O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626 |
Resumo: | Orientador: Ivone Panhoca |
id |
UNICAMP-30_cd4ae4cebc5d7566ff56b0b2e7b96b31 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::398274 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processoThe audio-phonologic therapeutic group as possibility of intervention along with dysphonic children : a process analysisDistúrbios da vozCrianças - Disturbios da vozFonoaudiologiaVoice disordersChildren - Voice disordersPhonoaudiologyOrientador: Ivone PanhocaDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias MedicasResumo: O trabalho fonoaudiológico em grupo com crianças disfônicas ainda é pouco difundido, havendo pouca literatura abordando o tema. Considera-se, no presente trabalho, a voz como parte da comunicação e meio de fundamentação lingüística da criança nas relações sociais. O objetivo do estudo é analisar o grupo como modalidade de intervenção fonoaudiológica junto a crianças disfônicas, bem como as possibilidades de atuação que ele propicia. O banco de dados da pesquisa corresponde a registros em vídeo e transcrições de um processo terapêutico com um grupo de seis crianças disfônicas, durante seis meses. Os resultados mostram as construções conjuntas de conhecimentos, a repercussão dos conceitos trabalhados em grupo na vida das crianças, o importante papel do terapeuta, as trocas de experiências, a dificuldade na realização de exercícios e técnicas individuais no contexto grupal e as modificações na qualidade vocal de crianças com disfonias de grau leve com o decorrer do processo. Conclui-se que o grupo é um espaço rico e promissor, importante para o desenvolvimento de noções que as crianças têm da voz e de conscientizações para hábitos saudáveis, além de proporcionar modificações na qualidade vocal das criançasAbstract: The in-group audio-phonologic work with dysphonic children is still not much diffused, there is very little literature approaching the subject. The voice is considered, here, as part of communication and means of linguistic basing of the child in the social relations. The goal of the research is to analyze the group as a kind of audio-phonologic intervention along with dysphonic children, as well as the possibilities of acting that it provides. The database of the research is the therapeutic process of a group of six dysphonic children during six months. The results show the joined constructions of knowledge, the concepts' repercussion developed in-group in the children's life, the important role of the therapist, the exchanging of experiences, the difficulty in the achievement of the exercises and individual techniques in the group context and the positive changes in the vocal quality with dysphonic of slight level during the process. It comes to the conclusion that the group is a rich and promising 'space', important for the development of notions the children have towards the voice and conscientiousness for eliminating bad habits and collection of healthy habits, besides providing positive changes regarding the children's vocal qualityMestradoSaúde da Criança e do AdolescenteMestre em Saúde da Criança e do Adolescente[s.n.]Panhoca, Ivone, 1955-Zanolli, Maria de LurdesMonteiro, Maria Ines BacellarUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do AdolescenteUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLeite, Ana Paula Dassie20072007-02-13T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf153 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398274porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:49:46Zoai::398274Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:49:46Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo The audio-phonologic therapeutic group as possibility of intervention along with dysphonic children : a process analysis |
title |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
spellingShingle |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo Leite, Ana Paula Dassie Distúrbios da voz Crianças - Disturbios da voz Fonoaudiologia Voice disorders Children - Voice disorders Phonoaudiology |
title_short |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
title_full |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
title_fullStr |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
title_full_unstemmed |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
title_sort |
O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas : analise de um processo |
author |
Leite, Ana Paula Dassie |
author_facet |
Leite, Ana Paula Dassie |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Panhoca, Ivone, 1955- Zanolli, Maria de Lurdes Monteiro, Maria Ines Bacellar Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Ana Paula Dassie |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Distúrbios da voz Crianças - Disturbios da voz Fonoaudiologia Voice disorders Children - Voice disorders Phonoaudiology |
topic |
Distúrbios da voz Crianças - Disturbios da voz Fonoaudiologia Voice disorders Children - Voice disorders Phonoaudiology |
description |
Orientador: Ivone Panhoca |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007-02-13T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626 LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) LEITE, Ana Paula Dassie. O grupo terapeutico fonoaudiologico como possibilidade de intervenção junto a crianças disfonicas: analise de um processo. 2007. 153 p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciencias Medicas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604626 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398274 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 153 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188962750693376 |