Campanhas eleitorais brasileiras na internet

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandez, Rogerio Garcia
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980
Resumo: Orientador: Thomas Patrick Dwyer
id UNICAMP-30_c79cb6dbe88f5b6e96e7793e6d0e8816
oai_identifier_str oai::362362
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Campanhas eleitorais brasileiras na internetPropaganda na InternetCampanha eleitoralAnálise de conteúdo (Comunicação)Internet advertisingCampaign literatureContent analysis (Communication)Orientador: Thomas Patrick DwyerDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: As campanhas eleitorais têm conquistado um novo espaço, trata-se da rede mundial de computadores, a Internet. Esta pesquisa buscou analisar os sites de campanhas eleitorais na Internet para cargos executivos nas eleições de 1998, 2000, e 2002, iniciando um debate sobre o papel dos meios de comunicação em sociedades democráticas e, em especial, da Internet. Em seguida, faço um levantamento das metodologias aplicadas ao estudo dos meios de comunicação e dos métodos de análise de conteúdo. A pesquisa, então, propõe um método próprio baseado nos indicadores de fluxos de comunicação dos sites. São, portanto, analisados mais de 22 mil dados referentes a 50 sites de campanhas eleitorais. Identifiquei ao mesmo tempo um aumento da personificação do conteúdo e uma discussão política, mais voltada a soluções práticas do que ideológicas. A Internet, no Brasil é uma ferramenta que pode ampliar o debate democrático pelo seu conteúdo mais aprofundado do que o de outros meios de comunicação, apesar de ter identificado, também, barreiras técnicas. Concluo observando que os sites das campanhas eleitorais vem, a cada ano, se modificando em função do desenvolvimento tecnológico e das necessidades, cada vez maiores, de uma sociedade que anseia por mais informaçõesAbstract: Electoral campaigns have moved into a new space formed by the World Wide Web, the Internet. This dissertation analyzes the use of websites in election campaigns in Brazil in the years 1998, 2000 and 2002. In these years mayoral, state governors and presidential campaigns were analyzed. The dissertation also discusses the role of the mass media, and in particular the Internet, in democratic societies. The methodologies used to study the media are analyzed and special attention is paid to the technique of content analysis. This method was adapted from the bibliography in order to empirically study the web sites selected in the three election periods. Over the short time period covered by this dissertation it was possible to identify an increasingly personal content in sites, at the same time as political discussion was seen to be more pragmatic, making proposals of a practical nature, than ideological. Websites in Brazil appear as tools which are capable of widening the democratic debate because they provide more content than is available in other media. The research also detected the role of technological change, as internet technology permits the use of new resources, these are incorporated into web sites which change to accompany technological evolution. Politicians who use websites seek to provide citizens with greater information than would be otherwise available, however, this is provided in a space which is increasingly configured and controlled in function of the needs and perceptions of the candidateMestradoMestre em Ciência Política[s.n.]Dwyer, Thomas Patrick, 1952-Speck, Bruno WilhelmMachado, Jorge Alberto SilvaUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASFernandez, Rogerio Garcia20052005-04-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf136 p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980FERNANDEZ, Rogerio Garcia. Campanhas eleitorais brasileiras na internet. 2005. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980. Acesso em: 14 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362362porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:26:26Zoai::362362Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:26:26Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Campanhas eleitorais brasileiras na internet
title Campanhas eleitorais brasileiras na internet
spellingShingle Campanhas eleitorais brasileiras na internet
Fernandez, Rogerio Garcia
Propaganda na Internet
Campanha eleitoral
Análise de conteúdo (Comunicação)
Internet advertising
Campaign literature
Content analysis (Communication)
title_short Campanhas eleitorais brasileiras na internet
title_full Campanhas eleitorais brasileiras na internet
title_fullStr Campanhas eleitorais brasileiras na internet
title_full_unstemmed Campanhas eleitorais brasileiras na internet
title_sort Campanhas eleitorais brasileiras na internet
author Fernandez, Rogerio Garcia
author_facet Fernandez, Rogerio Garcia
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Dwyer, Thomas Patrick, 1952-
Speck, Bruno Wilhelm
Machado, Jorge Alberto Silva
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandez, Rogerio Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Propaganda na Internet
Campanha eleitoral
Análise de conteúdo (Comunicação)
Internet advertising
Campaign literature
Content analysis (Communication)
topic Propaganda na Internet
Campanha eleitoral
Análise de conteúdo (Comunicação)
Internet advertising
Campaign literature
Content analysis (Communication)
description Orientador: Thomas Patrick Dwyer
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-04-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980
FERNANDEZ, Rogerio Garcia. Campanhas eleitorais brasileiras na internet. 2005. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980. Acesso em: 14 mai. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
FERNANDEZ, Rogerio Garcia. Campanhas eleitorais brasileiras na internet. 2005. 136 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980. Acesso em: 14 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/362362
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
136 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138408879095808