Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camejo Aviles, Ivana Elena, 1987-
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593
Resumo: Orientador: Eduardo Galembeck
id UNICAMP-30_d2390da37ebccbdaa7fab1f7e343531e
oai_identifier_str oai::1161621
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratoriesMeaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratoriesAprendizagem significativaProfessores de ciência - Ensino (Educação permanente)Laboratórios remotosEpistemologia - EducaçãoMeaningful learningScience teachers - Education (Continuing education)Remote laboratoriesEpistemology - EducationOrientador: Eduardo GalembeckTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb WataghinResumo: As pesquisas desenvolvidas em didática do laboratório de ciências defendem os estilos e abordagens construtivistas, como as investigativas e resolução de problemas, já que a partir delas é possível que os estudantes apliquem métodos e procedimentos para resolver problemas reais no laboratório, além de aprender apenas técnicas e aplicar roteiros. Neste sentido, foram desenvolvidos cinco estudos diferentes, que em conjunto dialogaram para atingir ao objetivo geral desta pesquisa, ou seja, promover a aprendizagem significativa em professores de ciências da América Latina através da sua formação continuada e assíncrona na plataforma de aprendizagem Moodle, sob o enfoque epistemológico e remoto do laboratório didático de ciências. Assim, com o contexto geral da pesquisa situado na formação continuada dos professores de ciências brasileiros e venezuelanos, formados em Física, Química, Biologia e Geologia foi desenvolvido o primeiro estudo, de natureza documental intitulado "Que é aprendizagem? como ela acontece? como facilitá-la? Um olhar das Teorias de Aprendizagem Significativa De David Ausubel e Aprendizagem Multimídia de Richard Mayer", que expõe uma ampla revisão teórica crítica do estado da arte em diferentes direções de interesse à pesquisa, pelo qual foi possível estimar o baixo nível de correspondência e as posições antagónicas de dois referencias teóricos relevantes, potentes e vigentes no ensino de ciências. O segundo estudo adi- antado foi intitulado "Laboratório construtivista e remoto: sequência didática potencialmente significativa para a formação continuada do professor de ciências da América Latina", e atingiu ao processo de construção e validação do curso assíncrono na plataforma Moodle para facilitar a formação continuada no laboratório epistemológico e remoto de professores de ciências. O terceiro, quarto e quinto estudo, foram resultado direito da aplicação do curso assíncrono na plataforma Moodle, para a formação continuada de professores de ciências. São eles: "Concepções episte-mológicas e visões pedagógicas sob a ensino e aprendizagem de ciências: o caso de professores do Brasil e da Venezuela"; "O papel da experimentação didática no ensino de ciências: evidências de aprendizagem significativa de seus professores" e "Unidades de Ensino Potencialmente Significativas sob o enfoque epistemológico e remoto do Laboratório Didático: evidências de aprendizagem significativa de professores de ciências". Finalmente, o processo de formação continuada do professor de ciências em enfoques construtivistas, baseados na resolução de problemas como abordagem epistemológica, sensibilizou os professores ante suas concepções de natureza de ciências, e sob como deveria ser feita o ensino para gerar uma aprendizagem significativa, a qual em conjunto, gerariam contribuições potenciais no desenvolvimento de noções de ciência nos estudantes, de maneira que estes sejam consistentes de sua natureza eminentemente humana, consensuada, social, errática e dinâmica. Assim, a implementação de enfoques de experimentação remota no ensino de ciências, traz a oportunidade democrática de oferecer em escolas públicas, uma ampliação do acesso estudantil à experimentação didática, quase extinta na atualidade. Como parte das perspectivas futuras, propõe-se que os professores da rede pública ou privada de ensino, sejam formados, acompanhados e auxiliados no processo de implementação das sequências didáticas com enfoque epistemológico e remoto, em seus contextos de ensino, em tempo realAbstract: Research carried out on science laboratory didactics favors constructivist styles and approaches, such as those based on research and problem solving, since through these it is possible for students to apply methods and procedures to solve real problems, in addition to learning techniques and apply experimental protocols. In this sense, five different studies were developed, which together discussed to respond to the general objective of this research, that is, to promote meaningful learning in science teachers in Latin America through their continuous and asynchronous training in the Moodle learning platform. On the epistemological and remote approach of the didactic science laboratory. In this way, with the general context of the research lo-cated in the continuous training of Brazilian and Venezuelan science teachers, graduated in the areas of Physics, Chemistry, Biology, the first study of a theoretical nature entitled: what is the learning? How does it happen? How to facilitate it? from the visions of Ausubel's Meaningful Learning Theories and Mayer's Multimedia Learning. The study presented a wide theoretical and critical review of the state of the art in different directions of interest for the research, through which it was possible to estimate the low level of correspondence and the antagonistic positions of these two relevant, powerful and current theoretical references of teaching of the sciences. The second study carried out was entitled "Constructivist and remote laboratory: potentially