Por um lazer potencialmente transformador : um estudo sobre as apropriações conceituais do lazer

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Polato, Thelma Hoehne Peres
Data de Publicação: 2004
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601224
Resumo: Orientador: Lino Castellani Filho
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spelling Por um lazer potencialmente transformador : um estudo sobre as apropriações conceituais do lazerLazerLazer - PesquisaEducação físicaOrientador: Lino Castellani FilhoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: A contemporaneidade mostra como evidente e enfática a necessidade de transformação do mundo. Mas como pensar essa questão na especificidade das discussões sobre o lazer? Como uma reflexão sobre as apropriações conceituais do lazer pode contribuir para tal feito? Como pensar um lazer com possibilidades transformadoras? Para tanto, não podemos desconsiderar a mediação que o lazer mantém com a sociedade, com o processo produtivo/processo de trabalho e com a qualificação humana, tendo em vista que ele próprio pode contribuir no processo de análise e compreensão do homem em suas relações e práticas sociais. A explicitação do seu papel social e da sua relação com o processo de produção da vida nos levou a uma compreensão do lazer como um fenômeno contraditório, como uma prática social, uma atividade humana e histórica que se define no conjunto das relações sociais, no embate dos grupos ou classes sociais sendo, ele mesmo, forma específica de relação. O lazer, quando apreendido no plano das determinações e relações sociais e, portanto, ele mesmo constituído e constituinte destas relações, apresenta-se historicamente como um campo de disputa hegemônica. Esta disputa se dá na perspectiva de articular as concepções, a organização dos processos e dos conteúdos do lazer. Dessa forma, este estudo teve por finalidade discutir as perspectivas conceituais pelas quais o lazer vem sendo entendido para que fosse possível refletir, de maneira dialética, sobre suas apropriações, definições e interpretações, permitindo, assim, abrir perspectivas para alternativas de ação neste campo específico. Por meio da análise, explicitação e exposição das semelhanças, distinções e categorias explicativas das produções presentes no debate teórico da Educação Física brasileira contemporânea foi possível caracterizar em duas tendências os conceitos dos autores delimitados para este estudo, uma hegemônica e uma contra-hegemônica. Definiu-se por tendência hegemônica aquela que reforça a dominação cultural, ideológica, moral e política da classe dirigente, pensando o lazer em conformismo com o sistema de dominação de uma classe sobre a outra. Identificou-se ser a apropriação teórico-conceitual de Bramante a única que se coloca nesta perspectiva. Por tendências contra-hegêmonicas entendeu-se serem aquelas que, diante desta dominação, vêem no lazer a possibilidade da crítica ao sistema, contribuindo para a construção de sujeitos historicamente ativos e organizados na busca de formas para sair da submissão e prosseguir na construção de uma nova sociedade. Identificou-se que os conceitos apresentados por Marcellino, Bruhns, Mascarenhas e Marcassa se colocam nesta perspectiva, mas com algumas diferenças. Bruhns e Marcellino apresentam as possibilidades transformadoras do lazer numa perspectiva de reforma. Já Marcassa e Mascarenhas, numa perspectiva de revolução, pois apresentam elementos que efetivamente indicam os caminhos para a construção de um novo projeto hegemônico a partir do lazerAbstract:The contemporary shows as evident and emphatic the need of transformation of the world. But how to think that subject in the specification of the discussions on the leisure? How can a reflection about the conceptual appropriations of the leisure contribute to such a fact? How to think a leisure with possibilities transformation? For so much, we cannot disrespect the mediation that the leisure maintains with the society, with the process work productive / process and with the human qualification, tends in view that him own it can contribute in the analysis process and the man's understanding in their relationships and social practices. The exposition of her social role and of his relationship with the process of production of the life took us the an understanding of the leisure as a contradictory phenomenon, as a social practice, a human and historical activity that it is defined in the group of the social relationships, in the collision of the groups or social classes being, him same, it forms specific of relationship. The leisure, when apprehended in the plan of the determinations and social relationships and, therefore, him same constituted and constituent of these relationships, she comes historically as a field of dispute hegemony. This dispute feels in the perspective of articulating the conceptions, the organization of the processes and of the contents of the leisure. In that way, this study had for purpose to discuss the conceptual perspectives for the which the leisure has been understood so that it was possible to contemplate, of way dialectics, about their appropriations, definitions and interpretations, allowing, like this, to open perspectives for action alternatives in this specific field. Through the analysis, explicit and exhibition of the similarities, distinctions and explanatory categories of the present productions in the theoretical debate of the contemporary Brazilian physical education was possible to characterize in two tendencies the authors' concepts delimited for this study, a hegemony and an against-hegemônica. It was defined by tendency hegemony that that reinforces the dominance cultural, ideological, moral and politics of the head class, thinking the leisure about conformism with the system of dominance of a class on the other. It identified himself to be the theoretical-conceptual appropriation of Bramante the only that it is put in this perspective. For tendencies against- hegemony she understood each other be those that, due to this dominance, they see in the leisure the possibility of the critic to the system, contributing to the construction of subjects historically assets and organized in the search in ways to leave the submission and to continue in the construction of a new society. She identified that the concepts presented by Marcellino, Bruhns, Mascarenhas and Marcassa are put in this perspective, but with some differences. Bruhns and Marcellino present the possibilities transformer of the leisure in a reform perspective. Already Marcassa and Mascarenhas, in a revolution perspective, because they present elements that indeed indicate the roads for the construction of a new one project hegemony starting from the leisureMestradoMestre em Educação Física[s.n.]Castellani Filho, Lino, 1951-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação não informadoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPolato, Thelma Hoehne Peres20042004-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601224POLATO, Thelma Hoehne Peres. Por um lazer potencialmente transformador: um estudo sobre as apropriações conceituais do lazer. 2004. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1601224. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/358860porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:20:19Zoai::358860Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:20:19Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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