Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Lucas Rosa, 1989-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410
Resumo: Orientador: Josianne Francia Cerasoli
id UNICAMP-30_c92e8ce13531133f8f9f11c7393fd115
oai_identifier_str oai::1129479
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de CampinasCity at stake : a boardgame proposal for Campinas city local history teachingEnsino de históriaJogosHistória localCidades e vilas - HistóriaCampinas (SP) - HistóriaHistory teachingGamesLocal historyCities and towns - HistoryCampinas (SP) - HistoryOrientador: Josianne Francia CerasoliDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências HumanasResumo: A presente dissertação propõe a criação de um jogo baseado na história da cidade de Campinas-SP e a partir dele contempla três objetivos complementares: desenvolver o jogo como ferramenta pedagógica para o ensino de história na educação básica; discutir os usos e transformações ocorridos na cidade; refletir sobre a vida urbana contemporânea, com especial atenção para esta localidade. O recorte temático compreende a implantação do Plano de Melhoramentos Urbanos, proposto pelo engenheiro-arquiteto Prestes Maia na década de 1930 e desenvolvido nas décadas seguintes. Almeja-se proporcionar de forma dinâmica a reflexão dos estudantes sobre as tensões e contradições na execução do projeto urbanístico em questão, identificando os diferentes interesses envolvidos e os impactos causados ao longo das intervenções previstas para a cidade. De forma complementar, busca-se a promoção, no ensino básico, de um trabalho de história referenciado localmente: uma maneira de romper com a tradicional reincidência de análises históricas macroanalíticas, generalizantes e pretensamente nacionais. Essa ferramenta pedagógica propõe uma variação de escalas tradicionais de análise no saber histórico escolar, colocando os espaços próximos à comunidade escolar como objetos centrais de estudos, favorecendo um conhecimento mais complexo, diverso e enriquecedor. Portanto, o produto didático proposto pretende, ao mesmo tempo, levantar os conhecimentos oriundos da investigação dos estudantes sobre as contradições existentes no Plano de Melhoramentos Urbanos e relacioná-los a uma reflexão a respeito da cidade, tal como existe hojeAbstract: This work seeks to create a game as a pedagogical tool for history teaching about Campinas-SP city. The thematic approach concerns the execution of the "Plano de Melhoramentos Urbanos" (Urban Improvements Plan), made in the 1930s and proposed by the engineer-architect Prestes Maia. It aims to propose, in a dynamic approach, reflections about the tensions that emerged as the plan interventions were implemented, identifying the different interests related to the Plan and the impacts caused on Campinas' city and inhabitants. Also, this game seeks to offer a tool for teaching local history in basic education, varying the traditional and macro analytical approaches constantly used in Brazilian schools. For this, we propose a variation on scales of analysis studied in history classes, involving locations familiar to the school community as objects of history studies, providing a more complex and diverse knowledge. Therefore, more than just analyzing the historical changes during the city intervention related to the Plan, this work also attempts to provide reflections about the contemporary Campinas city, which is also experiencing continuous transformations, contradictions, and conflictMestradoEnsino de HistóriaMestre em Ensino de HistóriaCAPES[s.n.]Cerasoli, Josianne Francia, 1972-Hadler, Maria Silvia DuarteCarvalho, Aline Vieira deUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em Ensino de HistóriaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Lucas Rosa, 1989-20202020-03-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410PEREIRA, Lucas Rosa. Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas. 2020. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129479Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-07-31T10:51:18Zoai::1129479Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-07-31T10:51:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
City at stake : a boardgame proposal for Campinas city local history teaching
title Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
spellingShingle Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
Pereira, Lucas Rosa, 1989-
Ensino de história
Jogos
História local
Cidades e vilas - História
Campinas (SP) - História
History teaching
Games
Local history
Cities and towns - History
Campinas (SP) - History
title_short Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
title_full Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
title_fullStr Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
title_full_unstemmed Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
title_sort Cidade em jogo : uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas
author Pereira, Lucas Rosa, 1989-
author_facet Pereira, Lucas Rosa, 1989-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cerasoli, Josianne Francia, 1972-
Hadler, Maria Silvia Duarte
Carvalho, Aline Vieira de
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Lucas Rosa, 1989-
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de história
Jogos
História local
Cidades e vilas - História
Campinas (SP) - História
History teaching
Games
Local history
Cities and towns - History
Campinas (SP) - History
topic Ensino de história
Jogos
História local
Cidades e vilas - História
Campinas (SP) - História
History teaching
Games
Local history
Cities and towns - History
Campinas (SP) - History
description Orientador: Josianne Francia Cerasoli
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-03-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410
PEREIRA, Lucas Rosa. Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas. 2020. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410
identifier_str_mv PEREIRA, Lucas Rosa. Cidade em jogo: uma proposta para o ensino de história local da cidade de Campinas. 2020. 1 recurso online (180 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639410. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1129479
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (180 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138552681857024