O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2005 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485 |
Resumo: | Orientador: Pedro L. Goergen |
id |
UNICAMP-30_cdb13c21a152c32d71f343a009ee1ff3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::334655 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educaçãoThe consensus in the theory of the act of Habermas and its implications for the educationHabermas, Jurgen, 1929-FilosofiaCivilização modernaEducaçãoConsenso (Ciências sociais)PhilosophyModernityEducationConsensus (Social sciences)Orientador: Pedro L. GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No formato de uma pesquisa teórico-conceitual, sob o título ¿O consenso na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e suas implicações para a Educação¿, a presente tese busca elucidar, por intermédio da explicitação do conceito de consenso, alguns dos mais relevantes aspectos da teoria habermasiana para a educação contemporânea. Trata-se de uma investigação que resgata as premissas teóricas de Habermas, como base conceitual e como identificação das possíveis contribuições da sua teoria para a fundamentação de um projeto educativo crítico-emancipatório baseado no reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validade do agir comunicativo. Para efeito de demonstração da tese, o autor fundamenta os seus argumentos no conceito de consenso que lhe permite analisar os impactos da crise da contemporaneidade à luz do debate que se estabelece entre modernidade e pós-modernidade. Com o referencial do potencial crítico e reflexivo da modernidade, continuado por Habermas na Teoria do Agir Comunicativo, o estudo salienta a relevância do consenso como um critério fundamental para o desenvolvimento de uma ação educativa emancipatóriaAbstract: In the format of a theoretical-conceptual research, under the title "The consensus in the Theory of the Act of Habermas and its implications for the Education", the present thesis tries to elucidate, through explicit of the consensus concept, some of the more important habermasian theory aspects for the contemporary education. It is an investigation that rescues Habermas' theoretical premises, like conceptual base and as possible contributions identification of his theory for the development of an educational project critic-emancipatory based on recognition inter-subjective of the validity pretenses of the communicative act. For thesis demonstration effect, the author bases his arguments in the consensus concept that allows you to analyze the contemporaneousness crisis impacts to the debate light that is established between modernity and post-modernity. With referential of the modernity potential critic and reflexive, continued by Habermas in the Communicative Acting Theory, the study points out the consensus relevance as a fundamental criterion for the development of an educational emancipating actionDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Nunes, Cesar AparecidoChaves, Eduardo Oscar de CamposSiebeneichler, Flavio BenoBoufleuer, Jose PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Luiz Roberto20052005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf149 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334655porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:07:57Zoai::334655Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:07:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação The consensus in the theory of the act of Habermas and its implications for the education |
title |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
spellingShingle |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação Gomes, Luiz Roberto Habermas, Jurgen, 1929- Filosofia Civilização moderna Educação Consenso (Ciências sociais) Philosophy Modernity Education Consensus (Social sciences) |
title_short |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
title_full |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
title_fullStr |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
title_full_unstemmed |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
title_sort |
O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação |
author |
Gomes, Luiz Roberto |
author_facet |
Gomes, Luiz Roberto |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Goergen, Pedro Laudinor, 1944- Nunes, Cesar Aparecido Chaves, Eduardo Oscar de Campos Siebeneichler, Flavio Beno Boufleuer, Jose Pedro Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação não informado UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Luiz Roberto |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Habermas, Jurgen, 1929- Filosofia Civilização moderna Educação Consenso (Ciências sociais) Philosophy Modernity Education Consensus (Social sciences) |
topic |
Habermas, Jurgen, 1929- Filosofia Civilização moderna Educação Consenso (Ciências sociais) Philosophy Modernity Education Consensus (Social sciences) |
description |
Orientador: Pedro L. Goergen |
publishDate |
2005 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2005 2005-02-24T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485 GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334655 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 149 p. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188919493787648 |