O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Ana Paula Dassie
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626
Resumo: Orientador: Ivone Panhoca
id UNICAMP-30_cd4ae4cebc5d7566ff56b0b2e7b96b31
oai_identifier_str oai::398274
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processoThe audio-phonologic therapeutic group as possibility of intervention along with dysphonic children : a process analysisDistúrbios da vozCrianças - Disturbios da vozFonoaudiologiaVoice disordersChildren - Voice disordersPhonoaudiologyOrientador: Ivone PanhocaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O trabalho fonoaudiológico em grupo com crianças disfônicas ainda é pouco difundido, havendo pouca literatura abordando o tema. Considera-se, no presente trabalho, a voz como parte da comunicação e meio de fundamentação lingüística da criança nas relações sociais. O objetivo do estudo é analisar o grupo como modalidade de intervenção fonoaudiológica junto a crianças disfônicas, bem como as possibilidades de atuação que ele propicia. O banco de dados da pesquisa corresponde a registros em vídeo e transcrições de um processo terapêutico com um grupo de seis crianças disfônicas, durante seis meses. Os resultados mostram as construções conjuntas de conhecimentos, a repercussão dos conceitos trabalhados em grupo na vida das crianças, o importante papel do terapeuta, as trocas de experiências, a dificuldade na realização de exercícios e técnicas individuais no contexto grupal e as modificações na qualidade vocal de crianças com disfonias de grau leve com o decorrer do processo. Conclui-se que o grupo é um espaço rico e promissor, importante para o desenvolvimento de noções que as crianças têm da voz e de conscientizações para hábitos saudáveis, além de proporcionar modificações na qualidade vocal das criançasAbstract: The in-group audio-phonologic work with dysphonic children is still not much diffused, there is very little literature approaching the subject. The voice is considered, here, as part of communication and means of linguistic basing of the child in the social relations. The goal of the research is to analyze the group as a kind of audio-phonologic intervention along with dysphonic children, as well as the possibilities of acting that it provides. The database of the research is the therapeutic process of a group of six dysphonic children during six months. The results show the joined constructions of knowledge, the concepts' repercussion developed in-group in the children's life, the important role of the therapist, the exchanging of experiences, the difficulty in the achievement of the exercises and individual techniques in the group context and the positive changes in the vocal quality with dysphonic of slight level during the process. It comes to the conclusion that the group is a rich and promising 'space', important for the development of notions the children have towards the voice and conscientiousness for eliminating bad habits and collection of healthy habits, besides providing positive changes regarding the children's vocal qualityMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Panhoca, Ivone, 1955-Zanolli, Maria de LurdesMonteiro, Maria Ines BacellarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Ana Paula Dassie20072007-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398274porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:49:46Zoai::398274Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:49:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
The audio-phonologic therapeutic group as possibility of intervention along with dysphonic children : a process analysis
title O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
spellingShingle O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
Leite, Ana Paula Dassie
Distúrbios da voz
Crianças - Disturbios da voz
Fonoaudiologia
Voice disorders
Children - Voice disorders
Phonoaudiology
title_short O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
title_full O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
title_fullStr O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
title_full_unstemmed O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
title_sort O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
author Leite, Ana Paula Dassie
author_facet Leite, Ana Paula Dassie
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Panhoca, Ivone, 1955-
Zanolli, Maria de Lurdes
Monteiro, Maria Ines Bacellar
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Ana Paula Dassie
dc.subject.por.fl_str_mv Distúrbios da voz
Crianças - Disturbios da voz
Fonoaudiologia
Voice disorders
Children - Voice disorders
Phonoaudiology
topic Distúrbios da voz
Crianças - Disturbios da voz
Fonoaudiologia
Voice disorders
Children - Voice disorders
Phonoaudiology
description Orientador: Ivone Panhoca
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007-02-13T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626
LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398274
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
153 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188962750693376