Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reis, Carolina Trombeta, 1983-
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021
Resumo: Orientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre Gomes
id UNICAMP-30_ca9dcc795161364d2d6ac5d81d56a905
oai_identifier_str oai::807618
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SPAssessment of the MOVE program in a Special Education School in the city of Paulinia - SPAvaliação de resultado de intervenções terapêuticasTranstornos das habilidades motorasAtividades cotidianasResults assessment in therapeutic interventionsMotor skills disordersDaily activitiesOrientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre GomesDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências MédicasResumo: Classicamente, no Brasil, crianças com disfunções neurológicas severas vêm se submetendo a métodos de intervenção para a melhora do desenvolvimento global em ambientes clínicos controlados. Questiona-se, entretanto, se o tratamento clínico de maneira isolada traz ganhos significativos às habilidades da criança em seus diversos ambientes (casa, escola e comunidade). O Programa Mobility Opportunities Via Education (MOVE®) é uma abordagem de avaliação e tratamento funcional para crianças com disfunções severas. O objetivo deste estudo de caso foi compreender a percepção dos professores e monitores referente à utilização da abordagem do MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulinia-SP. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas, que visaram qualificar a percepção dos profissionais sobre o MOVE na escola. Verificou-se que a aplicação do MOVE na instituição resultou em uma visão mais humanitária dos profissionais, enfatizou a importância do trabalho em equipe e da promoção do aprendizado motor em ambientes naturais, aumentou a expectativa dos profissionais em relação aos alunos e fez com que os profissionais percebessem mais motivação nas crianças. As principais dificuldades encontradas na adaptação do programa para a realidade brasileira, foram: a falta de tempo dos profissionais; número insuficiente de funcionários; falta de materiais e equipamentos e necessidade de orientações sistemáticas referentes à aplicação do MOVEAbstract: Classically, in Brazil, children with Cerebral Palsy are still being submitted to methods of intervention to improve overall development in controlled clinical environments. However, it has been questioned if the isolated clinical treatment results in important gains in the child's performance in various environments (home, school, community). The Mobility Opportunities Via Education (MOVE®) program is a functional approach designed to assess and treat children with severe disabilities. The aim of this case study was to understand the perception of the teachers and assistants regarding the MOVE approach in a special education school in the city of Paulinia-SP. A semi-structured interview was conducted, in order to qualify the perception of the professionals about the MOVE program in the school. It was verified that the MOVE program resulted in a more human view from the professionals, enfatized the importance of team work and motor learning in natural environments, increased the expectations of the professionals regarding the students and made it possible for the professionals to notice more motivation in the children. The main difficulties found in the adaptation of the program to the brazilian reality, were: lack of time of the professionals, insufficient number of workers, lack of materials and equipment and the need of systematic orientations regarding the MOVE programMestradoInterdisciplinaridade e ReabilitaçãoMestre em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação[s.n.]Nobre, Maria Inês Rubo de Souza, 1960-Assis, Silvana Blascovi deMontilha, Rita de Cássia IettoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e ReabilitaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASReis, Carolina Trombeta, 1983-2011info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf91 f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807618porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T06:22:00Zoai::807618Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T06:22Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
Assessment of the MOVE program in a Special Education School in the city of Paulinia - SP
title Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
spellingShingle Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
Reis, Carolina Trombeta, 1983-
Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Transtornos das habilidades motoras
Atividades cotidianas
Results assessment in therapeutic interventions
Motor skills disorders
Daily activities
title_short Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
title_full Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
title_fullStr Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
title_full_unstemmed Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
title_sort Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP
author Reis, Carolina Trombeta, 1983-
author_facet Reis, Carolina Trombeta, 1983-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Nobre, Maria Inês Rubo de Souza, 1960-
Assis, Silvana Blascovi de
Montilha, Rita de Cássia Ietto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde, Interdisciplinaridade e Reabilitação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Reis, Carolina Trombeta, 1983-
dc.subject.por.fl_str_mv Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Transtornos das habilidades motoras
Atividades cotidianas
Results assessment in therapeutic interventions
Motor skills disorders
Daily activities
topic Avaliação de resultado de intervenções terapêuticas
Transtornos das habilidades motoras
Atividades cotidianas
Results assessment in therapeutic interventions
Motor skills disorders
Daily activities
description Orientador: Maria Inês Rubo de Souza Nobre Gomes
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021
REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021
identifier_str_mv REIS, Carolina Trombeta. Avaliação da abordagem do protocolo MOVE em uma escola de educação especial na cidade de Paulínia - SP. 2011. 91 f. Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1616021. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/807618
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
91 f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189060526211072