Experiencia social e expressão comica : os Parlapatões, Patifes e Paspalhões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Kruger, Caue
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606948
Resumo: Orientador: Heloisa Pontes
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spelling Experiencia social e expressão comica : os Parlapatões, Patifes e PaspalhõesSocial experience and comic expression : os Parlapatões, Patifes e PaspalhõesComédiaPalhaçosParódiaCircoTeatroComedyClownsParodyCircusTheatreOrientador: Heloisa PontesDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: O desafio da análise sociológica da arte está em esmiuçar as relações entre forma, conteúdo e contexto, indo além das concepções que tratam a arte de forma desconectada do mundo social, concebendo o fenômeno estético como mero ¿reflexo social¿, produto de um ¿gênio criador¿ ou a partir de um ¿modelo ritual de inversão¿. O presente trabalho tem a pretensão de contribuir para a discussão sobre arte e sociedade, uma vez busca compreender e explicar a relação entre a forma expressiva cômica escolhida por um grupo de jovens artistas paulistanos, sua trajetória e o contexto social e artístico no qual se inseriu. A partir dessa perspectiva, pretende demonstrar como as características do grupo Parlapatões, Patifes e Paspalhões (que vieram a se tornar, se não a maior, uma das mais importantes referências de comédia no país), sua linguagem cênica anárquica, sua ¿estética do escracho¿, ancorada na tradição circense, no palhaço, na improvisação e na relação direta com a platéia, se conectam às tradições imemoriais da comédia, mas também, e principalmente, a um ideário e a um modus operandi inscrito no campo teatral brasileiro. Partindo das fecundas inspirações de Victor Turner (1982), Mikhail Bakhtin (1999) e Pierre Bourdieu (2005), bem como de uma incursão histórica no teatro paulistano moderno e uma experiência etnográfica com os Parlapatões, o trabalho destaca como a figura tradicional do palhaço e do circo-teatro passam a ser o suporte de diversos significados específicos no campo teatral das décadas de 80 e 90. Nesse contexto de revalorização da linguagem circense e cômica no teatro, os Parlapatões, Patifes e Paspalhões são, ao mesmo tempo, uma das principais causas e um dos mais irreverentes efeitosAbstract: The challange of the sociology of art is to associate form, content and context, going further than the analysis that treat art and its social world separately (as a ¿reflex¿, accomplishment of a genius or based in a ritual model of inversion). This work aims to contribute to the discussion between art and society, once it intends to understand and explain the relation between the comic form of expression chosen by a group of young artists of São Paulo, its career and the context in which it was inserted. Starting from this point of view, it intents to show how the characteristics of the group Parlapatões, Patifes e Paspalhões (that have become one of the major references in comedy of Brazil), its anarchic language, its derisive style, improvisation and the direct relation with the audience based on the clown and the circus tradition, are connected with the old tradition of comedy, but as well, and mainly, with an modus operandi of the brazilian theater. Inspired by Victor Turner (1982), Mikhail Bakhtin (1999) and Pierre Bourdieu (2005), this work combines one incursion in the history of modern theater in São Paulo and an ethnographic experience to argue that the figure of the clown chosen by the group absorb many specific meanings in the theatre world of the eighty and ninety decades. In this context of valorization of the language of the circus and clowns, the Parlapatões, Patifes e Paspalhões, are one of its main causes, and also one of the most irreverent effectsMestradoAntropologia SocialMestre em Antropologia Social[s.n.]Pontes, Heloísa André, 1959-Bolognesi, Mario BernardoThomaz, Omar RibeiroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Antropologia SocialUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASKruger, Caue20082008-06-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf166p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606948KRUGER, Caue. Experiencia social e expressão comica: os Parlapatões, Patifes e Paspalhões. 2008. 166p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1606948. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/423668porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T05:10:22Zoai::423668Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T05:10:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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