Desenvolvimento de sistema AVL com regras para atualização de posição inteligente que melhora a representação dos trajetos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amarante, Rogério Rodrigues, 1972-
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604657
Resumo: Orientador: Jorge Luiz Alves Trabanco
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spelling Desenvolvimento de sistema AVL com regras para atualização de posição inteligente que melhora a representação dos trajetosAVL system development with intelligent position update rules that enhance tracks representationsMonitoramento de veiculosSistema de Posicionamento GlobalTransporte rodoviárioRastreamento automáticoAutomatic vehicle locationDispatchPrecision trackOrientador: Jorge Luiz Alves TrabancoDissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: As empresas que precisam gerir suas frotas de veículos estão cada vez mais utilizando sistemas AVL (Localização Automática de Veículos). Com este sistema é possível conhecer a posição de um veículo em uma central de monitoramento, permitindo, com isso, as mais variadas aplicações dentro de atividades como segurança, logística, atendimento de emergência, etc.. Os produtos AVL disponíveis, normalmente são configurados com taxas de atualização que variam de 1 até 15 minutos, a fim de proporcionar uma boa relação custo benefício para as aplicações procuradas atualmente. Contudo, este formato utilizado, mostra com deficiência quais vias trafegou um veículo em áreas urbanizadas. Aumentar a taxa de atualização significa aumento de gastos com comunicação e armazenamento de dados, em contrapartida a redução da freqüência agrava a representação do trajeto, principalmente em áreas urbanas. Assim, este trabalho propõe apresentar o desenvolvimento de um sistema AVL com uma nova abordagem na atualização de posição, que além de representar melhor os trajetos rastreados dentro de áreas urbanas, evite o aumento significativo de gastos, pois quanto maior aderência do mesmo em relação ao percurso efetuado pelo veículo, maior o valor agregado às aplicações. Esta melhoria na representação dos trajetos poderá possibilitar a criação de novas abordagens de utilização de sistemas AVL que necessitam de mais precisãoAbstract: The use of AVL (Automatic Vehicle Locator) systems by companies that need to manage their fIeet has considerably increased. It is possible with this system to know the vehicle position in a dispatch center, al/owing several applications like safety and security, logistics, and emergency attendance. The available AVL products are usual/y configured with update rates between 1 and 15 minutes, in order to provide a good cost/benefit relationship. However, this update rate shows with deficiencies the route that a vehicle went through in urban areas. Increasing the update rate also increases expenses with communication and storage data; and, on the other hand, decreasing the frequency diminishes the representation of tracks, especial/y in urban areas. Thus, this master thesis proposes to show the AVL deve/opment with a new approach in position update, that aiso better represents the tracks in urban areas, without having significant increase of expenses, therefore, the better adherence to the tracked trajectory, the greater will be the perceived value of the system applications. This trajectory representation enhancement will make possible the creation of new approaches in AVL systems utilization that need accuracyMestradoTransportesMestre em Engenharia Civil[s.n.]Trabanco, Jorge Luiz Alves, 1956-Fonseca Junior, Edvaldo Simões daFrançoso, Maria TeresaCosta, Diogenes CortijoUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASAmarante, Rogério Rodrigues, 1972-20072007-03-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdf151p. : il.(Broch.)https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604657AMARANTE, Rogério Rodrigues. Desenvolvimento de sistema AVL com regras para atualização de posição inteligente que melhora a representação dos trajetos. 2007. 151p. Dissertação (mestrado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1604657. Acesso em: 2 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/398408porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T04:50:04Zoai::398408Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T04:50:04Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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