A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 1998 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619 |
Resumo: | Orientador: Pedro Jose Winterstein |
id |
UNICAMP-30_d01ad8a10995ca62a3ad569e95316150 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::135369 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescenteEducação física - Aspectos sociaisEducação física (Segundo grau)Educação física - MetodologiaOrientador: Pedro Jose WintersteinDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação FisicaResumo: O presente estudo está relacionado à preocupação com os objetivos buscados pela Educação Física nas escolas da rede oficial do estado de São Paulo, convidando a uma reflexão acerca dos pontos positivos ou negativos que essa possa estar proporcionando aos que dela participam, colocando em questão o fazer pedagógico da Educação Física escolar. Através de pesquisa bibliográfica e documental analisa os caminhos que esse componente curricular vem traçando junto ao processo educativo. A partir da análise de obras de diversos autores da Educação e da Educação Física, chegamos a uma concepção de educação aqui denominada de humanizadora, uma Educação Física voltada às necessidades de crescimento interior do homem, desenvolvendo nele o caráter crítico e criativo, necessários para a construção de uma sociedade mais humana, formada por homens conhecedores de si e de suas potencialidades de transformação social e superação individual. Um processo humanizador está diretamente relacionado à corporeidade humana, uma vez que o corpo e suas formas de expressar-se ou reprimir-se é a principal forma de comunicação do homem com a sociedade. Esse fato justifica a preocupação com um componente curricular que tem o corpo e o movimento humano como objetos de estudo e o encaminhamento que o mesmo tem dado à essas questões. Foi observado que tanto os autores analisados através de suas obras, quanto o documento oficial utilizado na análise documental, defendem uma Educação Física de caráter humanizador, no entanto, denunciam dificuldades para sua efetivação. Os processos de desumanização presentes na sociedade, o ranço de biologização e esportivização da Educação Física, alguns aspectos relativos à formação profissional e o pouco valor atribuído aos componentes lúdicos da cultura, contribuem para a dificuldade de se atingir a Educação Física de caráter humanizador. Portanto, através da valorização do lúdico nas aulas, acompanhada de uma mudança de postura por parte dos docentes da área, respeitando os limites e possibilidades do educando e valorizando sua expressão criativa, poderemos atingir uma educação de caráter humanizadorAbstract: The present study is specially concemed with the goals sought by phisica1 education m the school system m the state of São Paulo; it's calling for a reflexion about the positive and negative aspects it may be bestowing for those who participate m the putting under discussion the role of phisical education m the educacional processo Through a bibliographical and documental research it analyses the lines this subject have been drawing within the educacional process. It starts from a thorough study on the works of several authors who we were able to implement the education concept called humanizing.Thus, a phisica1education whose main aim is develop man humanistically as well as a critically and criative attitude which are essential for the buildmg of a more harmonic society, formed by men who knows hinself and his potential for implementing socca1charges and self improvement. A humanizing process is diirectily reIated to human body once the body and it's way of expressing or repressing itself is the chief form of comunnication between man and the society. This fact alone justifies the concem with a subject which has the body and its movement as the object of study and the way it has dealt with these matters. It was obseved that both the authors studied and the oficcial documents used m the analyses, a pomts out necessity ofthe humani7.ingrole that phisica1education should play however, they also made a point of mentioning the dificulties for it's actival implementation. The humanization present in the society~ the remaining concept of biolization and competitiveness in the phisical educatio~ some aspects related to the profissional formation and the low value attnoued to the ludic cultural component contnoute to the difficulty in achieving a humanizing phisical education. Therefore, through the valorization of the ludic in the class along with the changes in the teaching approach in this are respecting the limits and the possibilities of the learners as well as taking into account their creative expression we can achieve a humanizing physical educationMestradoEducação MotoraMestre em Educação Física[s.n.]Winterstein, Pedro José, 1952-Novaski, Augusto João CremaMarcellino, Nelson CarvalhoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação FísicaPrograma de Pós-Graduação em Educação FísicaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASRomera, Liana Abrão1998info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf122f.(Enc.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619ROMERA, Liana Abrão. A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente. 1998. 122f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135369porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T02:50:23Zoai::135369Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T02:50:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
title |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
spellingShingle |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente Romera, Liana Abrão Educação física - Aspectos sociais Educação física (Segundo grau) Educação física - Metodologia |
title_short |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
title_full |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
title_fullStr |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
title_full_unstemmed |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
title_sort |
A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente |
author |
Romera, Liana Abrão |
author_facet |
Romera, Liana Abrão |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Winterstein, Pedro José, 1952- Novaski, Augusto João Crema Marcellino, Nelson Carvalho Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física Programa de Pós-Graduação em Educação Física UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Romera, Liana Abrão |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação física - Aspectos sociais Educação física (Segundo grau) Educação física - Metodologia |
topic |
Educação física - Aspectos sociais Educação física (Segundo grau) Educação física - Metodologia |
description |
Orientador: Pedro Jose Winterstein |
publishDate |
1998 |
dc.date.none.fl_str_mv |
1998 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Enc.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619 ROMERA, Liana Abrão. A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente. 1998. 122f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Enc.) ROMERA, Liana Abrão. A contribuição da Educação Fisica no processo de humanização do adolescente. 1998. 122f Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação Fisica, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1586619 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/135369 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 122f. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188815726706688 |