Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340 |
Resumo: | Orientador: Regina Machado |
id |
UNICAMP-30_c82cab7723ad76f9b38ebdc41426ffc0 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1384356 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileirasVoice, guitar and meaning : a discussion based on analysis of compositions and interpretations of brazilian guitar singersMúsica - ExecuçãoViolãoCantoMúsica popular brasileiraCançõesMúsica - SemióticaMúsica - Análise, apreciaçãoMusical performanceGuitarSingingBrazilian popular musicSongsMusic - SemioticsMusic appreciationOrientador: Regina MachadoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: A integração voz e violão possui um profundo vínculo com a consolidação da canção popular no Brasil. O objetivo desta pesquisa é compreender esta relação do ponto de vista de suas possibilidades semânticas quando voz e violão são utilizados como meio de expressão para a realização de canção popular brasileira. Para tanto, analisaremos as músicas "Passarinho" (Joyce Moreno/Mário Quintana) e "Mansa Fúria" (Josyara), partindo da aplicação da teoria Semiótica da Canção (Luiz Tatit) e do modelo analítico da Semiótica do Canto Popular (Regina Machado) somados à uma proposta de ampliação do processo analítico para uma etapa adicional que tratará especificamente das conexões estabelecidas entre voz e violão. Além disso, teremos, como conteúdo musical utilizado para as análises, o resultado de um recorte de escutas obtido a partir de escuta de fonogramas e álbuns de canções executados, arranjados e/ou compostos por cantoras brasileiras que se acompanham ao violãoAbstract: The integration of voice and guitar has a deep link with the consolidation of popular songs in Brazil. The objective of this research is to understand this relationship from the point of view of the semantic possibilities of integrating voice and guitar when used as a means of expression for the performance of Brazilian popular songs. Therefore, we will analyze the songs "Passarinho" (Joyce Moreno/Mário Quintana) and Mansa Fúria (Josyara), based on the application of the Semiotics of Song theory (Luiz Tatit) and the analytical model of the Semiotics of Popular Singing (Regina Machado) added to a proposal to expand the analytical process to an additional stage that will specifically address of aspects of integration of voice and guitar. Furthermore, as musical content used for the analyses, we will have the result of a listening sample obtained from listening to phonograms and albums of songs performed, arranged and/or composed by Brazilian singers who accompany themselves on guitarAbertoMestradoMúsica, Teoria, Criação e PráticaMestra em MúsicaCAPES88887.659851/2021-00[s.n.]Machado, Regina, 1964-Tiné, Paulo José de SiqueiraNunes, Thais dos Guimarães AlvimUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarum, Ana Lis de Nobrega, 1990-20232023-12-20T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384356Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384356Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-05-11T18:22:59Zoai::1384356Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-05-11T18:22:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras Voice, guitar and meaning : a discussion based on analysis of compositions and interpretations of brazilian guitar singers |
title |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
spellingShingle |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990- Música - Execução Violão Canto Música popular brasileira Canções Música - Semiótica Música - Análise, apreciação Musical performance Guitar Singing Brazilian popular music Songs Music - Semiotics Music appreciation |
title_short |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
title_full |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
title_fullStr |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
title_full_unstemmed |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
title_sort |
Voz, violão e sentido : uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras |
author |
Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990- |
author_facet |
Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Machado, Regina, 1964- Tiné, Paulo José de Siqueira Nunes, Thais dos Guimarães Alvim Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes Programa de Pós-Graduação em Música UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Marum, Ana Lis de Nobrega, 1990- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Música - Execução Violão Canto Música popular brasileira Canções Música - Semiótica Música - Análise, apreciação Musical performance Guitar Singing Brazilian popular music Songs Music - Semiotics Music appreciation |
topic |
Música - Execução Violão Canto Música popular brasileira Canções Música - Semiótica Música - Análise, apreciação Musical performance Guitar Singing Brazilian popular music Songs Music - Semiotics Music appreciation |
description |
Orientador: Regina Machado |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023 2023-12-20T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340 MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340 |
identifier_str_mv |
MARUM, Ana Lis de Nobrega. Voz, violão e sentido: uma discussão a partir de análises de composições e interpretações de cantoras violonistas brasileiras. 2023. 1 recurso online (114 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/17340. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1384356 Cover: https://repositorio.unicamp.br/capa/capa?codigo=1384356 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (114 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189197434585088 |