A infra-estrutura de transporte e desenvolvimento agricola na região centro-oeste
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589968 |
Resumo: | Orientador: Rinaldo Barcia Fonseca |
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A infra-estrutura de transporte e desenvolvimento agricola na região centro-oesteTransporteProjetos de desenvolvimento agrícolaBrasil, Centro-Oeste - TransportesOrientador: Rinaldo Barcia FonsecaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de EconomiaResumo: A soja aparece na produção agrícola do Centro-Oeste na década de setenta.Entretanto, sua expansão ocorre com maior ímpeto somente a partir de meados da década de oitenta. Embora sua importância no cenário agrícola regional seja, portanto, relativamente recente, sua capacidade de transformação da estrutura econômica da região se fez sentir com grande velocidade. Basta mencionar, neste sentido, que o número de empreendimentos comerciais e industriais ligados à soja instalados na região foi mais que decuplicado em apenas 5 anos, passando de 3 unidades industriais para 37 entre 1985 e 1990. O PIB e as exportações regionais vêm crescendo muito acima da média nacional. A presença, ao ladoda soja, de uma forte produção de milhoe a possibilidade de recuperação da produção regional de trigo indicam amplas possibilidades de desenvolvimento da pecuária e da agroindústria regionais, dada a sinergia existente entre a produção de grãos e a produção de carnes (via produção de rações para aves). O grande gargalo que poderá bloquear este curso é a precariedade da infra-estruturar egional, particularmente seu sistema de transportes. Assim, é de se esperar que o desenvolvimento da infra-estrutura, melhorando as ligações da região com os mercados nacional e internacional, potencializará o crescimento da agricultura e da agroindústria do Centro-Oeste. A análise deste processo é o objeto central da presente dissertaçãoAbstract: Not informed.MestradoEconomia Agrícola e AgráriaMestre em Desenvolvimeto Econômico, Espaço e Meio Ambiente[s.n.]Fonseca, Rinaldo Barcia, 1942-Ortega, Antonio CésarBelik, WalterUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de EconomiaPrograma de Pós-Graduação em Desenvolvimento EconômicoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPires, Murilo Jose de Souza20002000-11-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589968PIRES, Murilo Jose de Souza. A infra-estrutura de transporte e desenvolvimento agricola na região centro-oeste. 2000. 153p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Economia, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1589968. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/206447porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-07T16:27:24Zoai::206447Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-11-07T16:27:24Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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