Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2000 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887 |
Resumo: | Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
id |
UNICAMP-30_d07772bd8fbd93e02cc2a6b49574b629 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::196819 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumoCriançasConsumoMotivação (Psicologia)Orientador: Jose Mario Ortiz RamosDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias HumanasResumo: Esta dissertação de mestrado tem por objetivo refletir sobre a complexidade do Consumo no contexto atual, tomando como objeto a publicidade televisiva destinada ao público infantil. A partir de uma perspectiva sociológica, o texto procura analisar de que maneira este discurso publicitário para as crianças (especialmente em três campanhas; Parmalat, Grendene Kids e Barbie) pode ser considerado como um importante discurso socializador, além de evidenciar as suas estratégias de convencimento que contribuem para a construção de uma "Pedagogia do Consumo". Isto porque, as crianças por meio da publicidade, entram em contato com um amplo universo de marcas, produtos e modelos de comportamento dotados de significações culturaisAbstract: The dissertation's objective is to reflect about the consumption's complexity in the current context. The publicity discourse to children was the chosed object for this. Through a sociological perspective, the text intent to analyse how the publicity discourse (specially at three campaigns; Parmalat, Barbie, Grendene Kids) can be considered a important discourse for the socialization. Besides that, the dissertation debates the ways to convince the children that have been used for stimulate them to consume, and finally, how, through these ways, the children to get in touch with a extensive universe of marks, products and behavior' s models that have cultural significationsMestradoMestre em Sociologia[s.n.]Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012Mira, Maria CelesteGuimarães, Áurea MariaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências HumanasPrograma de Pós-Graduação em SociologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASVersuti, Andrea Cristina20002000-06-12T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf211p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887VERSUTI, Andrea Cristina. Eu tenho, voce não tem: o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo. 2000. 211p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/196819porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T03:11:28Zoai::196819Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T03:11:28Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
title |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
spellingShingle |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo Versuti, Andrea Cristina Crianças Consumo Motivação (Psicologia) |
title_short |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
title_full |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
title_fullStr |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
title_full_unstemmed |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
title_sort |
Eu tenho, voce não tem : o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo |
author |
Versuti, Andrea Cristina |
author_facet |
Versuti, Andrea Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Ramos, José Mario Ortiz, 1950-2012 Mira, Maria Celeste Guimarães, Áurea Maria Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas Programa de Pós-Graduação em Sociologia UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Versuti, Andrea Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Crianças Consumo Motivação (Psicologia) |
topic |
Crianças Consumo Motivação (Psicologia) |
description |
Orientador: Jose Mario Ortiz Ramos |
publishDate |
2000 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2000 2000-06-12T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
(Broch.) https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887 VERSUTI, Andrea Cristina. Eu tenho, voce não tem: o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo. 2000. 211p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887. Acesso em: 2 set. 2024. |
identifier_str_mv |
(Broch.) VERSUTI, Andrea Cristina. Eu tenho, voce não tem: o discurso publicitário infantil e a motivação ao consumo. 2000. 211p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Filosofia e Ciencias Humanas, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887. Acesso em: 2 set. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1588887 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/196819 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf 211p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1809188837502484480 |