Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amaral, Eduardo Gurgel do
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759
Resumo: Orientador: Ennio Peres da Silva
id UNICAMP-30_cfee88791f8165cfa1e3b83fb2cdfac3
oai_identifier_str oai::136235
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicasVeículos elétricosCélulas e combustívelMeio ambienteBaterias elétricasOrientador: Ennio Peres da SilvaTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de ComputaçãoResumo: O agravamento dos problemas ambientais em todo mundo tem exigido medidas corretivas urgentes. Nos grandes centros urbanos o setor de transportes contribui com uma parcela expressiva da poluição atmosférica devido a queima de derivados de petróleo como combustível em veículos. Entre as medidas possíveis de serem adotadas em resposta à esta premente necessidade, a viabilização de veículos com propulsão elétrica é uma das mais cogitadas, por ser considerada, diferentemente das outras, como uma solução de propulsão automotiva com característica de emissão zero de poluentes. Em contraste com o grande avanço tecnológico que boa parte dos componentes de potência destes veículos tiveram, o sistema de armazenamento de eletricidade, ainda baseado fortemente nas baterias eletroquímicas, em especial nas de chumbo-ácido, não apresentaram um avanço significativo. Um meio muito promissor e com características interessantes para o fornecimento de energia elétrica e que pode também ser usado em veículos elétricos é a célula de combustível. Esta forma agrega as vantagens da conversão de um combustível diretamente em eletricidade sem gerar poluição. Porém, além de necessitar de um grande avanço tecnológico, ela possui atualmente uma grande limitação em relação ao seu elevado custo. Uma forma de alcançar patamares de custo menores é atingir determinadas escalas de produção. Para isso é preciso encontrar aplicações viáveis tanto a nível técnico como de custo. A célula de combustível como fonte de energia para veículos elétricos deverá ter um grande mercado uma vez resolvidos estes problemas. Uma forma de introduzi-Ias e até viabilizá-Ias é através de sistemas híbridos onde células com uma pequena potência e consequentemente menor custo, daria suporte energético para proporcionar autonomia para o veículo, enquanto outro sistema, como um banco de baterias eletroquímicas, forneceria a energia de pico para os momentos que exigir maior potência. Este trabalho faz um rápido levantamento dos avanços tecnológicos dos veículos elétricos, descreve o sistema de funcionamento das células de combustível, destaca os principais tipos e, entre estes aponta o mais apropriado atualmente. para aplicações automotivas. Dentro deste panorama, propõe um arranjo do sistema energético híbrido para um veículo hipotético, que possa suprir as necessidades técnicas para que os veículos elétricos possam vir a ser mais competitivos e atraentes para o usuário dentro das limitações inerentes ao atual estado de evolução das tecnologias envolvidasAbstract: Zero emission vehicles are indicated as an ideal solution to minimize the environment problems at the large urban cities. At the present only the electric vehicles hold at this category. To viability this kind of vehicle must be defined the energy supply. The most used energy often are the batteries, but the advanced technology of this kind of system limits this utilization of competitive way with the conventionally cars. Fuel Cells are indicate as promissor way for this finality, but it¿s required a technology advanced and actuality, the cost is very expensive. The advantage of this system is that it converts a fuel directly of electricity. This work gives the propose the study of viabilization of a fuel cells / batteries ¿ hybrid system to demand of energy in electric vehicles like a way to turn it more attractive to adapted this vehiclesDoutoradoDoutor em Engenharia Elétrica[s.n.]Silva, Ennio Peres da, 1956-Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de ComputaçãoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia ElétricaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmaral, Eduardo Gurgel do19981998-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf139f. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759AMARAL, Eduardo Gurgel do. Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido: Celula de combustivel/baterias eletroquimicas. 1998. 139f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136235porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-04-18T12:09:58Zoai::136235Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2014-04-18T12:09:58Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
title Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
spellingShingle Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
Amaral, Eduardo Gurgel do
Veículos elétricos
Células e combustível
Meio ambiente
Baterias elétricas
title_short Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
title_full Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
title_fullStr Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
title_full_unstemmed Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
title_sort Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido : Celula de combustivel/baterias eletroquimicas
author Amaral, Eduardo Gurgel do
author_facet Amaral, Eduardo Gurgel do
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Ennio Peres da, 1956-
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Amaral, Eduardo Gurgel do
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Células e combustível
Meio ambiente
Baterias elétricas
topic Veículos elétricos
Células e combustível
Meio ambiente
Baterias elétricas
description Orientador: Ennio Peres da Silva
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998
1998-10-23T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759
AMARAL, Eduardo Gurgel do. Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido: Celula de combustivel/baterias eletroquimicas. 1998. 139f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759. Acesso em: 2 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759
identifier_str_mv AMARAL, Eduardo Gurgel do. Veiculo eletrico com sistema energetico hibrido: Celula de combustivel/baterias eletroquimicas. 1998. 139f. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Eletrica e de Computação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586759. Acesso em: 2 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/136235
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
139f. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809188817294327808