O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Luiz Roberto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485
Resumo: Orientador: Pedro L. Goergen
id UNICAMP-30_cdb13c21a152c32d71f343a009ee1ff3
oai_identifier_str oai::334655
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educaçãoThe consensus in the theory of the act of Habermas and its implications for the educationHabermas, Jurgen, 1929-FilosofiaCivilização modernaEducaçãoConsenso (Ciências sociais)PhilosophyModernityEducationConsensus (Social sciences)Orientador: Pedro L. GoergenTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: No formato de uma pesquisa teórico-conceitual, sob o título ¿O consenso na Teoria do Agir Comunicativo de Habermas e suas implicações para a Educação¿, a presente tese busca elucidar, por intermédio da explicitação do conceito de consenso, alguns dos mais relevantes aspectos da teoria habermasiana para a educação contemporânea. Trata-se de uma investigação que resgata as premissas teóricas de Habermas, como base conceitual e como identificação das possíveis contribuições da sua teoria para a fundamentação de um projeto educativo crítico-emancipatório baseado no reconhecimento intersubjetivo das pretensões de validade do agir comunicativo. Para efeito de demonstração da tese, o autor fundamenta os seus argumentos no conceito de consenso que lhe permite analisar os impactos da crise da contemporaneidade à luz do debate que se estabelece entre modernidade e pós-modernidade. Com o referencial do potencial crítico e reflexivo da modernidade, continuado por Habermas na Teoria do Agir Comunicativo, o estudo salienta a relevância do consenso como um critério fundamental para o desenvolvimento de uma ação educativa emancipatóriaAbstract: In the format of a theoretical-conceptual research, under the title "The consensus in the Theory of the Act of Habermas and its implications for the Education", the present thesis tries to elucidate, through explicit of the consensus concept, some of the more important habermasian theory aspects for the contemporary education. It is an investigation that rescues Habermas' theoretical premises, like conceptual base and as possible contributions identification of his theory for the development of an educational project critic-emancipatory based on recognition inter-subjective of the validity pretenses of the communicative act. For thesis demonstration effect, the author bases his arguments in the consensus concept that allows you to analyze the contemporaneousness crisis impacts to the debate light that is established between modernity and post-modernity. With referential of the modernity potential critic and reflexive, continued by Habermas in the Communicative Acting Theory, the study points out the consensus relevance as a fundamental criterion for the development of an educational emancipating actionDoutoradoHistória, Filosofia e EducaçãoDoutor em Educação[s.n.]Goergen, Pedro Laudinor, 1944-Nunes, Cesar AparecidoChaves, Eduardo Oscar de CamposSiebeneichler, Flavio BenoBoufleuer, Jose PedroUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASGomes, Luiz Roberto20052005-02-24T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf149 p.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334655porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:07:57Zoai::334655Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:07:57Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
The consensus in the theory of the act of Habermas and its implications for the education
title O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
spellingShingle O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
Gomes, Luiz Roberto
Habermas, Jurgen, 1929-
Filosofia
Civilização moderna
Educação
Consenso (Ciências sociais)
Philosophy
Modernity
Education
Consensus (Social sciences)
title_short O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
title_full O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
title_fullStr O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
title_full_unstemmed O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
title_sort O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação
author Gomes, Luiz Roberto
author_facet Gomes, Luiz Roberto
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Goergen, Pedro Laudinor, 1944-
Nunes, Cesar Aparecido
Chaves, Eduardo Oscar de Campos
Siebeneichler, Flavio Beno
Boufleuer, Jose Pedro
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação não informado
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Luiz Roberto
dc.subject.por.fl_str_mv Habermas, Jurgen, 1929-
Filosofia
Civilização moderna
Educação
Consenso (Ciências sociais)
Philosophy
Modernity
Education
Consensus (Social sciences)
topic Habermas, Jurgen, 1929-
Filosofia
Civilização moderna
Educação
Consenso (Ciências sociais)
Philosophy
Modernity
Education
Consensus (Social sciences)
description Orientador: Pedro L. Goergen
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005
2005-02-24T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv (Broch.)
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485
GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024.
identifier_str_mv (Broch.)
GOMES, Luiz Roberto. O consenso na teoria do agir comunicativo de Habermas e suas implicações para a educação. 2005. 149 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1599485
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/334655
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
149 p.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188919493787648