Contribuições ao controle de cargas utilizando sistemas de pesagem em movimento aplicados em rodovias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Michell Miranda Borges, 1976
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/57
Resumo: Orientador: Yuzo Iano
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Se o veículo estiver carregado, mesmo que erga o eixo, possibilite a cobrança compatível com a quantidade de eixos que deveriam estar em contato com o solo, de acordo com o peso apresentado pela composição do veículo mais a carga sobre o mesmo. Uma vez feito essa pesagem, os dados são enviados para o sistema de arrecadação da praça de pedágio, para que o arrecadador, ao realizar a classificação do veículo, que é baseada na quantidade de eixos que estão em contato com o solo, tenha também a informação do peso do veículo, e dessa forma, possa reclassificá-lo, considerando os eixos que de fato deveriam estar em contato com o solo, em função do peso do mesmo. O resultado esperado com essa proposta é a mitigação da prática ilícita que se enquadra, indiretamente, em uma ação de cunho fraudulento, que é quando o veículo de carga, mesmo estando carregado, ergue seu eixo, para se beneficiar de uma tarifa de pedágio mais barata. Além disso, por ser um sistema de pesagem mais efetivo, melhor distribuído pela malha rodoviária e com capacidade de fiscalização em tempo integral, combater também o excesso de peso praticado pelos veículos comerciais, consequentemente, aumentando a segurança nas rodovias, diminuindo os acidentes e a emissão de poluentes e conservando o pavimentoAbstract: The proposal is the installation of a weighing system in motion, commonly called Weight in Motion - WIM, in the vicinity of the toll plaza, in a way that allows communication and integration with the collection system, so that the commercial vehicle can be weighed. The present work aims to quantify the illegal practice and establish a weighing system in motion, which informs the loading condition of the commercial vehicle. If the vehicle is loaded, even if it raises the axle, it allows the collection compatible with the number of axles that should be in contact with the ground, according to the weight presented by the composition of the vehicle plus the load on it. Once this weighing is done, the data is sent to the square's collection system, so that the collector, when performing the vehicle classification, which is based on the number of axles that are in contact with the ground, also has the information of the weight of the vehicle, and in this way, can reclassify it, considering the axles that should in fact be in contact with the ground, depending on the weight of the vehicle. The expected result with this proposal is the mitigation of the illicit practice that indirectly fits into a fraudulent action, which is when the cargo vehicle, even when loaded, raises its axle, to benefit from a lower toll cheap tariff. In addition, as it is a more effective weighing system, better distributed throughout the road network and with full-time inspection capacity, it also combats the excess weight practiced by commercial vehicles, consequently increasing safety on the roads, reducing accidents and emission of pollutants and conserving the pavementMestradoTelecomunicações e TelemáticaMestre em Engenharia Elétrica[s.n.]Iano, Yuzo, 1950-Leite, Ricardo BarrosoSilva, Edgard Luciano Oliveira daUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCosta, Michell Miranda Borges, 197620212021-06-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (1632 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/57COSTA, Michell Miranda Borges. Contribuições ao controle de cargas utilizando sistemas de pesagem em movimento aplicados em rodovias. 2021. 1 recurso online (1632 p.) Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/57. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1230107Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-11-05T11:08:37Zoai::1230107Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-11-05T11:08:37Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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