Campanhas eleitorais brasileiras na internet
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980 |
Resumo: | Orientador: Thomas Patrick Dwyer |
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Campanhas eleitorais brasileiras na internetPropaganda na InternetCampanha eleitoralAnálise de conteúdo (Comunicação)Internet advertisingCampaign literatureContent analysis (Communication)Orientador: Thomas Patrick DwyerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: As campanhas eleitorais têm conquistado um novo espaço, trata-se da rede mundial de computadores, a Internet. Esta pesquisa buscou analisar os sites de campanhas eleitorais na Internet para cargos executivos nas eleições de 1998, 2000, e 2002, iniciando um debate sobre o papel dos meios de comunicação em sociedades democráticas e, em especial, da Internet. Em seguida, faço um levantamento das metodologias aplicadas ao estudo dos meios de comunicação e dos métodos de análise de conteúdo. A pesquisa, então, propõe um método próprio baseado nos indicadores de fluxos de comunicação dos sites. São, portanto, analisados mais de 22 mil dados referentes a 50 sites de campanhas eleitorais. Identifiquei ao mesmo tempo um aumento da personificação do conteúdo e uma discussão política, mais voltada a soluções práticas do que ideológicas. A Internet, no Brasil é uma ferramenta que pode ampliar o debate democrático pelo seu conteúdo mais aprofundado do que o de outros meios de comunicação, apesar de ter identificado, também, barreiras técnicas. Concluo observando que os sites das campanhas eleitorais vem, a cada ano, se modificando em função do desenvolvimento tecnológico e das necessidades, cada vez maiores, de uma sociedade que anseia por mais informaçõesAbstract: Electoral campaigns have moved into a new space formed by the World Wide Web, the Internet. This dissertation analyzes the use of websites in election campaigns in Brazil in the years 1998, 2000 and 2002. In these years mayoral, state governors and presidential campaigns were analyzed. The dissertation also discusses the role of the mass media, and in particular the Internet, in democratic societies. The methodologies used to study the media are analyzed and special attention is paid to the technique of content analysis. This method was adapted from the bibliography in order to empirically study the web sites selected in the three election periods. Over the short time period covered by this dissertation it was possible to identify an increasingly personal content in sites, at the same time as political discussion was seen to be more pragmatic, making proposals of a practical nature, than ideological. Websites in Brazil appear as tools which are capable of widening the democratic debate because they provide more content than is available in other media. The research also detected the role of technological change, as internet technology permits the use of new resources, these are incorporated into web sites which change to accompany technological evolution. Politicians who use websites seek to provide citizens with greater information than would be otherwise available, however, this is provided in a space which is increasingly configured and controlled in function of the needs and perceptions of the candidateMestradoMestre em Ciência Política[s.n.]Dwyer, Thomas Patrick, 1952-Speck, Bruno WilhelmMachado, Jorge Alberto SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandez, Rogerio Garcia20052005-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980FERNANDEZ, Rogerio Garcia. Campanhas eleitorais brasileiras na internet. 2005. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:26Zoai::362362Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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