A organização do trabalho pedagogico : limites e possibilidades do curso de pedagogia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Margarida Montejano da
Data de Publicação: 2006
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602449
Resumo: Orientador: Mara Regina Lemes De Sordi
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Diante disso, propõe uma compreensão da realidade a partir da verificação de três cursos de Pedagogia, nos quais busca identificar a lógica dos projetos pedagógicos e as contradições presentes nos espaços de formação de professores. A abordagem da pesquisa é qualitativa e os recursos utilizados foram: a observação em sala de aula, entrevistas, questionários e analise do projeto político pedagógico (PPP). A partir dos dados coletados, algumas categorias de análise surgiram, destacando-se a Práxis Pedagógica; o Trabalho Coletivo; o Projeto Pedagógico e a Organização do Trabalho Pedagógico. Por meio dessas categorias constatou-se que nem tudo que está dito nos PPP ocorre de fato e nem tudo que ocorre na realidade dos cursos está explicitado nos mesmos; que o discurso dos sujeitos apresenta um distanciamento da prática; que há uma confusão conceitual sobre trabalho coletivo e alguns equívocos na compreensão de OTP e que, apesar das dificuldades apresentadas pelos sujeitos na realidade prática, existe a intenção de realizar uma práxis transformadora, bem como a consciência dos limites que os cercam. Muito embora a avaliação não apareça de forma ostensiva nos PPP, ela se revela nos objetivos e nas ações dos sujeitos, se fazendo presente nos moldes estabelecidos pela Educação Tradicional. A realidade dos três cursos mostra que a compreensão da Organização do Trabalho Pedagógico exige um entendimento do trabalho enquanto emancipador do homem, do conhecimento enquanto libertador deste homem e da educação enquanto caminho que possibilita a superação das contradições atuais, realçando, com isso, o papel imprescindível do Projeto Político-Pedagógico na construção de coletivos e na elaboração de um novo sentido às relações educacionais. Por fim, destaca o Curso de Pedagogia enquanto espaço legítimo para a teoria e prática da formação de professores e a construção de uma práxis transformadora da realidadeAbstract: The objective of the present study is to understand how individuals involved in the training of future teachers understand and practice the pedagogical work organization in education courses, and how such understanding interferes in the preparation of new teachers. Its proposal is to understand this reality based on the observation of three Education Courses, trying to identify the logic of the pedagogical projects and the contradictions present in education courses. It has a qualitative approach, based on classroom observation, interviews, questionnaires, and analysis of the political-pedagogical project (PPP). Some analysis criteria were defined, namely Pedagogical Praxis, Collective Work, Pedagogical Project, and Pedagogical Work Organization. Studying these categories, we came to the conclusion that not all that is stated in the PPP actually happens, and not all that happens is stated in the PPP; that the individuals discourse shows a gap between practice; and that there is a conceptual confusion between collective work and pedagogical work organization. Despite difficulties in the everyday practice, individuals show a sincere intention of performing a transformation practice, as well as an awareness of the limitations involved. Although evaluation is not a clear issue in the PPP, it is ever present in the objectives and practices of the individuals according to the patterns established by Traditional Education. Observation of the three courses showed that the understanding of Pedagogical Work Organization requires the comprehension that the objective of that work is the emancipation of human beings; that knowledge delivers the human being; and that education is the way to overcome the present contradictions, enhancing the fundamental role of the PPP in the elaboration of a new meaning for the educational relationships. Finally, it enhances the Education Course as the legitimate instance for theoretical and practical training of teachers-to-be and for the construction of a praxis capable of transforming the existing realityDoutoradoEnsino, Avaliação e Formação de ProfessoresDoutor em Educação[s.n.]Sordi, Mara Regina Lemes de, 1955-Marafon, Maria Rosa CavalheiroRios, Terezinha AzeredoPrado, Guilherme do Val ToledoMalavasi, Maria Marcia SigristUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASSilva, Margarida Montejano da20062006-01-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf330p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1602449SILVA, Margarida Montejano da. A organização do trabalho pedagogico: limites e possibilidades do curso de pedagogia. 2006. 330p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. 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