A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marun Filho, Nahim
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150
Resumo: Orientador: Mauricy Matos Martin
id UNICAMP-30_ca942e4928f5ed2c8dcba612c62e4fae
oai_identifier_str oai::402788
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositorThe piano technique of Johannes Brahms : Origins, the 51 exercises and their relationships with the piano works of the composerBrahms, Johannes, 1833-1897Exercícios físicosMúsica - HistóriaEstilo musicalExercisesMusic - HistoryMusical styleOrientador: Mauricy Matos MartinTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este trabalho demonstra as relações entre os 51 Exercícios de Johannes Brahms (1833-1897) e seu estilo pianístico. Estabelece uma ponte entre o repertório de concerto e a antiga aspiração dos intérpretes pela virtuosidade técnica, focando a obra de Johannes Brahms que, segundo muitos autores, sintetiza a história do piano. Para fundamentar a busca do depuramento técnico através de exercícios específicos, no primeiro capítulo traçamos um histórico da prática e composição deste gênero, desde os primórdios do teclado até a época de Brahms. Em seguida, mencionamos o envolvimento do compositor com o ensino e a técnica do piano, além de considerações sobre seu estilo ao escrever para este instrumento. Seguimos analisando algumas diferentes edições existentes no mercado editorial. Trabalhamos com as edições originais e também com as revisões de Ettore Pozzoli e Isidor Phillipp. Elaboramos alguns conselhos técnicos juntamente com um guia contendo as expressões mais comuns da fisiologia do movimento, com a finalidade de situar o leitor no desenvolvimento da última parte do trabalho. Finalmente, comentamos cada um dos 51 Exercícios de Brahms, apontando seu objetivo principal, orientando sua prática e sugerindo alguns exercícios adicionais. Nessa seção trazemos ainda vários excertos da literatura pianística desse compositor para se estabelecer a funcionalidade de cada um dos 51 Exercícios. Estes exemplos favorecem a aplicação dos movimentos estudados e aprofundam o leitor no estilo e na técnica pianística do compositorAbstract: This Thesis explores the 51 Exercises of Johannes Brahms (1833-1897) relating to his unique compositional style for piano. His Exercises synthesize the whole history of piano technique. Thus, we intend to establish a connection between this work and his concert repertoire with the search for keyboard virtuosity of earlier interpreters. The initial chapters go through the history of piano technique, since early attempts of keyboard virtuosity till the publication of the 51 Exercises. We explore Brahms concerns with performance and teaching activities, as well as his craftsmanship involving compositions for piano. Following, we comment various editions of this work and the remarks of their editors, such as Ettore Pozzoli and Isidor Philipp. Photographs illustrate common movements which performers use during their activities and we provide practicing advices for this specific work. Finally, there are many remarks about each one of the 51 Exercises, such as their purpose, guidance for mastering their difficulties and additional exercises as well. The relationship with Brahms literature for piano is also pointed out in this section through excerpts from his solo piano music, chamber music with piano, and both concertos for piano and orchestra. And these could also work very well as further exercises. To understand the relationship between the piano language of Brahms and his technique is to comprehend a great deal of the Keyboard HistoryDoutoradoDoutor em Música[s.n.]Martin, Mauricy Matos, 1955-Santos, Antônio Rafael Carvalho dosHora, Edmundo PachecoRangel, Andre LuisMastrogiovanni, AttilioSilva, Esdras RodriguesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em MúsicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASMarun Filho, Nahim20072007-06-22T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf252p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150MARUN FILHO, Nahim. A tecnica para piano de Johannes Brahms: origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor. 2007. 252p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/402788porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:54:31Zoai::402788Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:54:31Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
The piano technique of Johannes Brahms : Origins, the 51 exercises and their relationships with the piano works of the composer
title A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
spellingShingle A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
Marun Filho, Nahim
Brahms, Johannes, 1833-1897
Exercícios físicos
Música - História
Estilo musical
Exercises
Music - History
Musical style
title_short A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
title_full A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
title_fullStr A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
title_full_unstemmed A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
title_sort A tecnica para piano de Johannes Brahms : origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor
author Marun Filho, Nahim
author_facet Marun Filho, Nahim
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Martin, Mauricy Matos, 1955-
Santos, Antônio Rafael Carvalho dos
Hora, Edmundo Pacheco
Rangel, Andre Luis
Mastrogiovanni, Attilio
Silva, Esdras Rodrigues
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Música
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Marun Filho, Nahim
dc.subject.por.fl_str_mv Brahms, Johannes, 1833-1897
Exercícios físicos
Música - História
Estilo musical
Exercises
Music - History
Musical style
topic Brahms, Johannes, 1833-1897
Exercícios físicos
Música - História
Estilo musical
Exercises
Music - History
Musical style
description Orientador: Mauricy Matos Martin
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-06-22T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150
MARUN FILHO, Nahim. A tecnica para piano de Johannes Brahms: origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor. 2007. 252p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
MARUN FILHO, Nahim. A tecnica para piano de Johannes Brahms: origens, os 51 exercicios e as relações com a obra pianisitica do compositor. 2007. 252p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1605150
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/402788
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
252p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188967934853120