Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990-
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340
Resumo: Orientador: Regina Machado
id UNICAMP-30_c82cab7723ad76f9b38ebdc41426ffc0
oai_identifier_str oai::1384356
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileirasVoice, guitar and meaning : a discussion based on analysis of compositions and interpretations of brazilian guitar singersMúsica - ExecuçãoViolãoCantoMúsica popular brasileiraCançõesMúsica - SemióticaMúsica - Análise, apreciaçãoMusical performanceGuitarSingingBrazilian popular musicSongsMusic - SemioticsMusic appreciationOrientador: Regina MachadoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A integração voz e violão possui um profundo vínculo com a consolidação da canção popular no Brasil. O objetivo desta pesquisa é compreender esta relação do ponto de vista de suas possibilidades semânticas quando voz e violão são utilizados como meio de expressão para a realização de canção popular brasileira. Para tanto, analisaremos as músicas "Passarinho" (Joyce Moreno/Mário Quintana) e "Mansa Fúria" (Josyara), partindo da aplicação da teoria Semiótica da Canção (Luiz Tatit) e do modelo analítico da Semiótica do Canto Popular (Regina Machado) somados à uma proposta de ampliação do processo analítico para uma etapa adicional que tratará especificamente das conexões estabelecidas entre voz e violão. Além disso, teremos, como conteúdo musical utilizado para as análises, o resultado de um recorte de escutas obtido a partir de escuta de fonogramas e álbuns de canções executados, arranjados e/ou compostos por cantoras brasileiras que se acompanham ao violãoAbstract: The integration of voice and guitar has a deep link with the consolidation of popular songs in Brazil. The objective of this research is to understand this relationship from the point of view of the semantic possibilities of integrating voice and guitar when used as a means of expression for the performance of Brazilian popular songs. Therefore, we will analyze the songs "Passarinho" (Joyce Moreno/Mário Quintana) and Mansa Fúria (Josyara), based on the application of the Semiotics of Song theory (Luiz Tatit) and the analytical model of the Semiotics of Popular Singing (Regina Machado) added to a proposal to expand the analytical process to an additional stage that will specifically address of aspects of integration of voice and guitar. Furthermore, as musical content used for the analyses, we will have the result of a listening sample obtained from listening to phonograms and albums of songs performed, arranged and/or composed by Brazilian singers who accompany themselves on guitarAbertoMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES88887.659851/2021-00[s.n.]Machado, Regina, 1964-Tiné, Paulo José de SiqueiraNunes, Thais dos Guimarães AlvimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarum, Ana Lis de Nobrega, 1990-20232023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384356Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384356Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-11T18:22:59Zoai::1384356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-11T18:22:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
Voice, guitar and meaning : a discussion based on analysis of compositions and interpretations of brazilian guitar singers
title Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
spellingShingle Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990-
Música - Execução
Violão
Canto
Música popular brasileira
Canções
Música - Semiótica
Música - Análise, apreciação
Musical performance
Guitar
Singing
Brazilian popular music
Songs
Music - Semiotics
Music appreciation
title_short Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
title_full Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
title_fullStr Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
title_full_unstemmed Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
title_sort Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
author Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990-
author_facet Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Machado, Regina, 1964-
Tiné, Paulo José de Siqueira
Nunes, Thais dos Guimarães Alvim
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990-
dc.subject.por.fl_str_mv Música - Execução
Violão
Canto
Música popular brasileira
Canções
Música - Semiótica
Música - Análise, apreciação
Musical performance
Guitar
Singing
Brazilian popular music
Songs
Music - Semiotics
Music appreciation
topic Música - Execução
Violão
Canto
Música popular brasileira
Canções
Música - Semiótica
Música - Análise, apreciação
Musical performance
Guitar
Singing
Brazilian popular music
Songs
Music - Semiotics
Music appreciation
description Orientador: Regina Machado
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023
2023-12-20T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340
MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340
identifier_str_mv MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384356
Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384356
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189197434585088