Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gondim, Carmem Neiva Carvalho
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432
Resumo: Orientador: Olivio Novaski
id UNICAMP-30_ca7d12a2f3348bcba15d76a32d9602ec
oai_identifier_str oai::365364
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superiorAnalysis of expectation and perception of the quality in the administrative service of one educational collegeEducação (Superior)Education (Higher)Orientador: Olivio NovaskiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia MecanicaResumo: O presente trabalho apresenta o estudo da percepção da qualidade dos serviços administrativos do ensino superior, a partir de um estudo de caso, em Goiânia- Goiás. Como fundamentação teórica, utilizou-se principalmente os princípios de qualidade em serviço dos autores Zeithaml, Parasuraman e Berry, bem como a metodologia criada por eles, a SERVQUAL.O estudo de caso apresentado é de uma Instituição de Ensino Superior privada, goiana e de médio porte. Os resultados apontam que o método SERVQUAL foi adequado à análise, demonstrando como os clientes percebem a qualidade de serviços administrativos prestados. Auxilia também na compreensão das dimensões mais valorizadas pelo mesmo, por curso. As dimensões escolhidas como as mais importantes foram confiabilidade e segurança, sendo, no entanto, percebidas de forma negativa pelo cliente. Os itens de aspectos tangíveis foram identificados como satisfatórios. Essa pesquisa propicia à Instituição, informações que serão fundamentais para a análise e redirecionamento do foco de suas ações para a melhoria da qualidade, quer seja na análise das especificações, no sistema de divulgação, quanto no treinamento dos colaboradores que atendem aos mais diversos serviços prestadosAbstract: This paper presents a study about the perception of the quality in the administrative service of educational College, using a case study in Goiânia- Goiás. As theoretical evidence it was used mostly the principles of service quality from the authors Zeithaml, Parasuraman and Berry as well as the methodology SERVQUAL. In the bibliographical review other authors concepts of Service Quality were used, such as : Albrecht, Ishikawa, Las Casas, Hayes, among others, aiming to go deeper in the subject. The study of case presented is from an Institution of Private Superior Education in Goiânia with average importance in the region. The results point that the SERVQUAL method was adjusted to the analysis, giving the Institution in study data to take decisions that aim the quality in services. It also assists in the understanding of the dimensions more valued by course. the dimensions chosen as most important had been of reliability and security, being however perceived in a negative form by the customer. the itens of tangible aspects had been identified as satisfactory. This research propitiates the institution information that will be basic for the analysis of the redirection of the focus of its action to the improvement of the quality in the analysis of the specifications, in the system of advertising, or in the training of the employees who take care of to the most diverse services provided.MestradoGestão da Qualidade TotalMestre em Engenharia Mecânica[s.n.]Novaski, Olívio, 1955-Button, Sérgio ToniniBacic, Miguel JuanUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia MecânicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGondim, Carmem Neiva Carvalho20052005-07-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf93f. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432GONDIM, Carmem Neiva Carvalho. Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior. 2005. 93f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/365364porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:29:43Zoai::365364Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:29:43Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
Analysis of expectation and perception of the quality in the administrative service of one educational college
title Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
spellingShingle Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
Gondim, Carmem Neiva Carvalho
Educação (Superior)
Education (Higher)
title_short Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
title_full Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
title_fullStr Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
title_full_unstemmed Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
title_sort Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior
author Gondim, Carmem Neiva Carvalho
author_facet Gondim, Carmem Neiva Carvalho
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Novaski, Olívio, 1955-
Button, Sérgio Tonini
Bacic, Miguel Juan
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Mecânica
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gondim, Carmem Neiva Carvalho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação (Superior)
Education (Higher)
topic Educação (Superior)
Education (Higher)
description Orientador: Olivio Novaski
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-07-12T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432
GONDIM, Carmem Neiva Carvalho. Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior. 2005. 93f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GONDIM, Carmem Neiva Carvalho. Analise da expectativa e percepção da qualidade de serviços administrativos em uma instituição de ensino superior. 2005. 93f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Mecanica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602432
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/365364
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
93f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188942541488128