As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Bolina, Mariane, 1979-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935
Resumo: Orientador: José Claudinei Lombardi
id UNICAMP-30_cbf50c157c50362c58b58c91a99394b9
oai_identifier_str oai::1128902
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturasPublic policy on literacy and literacy in Sorocaba municipal network : paths and disruptionsAlfabetizaçãoLetramentoPolíticas públicasFormação continuadaLiteracyPublic PolicyContinuing FormationOrientador: José Claudinei LombardiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Sabe-se que a conquista da alfabetização e o letramento das crianças durante o ciclo de alfabetização representa ainda um desafio a ser superado em âmbito nacional e que envolve razões de diversas e interligadas ordens (políticas, econômicas, sociais e educacionais) para uma compreensão dialética, histórica e crítica. No entanto, foi priorizado neste trabalho, o olhar acerca do papel que as políticas públicas exercem na formação do professor e no direcionamento das ações pedagógicas. Ao considerar que a formação constitui-se como elemento fundante da prática pedagógica - sendo produto e processo que perpassa os saberes dos professores - analisou-se nesta pesquisa, o percurso das políticas públicas de alfabetização no Brasil verificando seus efeitos, adesões e recusas no movimento de suas implementações na rede municipal de Sorocaba. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se por meio de estudos teóricos, estatísticos e documentais acerca da alfabetização, culminando na elaboração da (re)construção histórica dos processos formativos da rede no período de 2001 a 2018, identificando nesse período as concepções e o lugar que as ações formativas, relacionadas à alfabetização, ocupou. Como referencial filosófico e metodológico de análise, foram utilizados os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural. A partir das reflexões possibilitadas nesta pesquisa, espera-se contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação que priorizem as superações dos desafios educacionais postos à alfabetização, visando aclarar a função da escola na perspectiva fundante do ensino dos conteúdos clássicos e da identificação das formas mais adequadas para o seu desenvolvimentoAbstract: Achieving literacy and children's literacy during the literacy cycle is still a challenge to be overcome at the national level, which involves reasons of diverse and interconnected (political, economic, social and educational) orders for dialectical understanding. , historical and critical. However, it was prioritized in this work, the look on the role that public policies play in teacher training and in the direction of pedagogical actions. Considering that education constitutes a fundamental element of pedagogical practice - being the last product and process that permeates the knowledge of teachers - it was analyzed in this research, the path of public policies to literacy in Brazil verifying its effects, adhesions and refusals. in the movement of the implementations of the municipal network of Sorocaba. To this end, the research was developed through theoretical, statistical and documentary studies about literacy, culminating in the elaboration of the historical (re) construction of the network's formative processes (2001 - 2018), identifying in this period the conceptions and the place that the formative actions related to literacy occupied. As a philosophical-methodological framework of analysis, the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, the contributions of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory were used. From the reflections made possible by this research, it is expected to contribute to the defense of the investment in public training policies that prioritize the overcoming of the educational challenges posed to the literacy, aiming to clarify the function of the school in the fundamental perspective of the teaching of the classic contents and the identification of the most appropriate ways for its developmentMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Lombardi, José Claudinei, 1953-Moraes, Raquel de AlmeidaLima, Marcos RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBolina, Mariane, 1979-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128902Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T08:51:59Zoai::1128902Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-22T08:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
Public policy on literacy and literacy in Sorocaba municipal network : paths and disruptions
title As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
spellingShingle As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
Bolina, Mariane, 1979-
Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Formação continuada
Literacy
Public Policy
Continuing Formation
title_short As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
title_full As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
title_fullStr As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
title_full_unstemmed As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
title_sort As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
author Bolina, Mariane, 1979-
author_facet Bolina, Mariane, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lombardi, José Claudinei, 1953-
Moraes, Raquel de Almeida
Lima, Marcos Roberto
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Bolina, Mariane, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Formação continuada
Literacy
Public Policy
Continuing Formation
topic Alfabetização
Letramento
Políticas públicas
Formação continuada
Literacy
Public Policy
Continuing Formation
description Orientador: José Claudinei Lombardi
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-02-27T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935
BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935
identifier_str_mv BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128902
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189160763785216