Estudo de otimização das operações com tubo flexivel e nitrogenio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bianco, Luis Carlos Baralho
Data de Publicação: 1990
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575005
Resumo: Orientador: Antonio Carlos Bannwart
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spelling Estudo de otimização das operações com tubo flexivel e nitrogenioFluídosEscoamentoPetróleoEngenharia do petróleoOrientador: Antonio Carlos BannwartDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: Desenvolve-se neste trabalho um estudo a respeito dos fenômenos de escoamento envolvidos nas operações de "jet-lifting", objetivando reduzir o consumo de nitrogênio, maximizar o volume de fluido recuperado e diminuir o tempo de operação. Concebeu-se e foi construída uma coluna de testes, composta de um tubo de produção de 0,062 m DI (2,441 pol) e um "flexitubo" de 0,0254 m DE (1,0 pol) , interno ao primeiro, que procura simular a situação real de operação do "jet-lifting". Determinou-se experimentalmente, os fatores de fricção monofásicos para o escoamento de ar e de água em geometria anular, assim como o fator de fricção para o escoamento de ar no interior de tubo flexível. Para este estudo, foi calculada analiticamente a tensão de cisalhamento média nas paredes de um anular excêntrico. Elaborou-se um modelo numérico baseado na equação do balanço da quantidade de movimento, que procura simular o comportamento do sistema, na determinação das vazões de líquido recuperado. Na análise do escoamento bifásico vertical ascendente, foram utilizados os modelos propostos por Caetano[10], para o cálculo das frações volumétricas médias de líquido e gradientes de pressão e por Zubler & Findlay[70] , para o calculo das vazões de líquido. Da comparação entre os dados obtidos, concluiu-se que o modelo teórico empregado apresenta uma boa concordância com os dados experimentaisAbstract: This work presents a study about the flow phenomena in jet-lifting with the purpose to reduce the nitrogen consumption, to maximize the fluid recovery and to reduce the operation time. A column of tests was designed and built, with a external 2.441 in 1D tubing pipe and a internal 1.0 in OD coiled tUbing, simulating the real situation of the jet-lifting operation. The Fanning friction factor was experimentaly determined for one-phase flow of water, one phase of air and two-phase air-waterin the anular geometry. A numerical model was developed in order to compare theoretical with experimental resultsMestradoMestre em Engenharia de Petróleo[s.n.]Bannwart, Antonio Carlos, 1955-Caetano Filho, ElisioMoura, Luiz Felipe Mendes deUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação em Engenharia de PetróleoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBianco, Luis Carlos Baralho19901990-11-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf165f. ; il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575005BIANCO, Luis Carlos Baralho. Estudo de otimização das operações com tubo flexivel e nitrogenio. 1990. 165f. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1575005. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/28201porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T01:54:18Zoai::28201Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T01:54:18Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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