Educação, cultura e revolução : o PCB e os intelectuais marxistas no período nacional desenvolvimentista (1946-1964)
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639377 |
Resumo: | Orientador: José Claudinei Lombardi |
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Educação, cultura e revolução : o PCB e os intelectuais marxistas no período nacional desenvolvimentista (1946-1964)Education, culture and revolution : PCB and marxist intellectuals in the national developmental period (1946-1964)Educação comunistaCommunist educationOrientador: José Claudinei LombardiTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: O objetivo deste trabalho foi apreender, na dinâmica histórica, em que medida as interpretações acerca da realidade brasileira elaboradas pelo Partido Comunista do Brasil (PCB) e pelos intelectuais marxistas, abalizaram as concepções e atividades educativas e culturais contra hegemônicas no período nacional desenvolvimentista. Com isso, analisar a crítica ao escolanovismo, bem como os elementos de interlocução na luta em defesa da escola pública e modernização pedagógica. Neste contexto, constatamos que o PCB e seus intelectuais marxistas tiveram uma significativa e inegável participação nos debates educacionais e culturais com objetivo de intensificar a luta pela revolução brasileira. A partir disso, delimitamos as seguintes questões: quais as compreensões dos comunistas do partido e de seus intelectuais marxista acerca da educação escolar, da ciência e da cultura enquanto instrumentos na luta pela revolução? E ainda: ao intensificar a luta pela revolução democrático-burguesa pela democratização da escola e modernização pedagógica baseada na concepção escolanovista, abandonavam à revolução socialista? A investigação orientada por estas questões levou à formulação da tese: Setores do PCB e seus intelectuais, com a programa de união nacional, uniram-se aos liberais escolanovistas em momentos significativos de defesa da escola pública e modernização pedagógica, oferecendo ampla cooperação que culminou na hegemonia da escola nova. Dessa forma, as divergências internas no partido foram enriquecedoras para a crítica ao escolanovismo, e para a formulação de alguns elementos crítico- marxistas necessários. Entre os elementos: a substância de classe, a coletividade dos grupos sociais no trabalho pedagógico, a crítica à formação dos menos favorecidos para o trabalho produtivo e alienado, e a necessidade de se pensar a prática de ensino, de modo a contribuir com a transformação, não apenas, de uma sociedade atrasada numa sociedade moderna e progressista, mas essencialmente, para o fim da sociedade de classe. Em síntese, identificamos uma forma pendular de se pensar a educação e cultura na luta pela revolução brasileira, de um lado, o povo, independentemente de classe, teria protagonismo e a realidade social seria conteúdo privilegiado, imprimindo um escolanovismo de tipo popular e, de outro, acrescenta-se a necessidade de tutelar as massas populares e trabalhadoras no sentido de garantir o conteúdo de classe e a crítica marxista, depurando a escola de tudo quanto for de hegemonia burguesa Abstract: This paper purpose is to learn, within the historical dynamics, the extent to which the interpretations about the Brazilian reality elaborated by the Communist Party of Brazil and Marxist intellectuals, empathized the educational and cultural anti hegemonics conceptions and activities developed during the time known as "Período Nacional Desenvolvimentista" - developmentalism. Thus to analyze the Communist party and marxist intellectuals criticism towards the "New School", as well as the elements of interlocution between fighting for public school and pedagogical modernization. In this context, we found that the PCB (Communist Party of Brazil) and its Marxist intellectuals had a significant and undeniable participation in educational and cultural debates in order to contribute to the realization of the Brazilian revolution. From this, we delimited the following questions: what are the communists in the party and its Marxist intellectuals understandings about school education, science and culture as instruments in the fight for revolution? And yet: as they intensify the fight for the democratic-bourgeois revolution, in favor of the school system democratization and pedagogical modernization based on the "New schoool" conceptions, they abandoned the socialist revolution? The investigation guided by these questions led to the definition of the following thesis: Sectors of the Communist Party and their intellectuals, with a national unification program, joined the liberal "New School" promoters at critical moments in defense of the public school and pedagogical modernization, aiming at the hegemony of the New School. Thus, the internal divergences in the party were extremely enriching by criticisms of the New School and by changes in some critics of the estabilishment and Marxist elements necessary for the socially disadvantaged groups education. Among the elements: a social class component, a collectivity of social groups in pedagogical work, a critique of the socially disvanteged schooling for productive and alienated work, and the need to think about a teaching practice, in order to contribute to a transformation, not only of a backward society in a modern and progressive society, but, essentially, for the end of the class society. In short, we identified a swinging way of thinking about education and culture in the fight for the Brazilian revolution, in one hand, the people, regardless their social class, would be the protagonists of the brazilian revolution and the social reality would be it¿s prime content, imprinting a popular-type of New School; and in the other hand a need to be the popular masses and working class tutors aiming to guarantee the social class mode and Marxist criticism, extinguishing everything related to the bourgeois hegemony of schoolsDoutoradoEducaçãoDoutora em Educação[s.n.]Lombardi, José Claudinei, 1953-Ferreira Junior, AmarilioSanfelice, José LuísRodrigues, Fabiana de CássiaMagalhães, Lívia Diana RochaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASViana, Marta Loula Dourado, 1981-20202020-06-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (286 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639377VIANA, Marta Loula Dourado. Educação, cultura e revolução: o PCB e os intelectuais marxistas no período nacional desenvolvimentista (1946-1964). 2020. 1 recurso online (286 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1639377. 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