Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260
Resumo: Orientador: Suzi Frankl Sperber
id UNICAMP-30_d08005e863dca74c954996fea70a303b
oai_identifier_str oai::1065840
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self FictionHorizontal theater : Self FictionTeatro experimentalMemória na arteMimeseExperiência de siProcesso criativoExperimental theaterMemory in artMimesisExperience of selfCreative processOrientador: Suzi Frankl SperberTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Este estudo se fundamenta em perfilhar a criação como acontecimento necessário e transformador na vida e na arte. Partindo de práticas desenvolvidas pela Cia. Labirinto de Teatro, da cidade de Matão, interior de São Paulo, foi possível desenvolver reflexões acerca de um teatro horizontal que possibilite a liberdade expressiva que tem como valor inestimável o diálogo nas relações, tomando como referencial primordial para o trabalho criativo a memória do vivido, reconhecendo a vida (o vivido) como material de pura legitimidade autoral. Ao trazer a vida para a cena - forte traço da contemporaneidade - a fricção entre realidade e ficção se firmou uma constante e, nessa pesquisa, o embate se acentua direcionado para uma necessidade de ficções de si, porque ao trabalhar a partir da memória do vivido, o lembrado se atualiza inventivamente, inevitavelmente. Para amparar essas reflexões sobre memória/ lembrança como criação toma-se o conceito pulsão de ficção (SPERBER, 2009) como norteador de todo o estudo, ancorado em diálogo com embasamentos sobre tempo, memória (BERGSON, 1999, 2006) e identidade (RICOEUR, 2014). Caso especial tratado nessa pesquisa se refere ao processo criativo do espetáculo Ame!. A partir da associação de imagens do real, a saber: obras do pintor Amedeo Modigliani com justaposição a fotografias de pessoas que fazem parte da vida da atriz Mabê Henrique, trabalhou-se com a técnica da mímesis corpórea (LUME Teatro) mesclada a depoimentos pessoais da atriz, com a finalidade de emprestar memórias da atriz para as corporeidades codificadas, permitindo, assim, a composição de um drama ficcional via corpografia, procedimento criativo de premissa horizontal que visa construir a tessitura do drama pelas narrativas rememoradas do corpo em ação, dessa forma, invertendo a lógica da composição dramatúrgica que passa a se construir em cena, colaborativamente, por estímulos circunstanciados frente ao material expresso, na relação diretor-atriz/interlocutor-receptor, que consolidou o drama colaborativo a partir da escrita de si através do corpo-memória. Ao trabalhar com a rememoração de eventos da vida atualizados para a cena, foi possível evidenciar a nascente de uma mímesis de si que constrói a obra artística ao tempo que reconstrói o ser humano em um processo que apresenta uma atração íntima entre ética e estética e que valoriza a inclinação da elaboração do evento vivido como uma necessidade criativa ficcional, que precisa de estímulos para dar vazão à autoria que se expressa por vozes oriundas do vão da lembrança - o dito e o não dito - do artista que reflete sobre sua vida e sua arte, fortalecendo a identidade da cena e aspirando para novas reconfigurações de ser humano no mundoAbstract: This study is based on characterizing creation as a necessary and transformative event in life and art. Based on practices developed by Cia Labirinto de Teatro, a theater group that comes from Matão, a town in São Paulo, it was possible to develop reflections about a horizontal theater that enables the expressive freedom, which takes the dialogue in the relations as invaluable, considering the memory of what was already lived as a primordial reference to the creative work, recognizing the memory as material of pure authoritarian legitimacy. Bringing life to the scene - a strong feature of contemporaneity - the friction between reality and fiction has become a constant and, in this research, the struggle is emphasized towards a need for self fictions, because when working from the memory of what was lived, the recollected actualizes itself inventively and inevitably In order to support these reflections on memory / memory as a creation, the concept of fiction drive (SPERBER, 2009) is applied as the guiding principle for the whole study, anchored in a dialogue based on time, memory (BERGSON 2006) and identity (RICOEUR, 2014 ). The Special case dealt with in this research refers to the creative process of the performance Ame!. From the association of images of the real, namely: works by the painter Amedeo Modigliani mixed with photographs of people who are part of the life of the actress Mabê Henrique, the bodily mimesis technique (LUME Theater) was used together with the personal testimonies of the actress , with the purpose of lending memories of the actress to the codified corporeities, allowing the composition of a fictional drama via corpography, a creative procedure of horizontal premise that aims to construct the texture of the drama through the recollected narratives of the body in action, reversing the logic of the dramaturgic composition that starts being built in the scene, collaboratively, by stimuli detailed before the expressed material, in the relation director-actress / interlocutor-receiver, that consolidated the collaborative drama from the self writing through the body memory . By working with the recollection of life events updated to the scene, it was possible to highlight the source of a self mimesis that builds the artistic work while reconstructing the human being in a process that presents an intimate attraction between ethics and aesthetics and which values the inclination of the elaboration of the lived event as a fictional creative necessity, which needs stimuli to give vent to the authorship that is expressed by voices originating from the vain memory - the said and the not said - of the artist that reflects on his life and his art, strengthening the identity of the scene and aspiring for new reconfigurations of being human in the worldDoutoradoTeatro, Dança e PerformanceDoutor em Artes da CenaCAPES[s.n.]Sperber, Suzi Frankl, 1939-Neves, Larissa de OliveiraHirson, Raquel ScottiLeonardelli, PatriciaTelesi, Silvia Fernandes da SilvaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pós-Graduação em Artes da CenaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASJacopini, Juliano Ricci, 1986-20182018-08-31T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (325 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260JACOPINI, Juliano Ricci. Teatro horizontal: Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction. 2018. 1 recurso online (325 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1065840Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-02-19T15:44:23Zoai::1065840Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-02-19T15:44:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
Horizontal theater : Self Fiction
title Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
spellingShingle Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
Teatro experimental
Memória na arte
Mimese
Experiência de si
Processo criativo
Experimental theater
Memory in art
Mimesis
Experience of self
Creative process
title_short Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
title_full Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
title_fullStr Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
title_full_unstemmed Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
title_sort Teatro horizontal : Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction
author Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
author_facet Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Sperber, Suzi Frankl, 1939-
Neves, Larissa de Oliveira
Hirson, Raquel Scotti
Leonardelli, Patricia
Telesi, Silvia Fernandes da Silva
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de Artes
Programa de Pós-Graduação em Artes da Cena
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Jacopini, Juliano Ricci, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Teatro experimental
Memória na arte
Mimese
Experiência de si
Processo criativo
Experimental theater
Memory in art
Mimesis
Experience of self
Creative process
topic Teatro experimental
Memória na arte
Mimese
Experiência de si
Processo criativo
Experimental theater
Memory in art
Mimesis
Experience of self
Creative process
description Orientador: Suzi Frankl Sperber
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-08-31T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260
JACOPINI, Juliano Ricci. Teatro horizontal: Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction. 2018. 1 recurso online (325 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260
identifier_str_mv JACOPINI, Juliano Ricci. Teatro horizontal: Ficções de Si = Horizontal theater: Self Fiction. 2018. 1 recurso online (325 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1635260. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1065840
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (325 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189136713646080