A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Daniel de Aguiar, 1986-
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750
Resumo: Orientador: Meire Cachioni
id UNICAMP-30_d11698ec1bc7dd42d5e40b23194eec53
oai_identifier_str oai::1096064
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  The workshop - Dialogues with who you like to to read and write  : a descriptive study of the Freirean Culture Circle in a permanent education program for elderly  GerontologiaLetramentoEducação permanenteGerontologyLiteracyPermanent educationOrientador: Meire CachioniTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade de São PauloResumo: Esta tese teve como objetivo compreender os sentimentos e significados que ato educativo ¿ letramentos ¿ oportuniza à vida do idoso em educação permanente. Para tanto, realizaram-se dois estudos visando: a) elaborar uma Revisão Integrativa sobre letramentos do idoso para traçar um panorama de como os letramentos desse sujeito têm sido tratados em alguns trabalhos científicos e apresentar questões relativas à Gerontologia e Educação; e b) caracterizar estatisticamente o perfil dos idosos participantes da oficina "Diálogos com quem gosta de ler e escrever" e analisar as produções escritas destes sujeitos com o intuito de averiguar os significados e sentimentos atribuídos por eles as práticas de letramentos ¿ Círculo de Cultura Freireano. Tratou-se de uma revisão integrativa da literatura (artigo 1) e de um estudo de abordagem quanti-qualitativa (artigo 2), realizado com 66 idosos escolarizados, saudáveis e que frequentaram a oficina: "Diálogos com quem gosta de ler e escrever" na Universidade Aberta à Terceira Idade da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo ¿ EACH/USP. Adotaram-se os seguintes procedimentos metodológicos: i) revisão conceitual da temática, ii) aplicação dos pré-testes e dos pós-testes; iii) discussão geral dos dados coletados e; iv) conclusões finais obtidas na análise dos resultados. Utilizaram-se os seguintes instrumentos para coleta e análise de dados (pré e pós-teste): ficha de caracterização sociodemográfica; o Instrumento de Avaliação Neuropsicológica Breve ¿ NEUPSILIN; aplicação; observação de práticas educativas em uma proposta inicial de 40 horas de letramentos e uma produção escrita. Os dados quantitativos foram descritos por meio da estatística descritiva e inferencial. Já os de cunho qualitativo foram analisados por meio do método de análise de conteúdo de Bardin. As principais referências teóricas para composição do corpus analítico foram para "letramentos do idoso" Massi (2015), Souza Filho (2011), Torquatto, Massi & Santana, (2011), Amodeo (2010), Gamburgo (2009); para "educação permanente" Cachioni (2002; 2005; 2006 e 2018) e Lins (2001, 2004 e 2015); e para "educação circular e popular" Street (1984; 1995; 2003) e Freire (1975; 1981; 1987; 1992 e 1996). Com relação aos resultados, constatou-se que apesar da incipiência de pesquisas que relacionem letramentos do idoso, gerontologia e educação, inserir a população idosa em práticas educativas de letramentos proporcionam transformações positivas na vida desses sujeitos. Sujeitos em sua maioria - mulher, branca, classe média, aposentada, com cinco anos ou mais de escolaridade e que busca ressignificar o envelhecimento e a vida na velhice tomando para si a consciência crítica de questões relativas ao tempo presente. Conclui-se que programas de educação permanente promovem novos conhecimentos, aprendizagens e interação na velhice, além de estimularem a autonomia, o pensar crítico e a qualidade de vida para uma cidadania ativa do sujeito idoso ao romperem com estereótipos socialmente construídos e passarem a atuar ativamente sobre as próprias experiênciasAbstract: This thesis aimed to understand the feelings and meanings that educational act - literacies - gives opportunity to the life of the elderly in permanent education. To this end, two studies were carried out aiming at: a) elaborating an Integrative Review on the literacy of the elderly to draw an overview of how the literacy of this subject has been treated in some scientific papers and to present questions related to Gerontology and Education; and b) statistically characterize the profile of the elderly participants of the workshop "Dialogues with those who like to read and write" and analyze the written productions of these subjects in order to ascertain the meanings and feelings attributed by them to the practices of literacy - Freirean Circle of Culture. This was an integrative literature review (article 1) and a quantitative and qualitative approach study (article 2), conducted with 66 healthy, educated seniors who attended the workshop: "Dialogues with those who like to read and write" at the Open University to the Third Age of the School of Arts, Sciences and Humanities of the University of São Paulo - EACH / USP. The following methodological procedures were adopted: i) conceptual review of the theme; ii) application of pre-tests and post-tests; iii) general discussion of