As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935 |
Resumo: | Orientador: José Claudinei Lombardi |
id |
UNICAMP-30_cbf50c157c50362c58b58c91a99394b9 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::1128902 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturasPublic policy on literacy and literacy in Sorocaba municipal network : paths and disruptionsAlfabetizaçãoLetramentoPolíticas públicasFormação continuadaLiteracyPublic PolicyContinuing FormationOrientador: José Claudinei LombardiDissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Sabe-se que a conquista da alfabetização e o letramento das crianças durante o ciclo de alfabetização representa ainda um desafio a ser superado em âmbito nacional e que envolve razões de diversas e interligadas ordens (políticas, econômicas, sociais e educacionais) para uma compreensão dialética, histórica e crítica. No entanto, foi priorizado neste trabalho, o olhar acerca do papel que as políticas públicas exercem na formação do professor e no direcionamento das ações pedagógicas. Ao considerar que a formação constitui-se como elemento fundante da prática pedagógica - sendo produto e processo que perpassa os saberes dos professores - analisou-se nesta pesquisa, o percurso das políticas públicas de alfabetização no Brasil verificando seus efeitos, adesões e recusas no movimento de suas implementações na rede municipal de Sorocaba. Para tanto, a pesquisa desenvolveu-se por meio de estudos teóricos, estatísticos e documentais acerca da alfabetização, culminando na elaboração da (re)construção histórica dos processos formativos da rede no período de 2001 a 2018, identificando nesse período as concepções e o lugar que as ações formativas, relacionadas à alfabetização, ocupou. Como referencial filosófico e metodológico de análise, foram utilizados os pressupostos do Materialismo Histórico e Dialético, as contribuições da Pedagogia Histórico-Crítica e da Teoria Histórico-Cultural. A partir das reflexões possibilitadas nesta pesquisa, espera-se contribuir para a defesa do investimento em políticas públicas de formação que priorizem as superações dos desafios educacionais postos à alfabetização, visando aclarar a função da escola na perspectiva fundante do ensino dos conteúdos clássicos e da identificação das formas mais adequadas para o seu desenvolvimentoAbstract: Achieving literacy and children's literacy during the literacy cycle is still a challenge to be overcome at the national level, which involves reasons of diverse and interconnected (political, economic, social and educational) orders for dialectical understanding. , historical and critical. However, it was prioritized in this work, the look on the role that public policies play in teacher training and in the direction of pedagogical actions. Considering that education constitutes a fundamental element of pedagogical practice - being the last product and process that permeates the knowledge of teachers - it was analyzed in this research, the path of public policies to literacy in Brazil verifying its effects, adhesions and refusals. in the movement of the implementations of the municipal network of Sorocaba. To this end, the research was developed through theoretical, statistical and documentary studies about literacy, culminating in the elaboration of the historical (re) construction of the network's formative processes (2001 - 2018), identifying in this period the conceptions and the place that the formative actions related to literacy occupied. As a philosophical-methodological framework of analysis, the assumptions of Historical-Dialectical Materialism, the contributions of Historical-Critical Pedagogy and Historical-Cultural Theory were used. From the reflections made possible by this research, it is expected to contribute to the defense of the investment in public training policies that prioritize the overcoming of the educational challenges posed to the literacy, aiming to clarify the function of the school in the fundamental perspective of the teaching of the classic contents and the identification of the most appropriate ways for its developmentMestradoEducação EscolarMestra em Educação Escolar[s.n.]Lombardi, José Claudinei, 1953-Moraes, Raquel de AlmeidaLima, Marcos RobertoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em Educação EscolarUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASBolina, Mariane, 1979-20202020-02-27T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128902Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2020-06-22T08:51:59Zoai::1128902Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2020-06-22T08:51:59Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas Public policy on literacy and literacy in Sorocaba municipal network : paths and disruptions |
title |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
spellingShingle |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas Bolina, Mariane, 1979- Alfabetização Letramento Políticas públicas Formação continuada Literacy Public Policy Continuing Formation |
title_short |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
title_full |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
title_fullStr |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
title_full_unstemmed |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
title_sort |
As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas |
author |
Bolina, Mariane, 1979- |
author_facet |
Bolina, Mariane, 1979- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lombardi, José Claudinei, 1953- Moraes, Raquel de Almeida Lima, Marcos Roberto Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Bolina, Mariane, 1979- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização Letramento Políticas públicas Formação continuada Literacy Public Policy Continuing Formation |
topic |
Alfabetização Letramento Políticas públicas Formação continuada Literacy Public Policy Continuing Formation |
description |
Orientador: José Claudinei Lombardi |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2020-02-27T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935 BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935 |
identifier_str_mv |
BOLINA, Mariane. As políticas públicas de alfabetização e letramento na rede municipal de Sorocaba : caminhos e rupturas . 2020. 1 recurso online (188 p.) Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1638935. Acesso em: 3 set. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1128902 Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 1 recurso online (188 p.) : il., digital, arquivo PDF. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809189160763785216 |