significant didactic sequence for the continuous training of science teachers in Latin America", it represented the process of construction and validation of the asynchronous course on the Moodle platform to facilitate continuous training in the epistemological and remote laboratory of science teachers. The third, fourth and fifth studies were a direct result of the application of the course. These were: "Epistemological conceptions and pedagogical visions about the teaching and learning of science: the case of science teachers. Brazil and Venezuela. The role of didactic experimentation in science teaching: evidence of meaningful learning by their teachers and Potentially Significant Educational Units under the epistemological and remote approach of the didactic laboratory: evidence of meaningful learning by teachers of science". Finally, the process of continuous training of the science teacher in constructivist approaches, based on problem solving, sensitized the science teacher in their conceptions about NdC and about how science teaching should be carried out to facilitate meaningful learning, possibly generating potential contributions in the development of students' science notions, consistent with their eminent human, consensual, social, dynamic and erratic nature. In this way, the implementation of remote experimentation approaches in science teaching offers the democratic opportunity of availability to public schools, student access to didactic experimentation. As part of future perspectives, it is proposed to carry out pedagogical mediations that help the science teacher in the process of implementing the didactic sequences with epistemological and remote approachesDoutoradoEnsino de Ciências e MatemáticaDoutora em Ensino de Ciências e MatemáticaCAPES[s.n.]Galembeck, Eduardo, 1968-Barolli, ElisabethLemos, Evelyse dos SantosCompiani, MauricioMassabni, Vânia GalindoUniversidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb WataghinPrograma de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e MatemáticaUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASCamejo Aviles, Ivana Elena, 1987-20202020-11-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593CAMEJO AVILES, Ivana Elena. Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos: Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories. 2020. 1 recurso online (118 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593. Acesso em: 15 mai. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161621Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDFporreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2021-03-08T10:42:13Zoai::1161621Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2021-03-08T10:42:13Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
title Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
spellingShingle Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
Camejo Aviles, Ivana Elena, 1987-
Aprendizagem significativa
Professores de ciência - Ensino (Educação permanente)
Laboratórios remotos
Epistemologia - Educação
Meaningful learning
Science teachers - Education (Continuing education)
Remote laboratories
Epistemology - Education
title_short Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
title_full Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
title_fullStr Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
title_full_unstemmed Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
title_sort Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos : Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories
author Camejo Aviles, Ivana Elena, 1987-
author_facet Camejo Aviles, Ivana Elena, 1987-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Galembeck, Eduardo, 1968-
Barolli, Elisabeth
Lemos, Evelyse dos Santos
Compiani, Mauricio
Massabni, Vânia Galindo
Universidade Estadual de Campinas. Instituto de Física Gleb Wataghin
Programa de Pós-Graduação Multiunidades em Ensino de Ciências e Matemática
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Camejo Aviles, Ivana Elena, 1987-
dc.subject.por.fl_str_mv Aprendizagem significativa
Professores de ciência - Ensino (Educação permanente)
Laboratórios remotos
Epistemologia - Educação
Meaningful learning
Science teachers - Education (Continuing education)
Remote laboratories
Epistemology - Education
topic Aprendizagem significativa
Professores de ciência - Ensino (Educação permanente)
Laboratórios remotos
Epistemologia - Educação
Meaningful learning
Science teachers - Education (Continuing education)
Remote laboratories
Epistemology - Education
description Orientador: Eduardo Galembeck
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2020-11-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593
CAMEJO AVILES, Ivana Elena. Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos: Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories. 2020. 1 recurso online (118 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593. Acesso em: 15 mai. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593
identifier_str_mv CAMEJO AVILES, Ivana Elena. Aprendizagem significativa por meio da experimentação epistemológica com laboratórios remotos: Meaningful learning through epistemological experimentation with remote laboratories. 2020. 1 recurso online (118 p.) Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Instituto de Física Gleb Wataghin, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1640593. Acesso em: 15 mai. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1161621
Requisitos do sistema: Software para leitura de arquivo em PDF
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
1 recurso online (118 p.) : il., digital, arquivo PDF.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1799138558354653184