Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021 |
Resumo: | Orientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre Gomes |
id |
UNICAMP-30_ca9dcc795161364d2d6ac5d81d56a905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::807618 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SPAssessment of the MOVE program in a Special Education School in the city of Paulinia - SPAvaliação de resultado de intervenções terapêuticasTranstornos das habilidades motorasAtividades cotidianasResults assessment in therapeutic interventionsMotor skills disordersDaily activitiesOrientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre GomesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Classicamente, no Brasil, crianças com disfunções neurológicas severas vêm se submetendo a métodos de intervenção para a melhora do desenvolvimento global em ambientes clínicos controlados. Questiona-se, entretanto, se o tratamento clínico de maneira isolada traz ganhos significativos às habilidades da criança em seus diversos ambientes (casa, escola e comunidade). O Programa Mobility Opportunities Via Education (MOVE®) é uma abordagem de avaliação e tratamento funcional para crianças com disfunções severas. O objetivo deste estudo de caso foi compreender a percepção dos professores e monitores referente à utilização da abordagem do MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulinia-SP. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, que visaram qualificar a percepção dos profissionais sobre o MOVE na escola. Verificou-se que a aplicação do MOVE na instituição resultou em uma visão mais humanitária dos profissionais, enfatizou a importância do trabalho em equipe e da promoção do aprendizado motor em ambientes naturais, aumentou a expectativa dos profissionais em relação aos alunos e fez com que os profissionais percebessem mais motivação nas crianças. As principais dificuldades encontradas na adaptação do programa para a realidade brasileira, foram: a falta de tempo dos profissionais; número insuficiente de funcionários; falta de materiais e equipamentos e necessidade de orientações sistemáticas referentes à aplicação do MOVEAbstract: Classically, in Brazil, children with Cerebral Palsy are still being submitted to methods of intervention to improve overall development in controlled clinical environments. However, it has been questioned if the isolated clinical treatment results in important gains in the child's performance in various environments (home, school, community). The Mobility Opportunities Via Education (MOVE®) program is a functional approach designed to assess and treat children with severe disabilities. The aim of this case study was to understand the perception of the teachers and assistants regarding the MOVE approach in a special education school in the city of Paulinia-SP. A semi-structured interview was conducted, in order to qualify the perception of the professionals about the MOVE program in the school. It was verified that the MOVE program resulted in a more human view from the professionals, enfatized the importance of team work and motor learning in natural environments, increased the expectations of the professionals regarding the students and made it possible for the professionals to notice more motivation in the children. The main difficulties found in the adaptation of the program to the brazilian reality, were: lack of time of the professionals, insufficient number of workers, lack of materials and equipment and the need of systematic orientations regarding the MOVE programMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Nobre, Maria Inês Rubo de Souza, 1960-Assis, Silvana Blascovi deMontilha, Rita de Cássia IettoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Carolina Trombeta, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf91 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807618porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:22:00Zoai::807618Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP Assessment of the MOVE program in a Special Education School in the city of Paulinia - SP |
title |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
spellingShingle |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP Reis, Carolina Trombeta, 1983- Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas Transtornos das habilidades motoras Atividades cotidianas Results assessment in therapeutic interventions Motor skills disorders Daily activities |
title_short |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
title_full |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
title_fullStr |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
title_full_unstemmed |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
title_sort |
Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP |
author |
Reis, Carolina Trombeta, 1983- |
author_facet |
Reis, Carolina Trombeta, 1983- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Nobre, Maria Inês Rubo de Souza, 1960- Assis, Silvana Blascovi de Montilha, Rita de Cássia Ietto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reis, Carolina Trombeta, 1983- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas Transtornos das habilidades motoras Atividades cotidianas Results assessment in therapeutic interventions Motor skills disorders Daily activities |
topic |
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas Transtornos das habilidades motoras Atividades cotidianas Results assessment in therapeutic interventions Motor skills disorders Daily activities |
description |
Orientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre Gomes |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021 REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021 |
identifier_str_mv |
REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 91 f. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189060526211072 |