciana Haddad, 1980-20142014-10-11T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf333 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e prática docente: exercício de sensibilidade e formação. 2014. 333 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/943140porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:35:15Zoai::943140Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:35:15Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
Aesthetic education and teacher practice : sensitivity and training exercise
title Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
spellingShingle Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
Ferreira, Luciana Haddad, 1980-
Educação estética
Formação de professores
Percepção
Experiência estética
Aesthetic education
Teacher training
Perception
Aesthetic experience
title_short Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
title_full Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
title_fullStr Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
title_full_unstemmed Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
title_sort Educação estética e prática docente : exercício de sensibilidade e formação
author Ferreira, Luciana Haddad, 1980-
author_facet Ferreira, Luciana Haddad, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aragão, Ana Maria Falcão de, 1959-
Silva, Silvia Maria Cintra
Mattar, Sumaya
Duarte Junior, João Francisco
Prado, Guilherme do Val Toledo
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Luciana Haddad, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Educação estética
Formação de professores
Percepção
Experiência estética
Aesthetic education
Teacher training
Perception
Aesthetic experience
topic Educação estética
Formação de professores
Percepção
Experiência estética
Aesthetic education
Teacher training
Perception
Aesthetic experience
description Orientador: Ana Maria Falcão de Aragão
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
2014-10-11T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644
FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e prática docente: exercício de sensibilidade e formação. 2014. 333 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644
identifier_str_mv FERREIRA, Luciana Haddad. Educação estética e prática docente: exercício de sensibilidade e formação. 2014. 333 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1624644. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/943140
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
333 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189113743540224