Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Manini, José Ricardo Bueno, 1980-
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425
Resumo: Orientador: Leda Maria Caira Gitahy
id UNICAMP-30_cd3402e1a7e19677d419436102d89f56
oai_identifier_str oai::1243161
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileirasFine tuning : relationships between communication, organization and innovation in two brazilian companiesNatura (Firma)Cristália (Firma)EconomiaInovaçãoComunicaçãoNatura (Firm)Cristália (Firm)EconomicsInnovationCommunicationOrientador: Leda Maria Caira GitahyTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de GeociênciasResumo: As relações entre atividade organizacional, inovação e processo comunicativo têm se modificado nos últimos anos e despertado cada vez mais o interesse de acadêmicos e profissionais de empresas. Nesse sentido, a comunicação tem sido utilizada para alavancar redes de relacionamento, trocas de experiências e de ideias, que potencializam processos inovativos em organizações. Embora essa não seja uma prática nova, as atividades comunicacionais se modificaram e se intensificaram nos últimos tempos no sentido de se tornarem menos rígidas, mais flexíveis e horizontais. Essa pesquisa tem como objetivo central estudar o papel da comunicação nas ações de inovação de instituições empresariais. A fim de cumprir esse objetivo, analisam-se os fluxos de comunicação em duas empresas selecionadas: Natura e Laboratório Cristália. Para isso, recorro a autores da economia, da inovação e de comunicação. A tese discute as teorias e conceitos de comunicação empresarial, tipos de organização e influência da atividade comunicacional no desempenho inovador. A questão de pesquisa é se os processos de comunicação interno das empresas são relevantes para o modo de funcionamento delas e para a atividade inovativa. Com base nessa questão, que norteia todo o trabalho, o ponto central do estudo é que a comunicação interna contribui, significativamente, para a geração de novas ideias e, consequentemente, de novos produtos e processos inovativos. Faz-se ainda uma apresentação das empresas pesquisadas e os mercados nos quais elas estão inseridas. Por fim, procede-se ao estudo de campo. A metodologia utilizada é a de estudos múltiplos de casos de Yin (2011). Foram pesquisadas duas empresas reconhecidamente inovadoras, e com perfis distintos no mercado: uma da área de cosméticos, higiene e beleza (Natura), de capital aberto, e uma farmacêutica (Laboratório Cristália), de natureza familiar. Os resultados obtidos indicam que, que apesar das diferenças estruturais, a comunicação é essencial para essas empresas, que são inovadoras, vez que por meio dela aumenta-se a troca de informações e estimula-se a criatividade. Embora as organizações sejam diferentes, a força da comunicação é demonstradaAbstract: The relationships between organizational activity, innovation and communication processes have been changing in recent years and increasingly arousing the interest of academics and business professionals. In this sense, communication has been used to leverage relationship networks, exchange of experiences and ideas, which enhance innovative processes in organizations. Although this is not a new practice, communication activities have changed and intensified in recent times in order to become less rigid, more flexible and horizontal. The central objective of this research is to study the role of communication in the innovation actions of business institutions. In order to fulfill this objective, the communication flows in two selected companies are analyzed: Natura and Cristália Laboratory. For this, I resort to authors of economics, innovation, and communication. The thesis discusses the theories and concepts of business communication, organization types, and the influence of communication activity on innovation performance. The research question is whether firms' internal communication processes are relevant to the way they operate and to their innovative activity. Based on this question, which guides the entire work, the central point of the study is that internal communication contributes, significantly, to the generation of new ideas and, consequently, of new innovative products and processes. The researched companies and the markets in which they operate are also presented. Finally, we proceed to the field study. The methodology used is that of multiple case studies by Yin (2011). Two companies recognized as innovative and with distinct market profiles were researched: one from the cosmetics, hygiene and beauty area (Natura), a publicly traded company, and a pharmaceutical company (Cristália Laboratory), a family-owned company. The results obtained indicate that, despite the structural differences, communication is essential for these companies, which are innovative, since it increases the exchange of information and stimulates creativity. Although the organizations are different, the strength of communication is demonstratedDoutoradoPolítica Científica e TecnologicaDoutor em Política Científica e TecnológicaCAPES001[s.n.]Gitahy, Leda Maria Caira, 1949-Corder, Solange MariaCaldas, Maria das Graças CondeBresciani, Luis PauloVilha, Anapatricia MoralesUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de GeociênciasPrograma de Pós-Graduação em Política Científica e TecnológicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASManini, José Ricardo Bueno, 1980-20222022-04-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425MANINI, José Ricardo Bueno. Sintonia fina: relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras. 2022. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243161Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-08T14:09:51Zoai::1243161Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2022-06-08T14:09:51Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
Fine tuning : relationships between communication, organization and innovation in two brazilian companies
title Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
spellingShingle Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
Manini, José Ricardo Bueno, 1980-
Natura (Firma)
Cristália (Firma)
Economia
Inovação
Comunicação
Natura (Firm)
Cristália (Firm)
Economics
Innovation
Communication
title_short Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
title_full Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
title_fullStr Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
title_full_unstemmed Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
title_sort Sintonia fina : relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras
author Manini, José Ricardo Bueno, 1980-
author_facet Manini, José Ricardo Bueno, 1980-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Gitahy, Leda Maria Caira, 1949-
Corder, Solange Maria
Caldas, Maria das Graças Conde
Bresciani, Luis Paulo
Vilha, Anapatricia Morales
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Geociências
Programa de Pós-Graduação em Política Científica e Tecnológica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Manini, José Ricardo Bueno, 1980-
dc.subject.por.fl_str_mv Natura (Firma)
Cristália (Firma)
Economia
Inovação
Comunicação
Natura (Firm)
Cristália (Firm)
Economics
Innovation
Communication
topic Natura (Firma)
Cristália (Firma)
Economia
Inovação
Comunicação
Natura (Firm)
Cristália (Firm)
Economics
Innovation
Communication
description Orientador: Leda Maria Caira Gitahy
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-04-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425
MANINI, José Ricardo Bueno. Sintonia fina: relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras. 2022. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425
identifier_str_mv MANINI, José Ricardo Bueno. Sintonia fina: relações entre comunicação, organização e inovação em duas empresas brasileiras. 2022. 1 recurso online (203 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Geociências, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/4425. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1243161
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (203 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189182127472640