Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Loureiro, Sérgio Adriano, 1979-
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013
Resumo: Orientador: Orlando Fontes Lima Junior
id UNICAMP-30_d26ae26ec919fd90d173b8bb7ab8ff41
oai_identifier_str oai::930787
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentesAnalysis of the impacts of relational arrangements in transport by multi-agent modelLogísticaTransportePlanejamentoLogisticsTransportationPlanningAvaliação de desempenhoMétodo de simulaçãoPerformance evaluationSimulation methodsOrientador: Orlando Fontes Lima JuniorTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoResumo: Nas últimas décadas as diversas transformações promovidas na sociedade pelo desenvolvimento econômico e da tecnologia da informação tem refletido no surgimento de novos e complexos modelos de relacionamentos entre empresas. Neste contexto sistemas logísticos balanceados, eficientes e responsivos têm fundamental importância para manutenção da vantagem competitiva das empresas e sua consequente sobrevivência no mercado. Apesar da abrangência e do grande número de estudos sobre cadeias de suprimentos percebe-se que os modelos de avaliação existentes não abordam o problema de forma integrada. Estes modelos não contemplam as complexas e pulverizadas interações existentes entre os diversos agentes na cadeia de suprimentos nem tratam de forma integrada elementos de poder, dinheiro e confiança que tem caracterizados os relacionamentos entre empresas neste novo contexto. Esta tese tem como objetivo investigar os diferentes modelos de arranjos relacionais existentes entre empresas na cadeia de suprimentos, desenvolver um modelo conceitual e computacional que permita avaliar o impacto dos diferentes arranjos relacionais sobre a cadeia de suprimentos e aplicar o modelo em um caso de transportes. Para atingir o objetivo proposto foi adotada uma estratégia de trabalho composta por pesquisa bibliográfica, estudo de casos e experimentação através de modelagem computacional. Com base nos subsídios teóricos e práticos encontrados é possível uma maior compreensão do fenômeno de construção das cadeias de suprimentos, utilizando tanto uma visão tradicional que considera o processo de cima para baixo (top-down), quanto a visão moderna que estuda a formação de redes colaborativas e cooperativas construídas de forma emergente (bottom-up). O modelo computacional desenvolvido permite simular a dinâmica destes relacionamentos e avaliar o desempenho das cadeias de suprimentos frente a diferentes políticas e estratégias de relacionamentos.?O modelo desenvolvido foi aplicado a um problema típico de transporte de cargas para avaliar o desempenho de diferentes políticas de gestão de relacionamentos para empresas do setorAbstract: In recent decades the various changes brought on by society and economic development of information technology is reflected in the emergence of new and complex models of relationships between companies , logistics systems where balanced , efficient, and responsive are extremely important to maintaining the competitive advantage of companies and their subsequent survival in the market . Despite the breadth and the large number of studies on supply chains, realize that the valuation models developed do not address the problem in an integrated way, considering the complex and sprayed interactions between the different actors in the supply chain and elements of power, money and trust that has characterized the relationships between companies in this new context. This thesis aims to investigate different models of relational arrangements between companies in the supply chain, develop a conceptual and computational model to assess the impact of different relational arrangements on the supply chain. To reach that goal was adopted a search strategy consisting of literature, case studies and experimentation using computer modeling. Based on the theoretical and practical information can be found a greater understanding of the phenomenon of building supply chains , using both a traditional view that considers the process from top to bottom (top-down) , as the modern view that studies the formation of collaborative networks and cooperatives constructed as emergent (bottom-up) . The computational model developed to simulate the dynamics of these relationships and evaluate the performance of supply chains to different policies and strategies of relationships. The model was applied to a typical problem of load transportation to evaluate the performance of different policies of managing relationshipsDoutoradoTransportesDoutor em Engenharia Civil[s.n.]Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-Costa, Diogenes CortijoBacic, Miguel JuanNovaes, Antônio GalvãoRosa, Rodrigo de AlvarengaUniversidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e UrbanismoPrograma de Pós-Graduação em Engenharia CivilUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASLoureiro, Sérgio Adriano, 1979-2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf226 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013LOUREIRO, Sérgio Adriano. Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes. 2014. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013. Acesso em: 3 set. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/930787porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2017-02-18T07:21:21Zoai::930787Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2017-02-18T07:21:21Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
Analysis of the impacts of relational arrangements in transport by multi-agent model
title Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
spellingShingle Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
Loureiro, Sérgio Adriano, 1979-
Logística
Transporte
Planejamento
Logistics
Transportation
Planning
Avaliação de desempenho
Método de simulação
Performance evaluation
Simulation methods
title_short Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
title_full Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
title_fullStr Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
title_full_unstemmed Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
title_sort Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes
author Loureiro, Sérgio Adriano, 1979-
author_facet Loureiro, Sérgio Adriano, 1979-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Lima Júnior, Orlando Fontes, 1958-
Costa, Diogenes Cortijo
Bacic, Miguel Juan
Novaes, Antônio Galvão
Rosa, Rodrigo de Alvarenga
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Loureiro, Sérgio Adriano, 1979-
dc.subject.por.fl_str_mv Logística
Transporte
Planejamento
Logistics
Transportation
Planning
Avaliação de desempenho
Método de simulação
Performance evaluation
Simulation methods
topic Logística
Transporte
Planejamento
Logistics
Transportation
Planning
Avaliação de desempenho
Método de simulação
Performance evaluation
Simulation methods
description Orientador: Orlando Fontes Lima Junior
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013
LOUREIRO, Sérgio Adriano. Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes. 2014. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013. Acesso em: 3 set. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013
identifier_str_mv LOUREIRO, Sérgio Adriano. Análise dos impactos dos arranjos relacionais em transportes por modelo multiagentes. 2014. 226 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1623013. Acesso em: 3 set. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/930787
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
226 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1809189112352079872