Da cor material à cor diegética : o pensamento da cor na direção de arte audiovisual

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Paiva, Milena Leite, 1981-
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641942
Resumo: Orientador: Filipe Mattos de Salles
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spelling Da cor material à cor diegética : o pensamento da cor na direção de arte audiovisualFrom material colour to diegetic colour : the thought of colour in the audiovisual art directionCorDireção de artePercepção visualAudiovisualColorArt directionVisual perceptionAudio visualOrientador: Filipe Mattos de SallesTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de ArtesResumo: Esta tese apresenta os resultados de uma investigação conceitual e metodológica acerca da inserção da cor nos processos da direção de arte audiovisual e do seu papel na estruturação da visualidade, visando traçar o pensamento da cor nas etapas de um projeto de arte e os seus desdobramentos plásticos na imagem. A abordagem teórica da cor se deu a partir de dois eixos: o da cor luz-refletida, que aqui denominamos de cor material, oriunda da pigmentação dos elementos materiais da cena - cenários, objetos, figurinos e itens de caracterização -, em sua interação com a iluminação do set; e o da cor luz-direta proveniente da imagem acabada, a qual é a base formal e analítica do conceito de cor diegética em desenvolvimento na tese. A pesquisa se fundamentou em um estudo dos processos cromáticos recorrentes nas práticas da direção de arte, estruturado pelas seguintes etapas: levantamento e revisão bibliográfica, análise cromática de uma obra referencial, experimentação laboratorial e sistematização de práticas. Dos dados obtidos nas referidas etapas, uma metodologia de criação de paletas de cores foi desenvolvida e aplicada na elaboração do projeto cromático de um curta-metragem em fase de pré-produção intitulado Sanjo — um filme ficcional que traça uma discussão sobre cor, cultura material e ancestralidade pela perspectiva da direção de arteAbstract: This thesis presents the results of a conceptual and methodological investigation about the colour insertion in the audiovisual art direction processes and its role in structuring visuality, aiming to trace the thought of colour in the stages of an art project and its imagery’s plastic developments. The theoretical approach to colour was based on two dimensions: the light-reflected colour, which I call here material colour, derived from the pigmentation of the material elements of the scene – scenarios, objects, costumes and characterization items – in their interaction with the set lighting; and the direct light colour from the finished image, which is the formal and analytical basis of the concept of the diegetic colour in development in the thesis. The research is based on a study of the chromatic processes recurring in the practices of art direction, structured by the following steps: survey and bibliographic review, chromatic analysis of a reference work, laboratory experiments and systematization of practices. Based on the data obtained in the referred procedure, a methodology for creating material colour palettes was developed and employed in the elaboration of the chromatic project of a short film in the pre-production phase entitled Sanjo — a ficcional film that guides a discussion about colour, material culture and ancestry from the art direction perspectiveDoutoradoArtes VisuaisDoutora em Artes VisuaisCAPES88882.435499/2019-01[s.n.]Salles, Filipe Mattos de, 1972-Alexandre Sobrinho, GilbertoTeles, Paulo Cesar da SilvaJacob, Elizabeth MottaCruz, Álvaro André ZeiniUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Instituto de ArtesPrograma de Pos-Graduação em Artes VisuaisUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPaiva, Milena Leite, 1981-20212021-04-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (131 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641942PAIVA, Milena Leite. Da cor material à cor diegética: o pensamento da cor na direção de arte audiovisual. 2021. 1 recurso online (131 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Artes, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1641942. Acesso em: 28 fev. 2025.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1166571Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-09-18T12:22:45Zoai::1166571Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-09-18T12:22:45Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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