the collected data; and iv) final conclusions obtained in the analysis of the results. The following instruments were used for data collection and analysis (pre and post-test): sociodemographic characterization form; the Brief Neuropsychological Assessment Instrument - NEUPSILIN; application; observation of educational practices in an initial proposal of 40 hours of literacy and a written production. Quantitative data were described using descriptive and inferential statistics. The qualitative ones were analyzed using the Bardin content analysis method. The main theoretical references for the composition of the analytical corpus were for "literacy of the elderly" Massi (2015), Souza Filho (2011), Torquatto, Massi & Santana (2011), Amodeo (2010), Gamburgo (2009); for "continuing education" Cachioni (2002; 2005; 2006 and 2018) and Lins (2001, 2004 and 2015); and for "circular and popular education" Street (1984; 1995; 2003) and Freire (1975; 1981; 1987; 1992 and 1996). Regarding the results, it was found that despite the incipience of research relating the literacy of the elderly, gerontology and education, inserting the elderly population in educational practices of literacy provide positive changes in the lives of these subjects. Most subjects - white, middle class, retired woman, with five or more years of schooling who seek to re-signify aging and life in old age, taking for themselves a critical awareness of issues related to the present time. It is concluded that continuing education programs promote new knowledge, learning and interaction in old age, besides stimulating autonomy, critical thinking and quality of life for an active citizenship of the elderly subject, breaking with socially constructed stereotypes and starting to act actively about their own experiencesDoutoradoGerontologiaDoutor em Gerontologia[s.n.]Cachioni, MeireDelgado, Adriana PatrícioLaplane, Adriana Lia Friszman deTeixeira, Rosiley AparecidaBatistoni, Samila Sathler TavaresUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências MédicasPrograma de Pós-Graduação em GerontologiaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPereira, Daniel de Aguiar, 1986-20192019-11-04T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750PEREIRA, Daniel de Aguiar. A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos   . 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade de São Paulo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096064Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-12-13T09:45:06Zoai::1096064Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2019-12-13T09:45:06Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
The workshop - Dialogues with who you like to to read and write  : a descriptive study of the Freirean Culture Circle in a permanent education program for elderly  
title A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
spellingShingle A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
Pereira, Daniel de Aguiar, 1986-
Gerontologia
Letramento
Educação permanente
Gerontology
Literacy
Permanent education
title_short A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
title_full A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
title_fullStr A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
title_full_unstemmed A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
title_sort A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos  
author Pereira, Daniel de Aguiar, 1986-
author_facet Pereira, Daniel de Aguiar, 1986-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cachioni, Meire
Delgado, Adriana Patrício
Laplane, Adriana Lia Friszman de
Teixeira, Rosiley Aparecida
Batistoni, Samila Sathler Tavares
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Ciências Médicas
Programa de Pós-Graduação em Gerontologia
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Daniel de Aguiar, 1986-
dc.subject.por.fl_str_mv Gerontologia
Letramento
Educação permanente
Gerontology
Literacy
Permanent education
topic Gerontologia
Letramento
Educação permanente
Gerontology
Literacy
Permanent education
description Orientador: Meire Cachioni
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019
2019-11-04T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750
PEREIRA, Daniel de Aguiar. A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos   . 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade de São Paulo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750
identifier_str_mv PEREIRA, Daniel de Aguiar. A oficina - Diálogos com quem gosta de ler e escrever : um estudo descritivo do Círculo de Cultura Freireano em um programa de educação permanente para idosos   . 2019. 1 recurso online (102 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Ciências Médicas e Universidade de São Paulo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1637750. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1096064
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (102 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189154023538688